18 dezembro 2009

Gre-Nal

Uma das maiores rivalidades do futebol mundial vai ganhar parceria inédita nas telas dos cinemas do Brasil em maio de 2010. Os filmes Supremacia Vermelha e GrêmI0x0 (alusão ao placar do primeiro clássico) serão lançados simultaneamente em comemoração aos 100 anos do Gre-Nal. Cada filme será narrado com o foco voltado para a respectiva torcida, contando as experiências dos torcedores do lado azul e da parte vermelha sobre o clássico. Para isso, foi criado o site filmegrenal. A ideia é fazer com que os torcedores participem enviando vídeos e depoimentos sobre as experiências relacionadas ao jogo. Os melhores serão selecionados para serem usados nos filmes. Representantes dos dois clubes, além dos organizadores do projeto, foram unânimes em afirmar que a ideia é deixar toda a rivalidade das duas equipes dentro das quatro linhas e retratar fielmente a emoção dos torcedores. Apesar disso, os gremistas caçoavam dos rivais relembrando as vitórias nos Gre-Nais históricos, como o da estréia, do cinquentenário e do centenário. Do outro lado, os colorados se defendiam dizendo que o Internacional tem mais vitórias em clássicos, anotaram o milésimo gol e tem mais títulos gaúchos.
135A expressão Gre-nal surgiu em 1926, quando o jornalista Ivo dos Santos Martins (torcedor do Grêmio), cansado de ter de escrever por extenso os longos nomes dos dois clubes, criou o termo. Há uma controvérsia sobre a grafia correta da expressão. Alguns colorados, querendo destacar o nome do Internacional, preferem escrever GreNal ou Gre-Nal. Mas GreNal não faz sentido em qualquer regra de grafia, já que não existe maiúscula no interior da palavra. A forma Gre-Nal reproduz a fórmula adotada por outros clássicos do futebol brasileiro, como Fla-Flu, San-São, Ba-Vi, etc. Mas a maiúscula na partícula "nal" não se justifica, por não se tratar da sílaba incial do nome do clube (InternacioNAL), ao contrário de FLUminense, SÃO Paulo ou BAhia. Restam, portanto, as opções Gre-nal e Grenal, ambas bastante utilizadas na imprensa e na literatura. Como a expressão, em qualquer de suas grafias alternativas, ainda não foi incluída em nenhum dos principais dicionários da língua portuguesa, segue a polêmica.
135178135 378 Grenais em 100 anos (1909 a 2009)
178135 142
vitórias do Internacional
178135 119
vitórias do Grêmio
178135 117
empates

135
*** *** ***
135

18 comentários:

Fluminense disse...

Boooooooooooom dia para todos.

Chego na praça após ler os últimos comentários de ontem, vejo que ela está toda colorida com motivos natalinos, assim como no TBF, tanto cá, como lá o que não faltam são mulheres bonitas! Vou pegar esta kombi das 10:30 hs.

Osvaldão seja bem-vindo. Um abração.

Assisti o segundo tempo do jogo sub-20 entre BOT X FLU e as cobranças, me pareceu um jogo igual, os comentaristas disseram, que o FOGÃO poderia ter feito o placar no 1º tempo. chicão sempre com um ótimo fair-play. Um abração.

As inglesas que se envolveram na trampa das bagagens são de fato umas barangas, raro é saber na Inglaterra quem não é, que eu me lembre no momento, foi bonita ( hoje deve estar beirando os 60 anos ) a Britt Ecland que era mulher do Peter Sellers.

Tenham um ótimo dia.

Um abração para todos.

STSF Olavo

Fluminense disse...

chicão, os pinguins foram muito bem escolhidos! Um abraçao.

STSF Olavo

Fluminense disse...

É difícil de entender certas situações, segundo se comenta os jogadores estrelas do FLUMINENSE, no todo, ou em parte, são pagos pela UNIMED, agora saí a notícia:

Washington entra na Justiça contra o Flu
Artilheiro cobra salários atrasados, 13º e férias referentes a 2008

LANCEPRESS!

O atacante Washington, do São Paulo, entrou com ação nesta quinta-feira na Justiça do Trabalho contra o Fluminense para cobrar três meses de salários não pagos, além de 13º e férias, referentes a 2008, quando defendeu o clube carioca. O jogador e seu agente, Gilmar Rinaldi, só decidiram procurar um advogado após esgotarem as negociações.

STSF Olavo

Fluminense disse...

DESCONTRAINDO:

Exame

Pré-Nupcial

Numa cidade do interior, um casal de noivos vai fazer um exame pré-nupcial, pra verificar se tudo sairá direitinho. Ou melhor, se tudo vai entrar direitinho. Dias depois, a moça vai buscar os resultados. A enfermeira lhe entrega um papel onde apenas se lê: "APM". A moça não entende e a enfermeira explica:

- Pode ficar tranqüila.

APM quer dizer:

"Apta Para o Matrimonio".

A noiva fica felicíssima. E pega o resultado do exame do noivo. Nele está escrito: "AAPM". Aí é que ela fica exultante: se com um A só é considerada apta, imagine ele com dois As. Deve ser um fenômeno!

Casam. Dez dias depois, volta a moça ao laboratório, querendo saber porque o marido é um fracasso total na cama, já que é "AAPM" .


É aí que a enfermeira explica o que a sigla significa:


"Apto Apenas Para Mijar".

STSF Olavo

Chico da Kombi disse...

###

Boa tarde, The Best Olavo - passageiro único da kombi do Chico.

Vi as moças no TBF. Todas nuito gos, digo, simpáticas.
:o)

Boa piada. Obrigado.

Estou com pena do garoto Jobson, que tem um potencial enorme mas tomou o caminho errado.
:o(

Abraço.

###

Fernando Xaruto disse...

Boa noite ... saudações rubro negras ... O Internacional é bi vice pro Flamengo no brão e o Gremio toda vez que decide com o Mengão no brão perde todas ... hehehehe
vamos que vamos ...

Hoje é 6ª feira e pelo visto já passou da hora de iniciar os trabalhos de levantamento de copos ... hehehehe ... acho melhor não perder mais tempo ...

O Jobson se fufu de vez ... se uma vez complica quanto mais duas ... vai ser otario assim lá na China ...

Se tem uma coisa que eu gosto é de ver o parceirão Mundy atordoado pelo Mengão ... hehehehe ... alias ele não fala outra coisa ... por isso que eu digo que ele é Flakengo e não sabe ... hehehehe


Vovô xaruto

Fernando Xaruto disse...

Chioco,

o que voce achou da contratação do cracaço Roberto Cju (Cajá, Jaca, manga ... sei lá o sobre nome da fruta que ele tem) ????



Vovô xaruto

Fernando xaruto disse...

Osvaldão,

beleza de passeio ... mas não fica preocupado com a mala do spray desodorante e sim com as do Jack Daniels ... esta é que não pode sumir ... hehehehe


Vovô Xaruto

Chico da Kombi disse...

###

Boa noite, amigos.

Vovô Xaruto,
Não acho nada, porque desconheço Roberto Cju e não sei quem é Chioco.
Para o bem do seu fígado, modere no levantamento de Nova Schin.

:o)

Abraço.

###

mundy disse...

Olha Parceiro Xaruto , Flamengo é cacete, eu torço é para ele se fufu igual ao JOBson deve se fufu, por ter feito besteira, heheheheheheehehe para o caso do Fla, no do menino Jobson é snif snif, pois jogou um carreira fora por causa da cheiração, alias quero saber quando vao pegar um Jogador tarimbado que adora comemorar seus feitos com a galera da comunidade, este daí quando pegarem , tom a o mesmo rumo, mas como joga num Time Popular, seguram doping geral nele.

mundy disse...

E essa é para irritar a turma Flamenguista, o Galo depenou o Fla bostinha e os Bostinhas perderam a chance de decidir vaga na Final do Sub20 contra o Flu, do cariocas senao me engano só restou o Flu que ira jogar contra o Galo em busca de vaga na Final, é aquilo bostinha ou bosta desde cedo é eliminado, quando nao tem como cair de Paraquedas ou mutreta de entrega de jogos, sai fora sempre das competições, hehehehehehehehehehe, aí parceirao Xaruto nao cai dentro de Nova Schin nao , pois esta é uma bosta de cerveja, igual ao seu Time, hehehehehehehehehehehe, acho que deixei de ser light, ta hora de encarnar o espirito natalino e dar um refresco para a Flamengada, aí galera desculpe o Fla nao é bosta e nem bostinha, mas é ruim pacas esdte time seja nos profissas como nos sub 20.Fui.....

Chico da Kombi disse...

###

Boa noite, tricolor Mundy.

Tem jogador, a nível de seledunga, que cheira pó a carreira inteira e NUNCA é sorteado para o antidoping.
O zé ruela Jobson foi sorteado duas vezes em 30 dias.

Se o Galo sub-20 poupasse 8 garotos titulares, para ferrar o Cruzeiro, o Flamengo passava para as semi.
:o)

Abraço.

###

mundy disse...

Concordo com o Chico, nao sei se o citado é o mesmo que eu penso de qualquer forma, os rubronegros sabem a quem eu me refiro, hehehehehehehehee, Rapaz , sem jogador correndo para nao chegar e time entregando resultado com time esfacelado e fazendo cena teatral no Maraca, certo Time idolatrado pela imprensa nao arrumaria nada e um tal Tromba estaria procurando emprego por aí, heheheheheheheheheehehehehe.

AMBROSIO disse...

Paz....

Chico da Kombi disse...

###

O treinador Andrade em campo, em Irecê City, com o Flamengo Master:

http://www.regionalam.com.br/

Abraços, Mestre Ambrósio e tricolor Mundy.

###

GIGI disse...

Boa noite!
Chico, ontem mandei o link errado.
:o(
Mas depois mandei o certo.
:o)
Recebeu?

Xaruto, a Supremacia Colorada não é só em greNal, não.

Internacional e Flamengo:48 jogos

Vitórias do Inter: 19
Vitórias do Fla: 14
Empates: 15
;o)
Abraços para todos!

Chico da Kombi disse...

###

Boa noite, amigos.

Gigi Red, obrigada pelo carinho. Fiz a correção.

Flamengo Master 2x0 Irecê, gols de Valber e Adílio. O treinador Andrade jogou apenas o primeiro tempo.

Abraços.

###

Fernando Xaruto disse...

Gigi,

voce é dez ... sabia que que a minha amigona vinha na pilha ... hehehehe


Vovô Xaruto