09 dezembro 2009

Equilíbrio

Desde a implantação do modelo por pontos corridos não havia acontecido uma edição tão equilibrada do Brasileirão. A distância do aproveitamento entre o primeiro colocado, Flamengo (58%), e o lanterna, Sport (27%), é a menor da história dos pontos corridos. O espaço de 31% torna a classificação de 2009 a mais compacta a partir do modelo vigente desde 2003. O Brasileirão mais desigual foi em 2007, quando a diferença entre o campeão São Paulo, que teve 67%, e o lanterna América-RN, de 14%, ficou em 53%.
9999: Diferença entre campeão e lanterna:
2003: Cruzeiro 72% x 33% Bahia = 39%

2004: Santos 64% x 28% Grêmio = 36%
2005: Corinthians 64% x 32% Brasiliense = 32%
2006: São Paulo 68% x 24% Santa Cruz = 44%

2007: São Paulo 67% x 14% América-RN = 53%
2008: São Paulo 66% x 30% Ipatinga = 36%
2009: Flamengo 58% x 27% Sport = 31%
135

21 comentários:

Osvaldo Vasques disse...

Bom dia cearense ao VDK.
.
A torcida do Fortaleza com SOMENTE 950 mil torcedores e brincadeira de muito mau gosto! So na rua em que moro, tem mais de 1 milhao... Como explicar tamanha aberracao?
.
Deve ser, of course, elocubracoes dos estatisticos da venus platinada (minusculos mesmo!). Gente que nuna veio ao NE, a Fortaleza, e nao sabe nem se o estadio e o Castelao. Portanto, "estatistica" furadissima!!!
.
Jogadores de ferias e, agora, as contratacoes sao a tonica das discussoes. O Botafogo, parece, comecou a fazer uma limpeza geral, mandando alguns mediocres pro olho da rua. Juninho, que ja vai tarde, encabeca a lista, que devera constar, ainda, os nomes dos "bondes" conhecidos: V. Simoes, Jonathas, Wellington, Ricardinho, Castilho... e mais meia duzia de chinelinhos.
.
E hora de reformular esse plantel mediocre! Comecar o ano com nova filosofia e ousadia e imperativo pra quem aspira a algum titulo. E estamos inertes...
.
Aguardemos, pois...
.
6a.feira, estaremos indo a Miami embarcar minha cunhada pro Recife, e, a seguir, vamos a Key West, cidadezinha maravilhosa, as margens do Golgo do Mexico, onde passaremos o fim de semana. Retornaremos a Orlando, 2a.feira, e, a seguir, voaremos ao Recife, pra concluir as ferias, se DEUS quiser. Ja sinto saudades do trabalho...
.
Saudacoes Alvinegras a todos.

Fernando xaruto disse...

Bom dia ... saudações rubro negras ... vamos que vamos ...

1) Pesquisa é pesquisa e lógicamente apresenta erros ... eu não tenho duvidas que a torcida do Flamengo supera os 45 milhões no Brasil inteiro ... só aqui no Estado do Rio devem ter uns 20 milhões ...

2) Paulo Machado,
felicitações pela bela reação tricolor, justa e merecida de todos os elogios. Eu não duvidei da informação do Mundy, ele que disse que eu disse que ele estava inventando ... quando na verdade eu estava brincando e lógicamente discordei do que ele disse que eu disse ... agora eu penso que uma torcida que foi a campeã de bilheteria, que torce que pelo time que foi hexa campeão, que cansou de lotar os estadios sem promoção jamais poderia deixar de levar o Trofeu Torcida de Ouro, isto sem desmerecer o feito dos tricolores que foram também sensacionais. O Mundy, que é um excelente amigo e parceiro, adora o Flamengo e precisa entender esta situação e parar de vir com opiniões preconceituosas (lembrando que isto não é uma exclusividade dele e sim da maioria de todos os anti-flamenguistas) em relação a torcida rubro negra dizendo que ela não merecia por que sai na porrada ela contra ela mesmo. Digo isso por que as torcidas são todas assim mesmo. A do Fluminense quando está com raiva não é diferente. Será que foi torcedor do Flamengo que deu tiro pro alto e deu porrada no Diguinho lá no Laranjal? Todas elas são capazes de fazer festas bonitas e historicas como são capazes de atos de vandalismos como fizeram os torcedores do Coritiba.
Resumindo: não seria injusto se o tal Trofeu fosse dado aos tricolores mas também não é injusto os rubro negros ganharem o mesmo. Independentemente se a Globo divulgou antes uma coisa e na hora H deu outra ...

3) Outra coisa que não "aceito" mas "compreendo" é o fato dos tricolores estarem achando a reação do Fluminense no campeonato mais sensacional que o titulo conquistado pelo Flamengo. Isto foge a lógica é claro mas não pode-se negar que a alegria da tricolada é grande e justa. Isto por o time tinha 98% de ser degolado e não foi. Só que o Flamengo também teve 98% de chances de não ser campeão e foi. Então a nossa alegria é grande e mais justa pois afinal o Flamengo foi o campeão e ser campeão é muito mais importante do que não ser rebaixado ...



Vovô xaruto

Fluminense disse...

Boooooom dia para todos.

Chego na praça agora, e a primeira coisa que faço é ler os últimos comentários de ontem, vou pegar esta kombi das 10:45 hs. e pitacar.

chicão, esta noite por uma sorte tremenda, passei pelo canal Brasil, e tive a grata surpresa de ver um programa da família Caetano ( incluindo dona Canô cantando)mais a Bethânia, fazendo serenata numa noite em frente a casa da matriarca Veloso, uma música melhor que a outra, e mãe Veloso dando show de afinação, lindo! Um abração.

vovô, com estes cálculos de que o FLUMINENSE só tinha 1% de chance para permanecer na primeirona, mais a sacanagem com o CONCA, passo a fazer as minhas próprias pesquisas de mercado, e chego a conclusão o FLUZÃO tem a maior e melhor torcida do mundo, algo em torno de alguns bilhões de fánaticos, não adianta contestações, é isso aí!

Não posso levar em consideração pesquisas de empresas que mudam seus métodos de acordo com seus interesses, a partir de hoje somos a maior e a melhor torcida do mundo, aliás sempre foi, só que estavam nos enganando!!!!!!!!!!!Um abração.

Tenham um ótimo dia.

Um abração para todos.

STSF Olavo

Fluminense disse...

Sou à favor dos demais clubes não aceitarem mais pesquisas.

" PESQUISAS NUNCA MAIS! "

Passemos a ridicularizá-las!

STSF Olavo

Fluminense disse...

Acabei de fazer uma pesquisa!

Pelos meus métodos, o FLA tem 5 torcedores, e estes estão localizados no VDK! Estes eu sei que existem! O resto ... hehehe

STSF Olavo

Chico da Kombi disse...

###

Bom dia, amigos.

The Best Olavo,
A dona Claudionor Viana Teles Velloso - a mainha do Caetano - nasceu no dia 16 de setembro de 1907. Soltar a voz aos 102 aninhos não é pra qualquer um, não!

Abraços, parceiro estadunidense Osvaldo Vasques, vovô Xaruto e The Best Olavo.

###

Tarcisio disse...

Só um pitaco rápido e rasteiro!!!!!

Reformulações já!!!!!!!!!!!!!

Fora bando de sanguessugas...

Queremos um time forte e competitivo...

Chega de lutar para não cair!!!!

Tenham todos um bom dia!!!!

Fluminense disse...

chicão, de fato não é para qualquer um não,Dna. Canõ está sobrando em lucidez!

Me parece que o nome do programa é " Pedrinha de Aruanda", talvez reprise? Caso isto aconteça, vale a pena assistí-lo!

Um abração.

STSF Olavo

Paulo Machado disse...

Fernando xaruto,

Também concordo que a reação do Flamengo foi estupenda, mas conseguiu chegar ao título com a inesperada queda de rendimento dos principais concorrentes. É fato.

A do Flu foi heróica ao extremo porque, tirando talvez o Sport, os outros não ajudaram em nada. Me lembro de ler após cada rodada que o "Flu mais uma vez ganhou e permeneceu no mesmo lugar".

Se o seu objetivo é chegar lá na frente, é óbvio que você já sabe de antemão que tem que ganhar, ganhar, ganhar e ganhar, já que a tendência é que os demais também ganhem seus jogos, porque em princípio são superiores à grande parte dos outros times. O tropeço de alguns dá um estímulo danado. Tanto é verdade o que escrevo que o objetivo do Fla faltando umas 5 6 rodadas era somente chegar na LA.
Agora imagina você lá atrás fazendo as contas que com 3 vitórias consegue sair da rabeira da classificação, já que em princípio a tendência é que os demais também percam seus jogos. E eles ganham seguidamente e você permanece na mesma. Você ganha, ganha, ganha e nada. Haja vontade, fé no objetivo etc.
Essa é a diferença fundamental entre as 2 reações.

Abraços
Paulo Machado

Paulo Machado disse...

Xaruto,

Em relação à escolha da torcida, também não me iludo quanto ao caráter pacífico de alguns integrantes de algumas organizadas. Entretanto, pela que vi nos meus 53 anos, uns 47 acompanhando futebol, existem sim algumas mais violentas que outras. Mas não se trata disso.
O que é questionável é que ficou claro que a escolha da torcida atendeu aos aspectos mercadológicos de sempre, uma "vasilinada" (se escreva assim?) com a massa.
Mas se o critério para premiação for tipo "ser a maior" ou "maior bilheteria" e coisas do gênero, que se anucie o critério no início do campeonato e já reserva o troféu para o Fla, Corinthians, ou Atl MG de antemão.
Mas se você notar, com toda essa massa, essa participação absurda etc, etc. na hora H emplacamos o Conca como craque da galera. Ou seja, 1 tricolor pesa tanto como 10 flamenguistas.

Paulo Machado

Fluminense disse...

vovô, olha que se for preciso indico um dr. para resolver os problemas dos flamenguistas!

45 milhões de torcedores = Megalomania

Megalomania é um transtorno psicológico onde o doente tem ilusões de grandeza, poder e superioridade. É uma característica do transtorno afetivo bipolar. Também se caracteriza pela obsessão em realizar feitos e atos grandiosos. megalominia é caracteristica permanente dos sociopatas
hehehehe, cuidado! é transmisível em arquibancadas, sociais e etc. hohoho

Vá de Iraniana sem burka que é melhor! ( ver email )hohoho ( é epóca do papai noel, em vez de hehehe, leia-se hohoho
Um abração.

STSF Olavo

Chico da Kombi disse...

###

Boa tarde, amigos.

Tarcisão, meu rei, no fim do ano será encerrado o contrato exclusivo de patrocínio com a Liquigás. Mesmo que a marca seja mantida como a principal, a intenção dos dirigentes é buscar nomes para estampar as mangas e os calções do uniforme do Fogão. Além disso, o clube fechou recentemente contratos com empresas que explorarão as áreas de alimentação no Engenhão, serviço que terá início em 2010. Além disso, existe o plano de que o estádio do Botafogo receba eventos que gerem receitas significativas.

“Todas as negociações foram suspensas porque a posição do Botafogo na tabela do Brasileirão impedia que avançássemos. Ainda não é possível saber quanto o clube poderá arrecadar com o patrocínio da camisa e nem com o Engenhão. A ideia é que esse planejamento exista a partir do próximo dia 15. Primeiro será preciso enxugar o departamento de futebol para termos uma ideia de quanto será a folha de pagamento. Mas o certo é que, independentemente disso, precisaremos de um time mais competitivo”, explicou o vice de finanças Cláudio Good.

Oremos.

Abraços, Tarcisão Norusca, Paulo Machado e The Best Olavo.

###

Fernando xaruto disse...

Boa noite galera ... estou de volta e vamos que vamos ...

1) Olavão,

geralmente as pesquisas dão um percentual de erro em torno dos 2 ou 3%. Sempre multiplico este numero por 10 para saber a verdade ... daí eu não ter duvidas que o Flamengo tenha 45 milhões de torcedores ...
É mole!!!

2) Paulo Machado,

a conquista do Trofeu de Ouro pela torcida do Flamengo deveu-se exclusivamente a conquista do hexa campeonato. A festa que ela fez nas arquibancadas do Brasil inteiro são dignas do Trofeu recebido.
A sua teoria de que os times que brigavam pelo titulo perderam folego e que por isso o Flamengo se deu bem faz parte da principal premissa de um campeonato por pontos corridos, onde uns ganham mais e outros menos. O merito do Flamengo foi crescer no campeonato na hora certa. Ele fez muito bem a sua parte e se foi campeão este foi o motivo e não a queda de rendimento dos adversários, da qual aliás ele não tinha nada a haver.
O mesmo vale para o Fluminense na sua luta para sair da degola. Se os times paranaenses não perdessem folego na reta final, todo o esforço tricolor teria sido em vão. O mérito tricolor foi exatamente o de fazer bem a sua parte, igual ao Flamengo no outro topo da tabela. Se os outros tropeçaram e deram chances ao Flu, melhor para o Flu, certo?
Querer superdimensionar a reação do Fluminense é correta desde que não seja mais superdimensionada que a conquista de um titulo.


Vovô xaruto

Fernando xaruto disse...

Este chamado período de ferias do futebol é muito chato e em muito me preocupa em relação ao Flamengo. Isto por que certamente os campeões rubro negros serão sonho de consumo dos adversários e o outro é que o Flamengo está fazendo uma transição na diretoria em função das eleições e aí até que a troca seja feita definitivamente ninguem contrata, ninguem renova nada ...
Eu torço muito para que o nosso atual plantel seja mantido e que venham reforços para ajudar na briga pela LA ... O Flamengo precisa de um bom nome para dividir a responsabilidade com o PET nas armações das jogadas e nomes para repor o nosso ataque já que o Denis Marques não decolou ...


Vovô xaruto

mundy disse...

Verdade xaruto , realmente mudar o critério faltando horas para darem o premio deve ser legal pacas, como foi com o Fla que beneficiaram nao tem problema algum mudança de critério, é chatice dos Tricolores ficarem questionando o fato, queria ver Xaruto se anunciassem que vcs ganhariam um premio de Torcida e horas antes resolvessem dar para outro time o Premio reservado para vcs, é aquilo que disse para Flamenguista cobrar ética só interessa quando é para marretar as mutretas que fazem para os outros , quando a mutreta beneficia o Fla, justificativa sao sempre apresentadas, bem vou me calar sobre este assunto,pois parece que vc nao entendeu que o que me zangou nao foi a perda em si, foi a mudança de regulamento na última hora, se falassem que a parada seria uma Votaçao entre Fla, Flu, Bota, Vasco como exemplos para premiar uma Torcida, e chegasse e desse Fla, tava no regulamento, mas a imprensa , a CBF dias antes e no proprio dia 7 falaram que o Premio iria para a do Flu, e assim foi que a Torcida Tricolor pensou, e chega na Hora H , por interesses politicos do Governo estadual que bancou a Festa do Flamengo que no fantastico mostrou uma Briga no Lenlon entre calmos torcedores do fla , que resultou no atropleamento e morte de um Torcedor por um caminhao de supermercado, a Torcida que festeja tranquila, ordeira, tava tudo no Script, afinal os Tricolores inventaram que ganhariam o Premio, só pode ter sido isso, até o Bobalhao do Horcades deu entrevista para o Jornal extra na ediçao de hoje que foi comunicado por antecedencia que o Clube receberia a homenagem por parte da torcida de OURO, deve ter sido por isso que o palhaço do CIrco Soleil chmamou nosso Presidente e ficou sacaneando o mesmo no palco, pois o Nosso Presidente acreditou que iria receber io Premio da Torcida e ela foi para o Fla, tá tudo certo Xaruto, eu como tricolor tenho convicçao que nesta reta final demos show, vc mais cedo lembrou do lance do Diguinho, verdade, coisa de vandalos, que foram cobrar do profissional da maneira errada, mas sair na porrada entere vcs para Comemorar Titulo, aí realmente é com vcs que sao de Ouro.Valeu, tá tudo certo, parei por aqui, pois parece que vc nao acredita no que foi dito, e que em nome do Fla qualquer coisa vale e se justifica, e isso nao entra na minha cabeça, pensei que vc tivesse um pouco de discernimento para diferenciar o porque da Bronca, mas tá tudo certo, O Flu realmente é de segunda e sua Torcida também, de primeira só a que mata por amor ao rubronegro.Parei gente, preciso dar um tempo, Grande Chico me amarro no VDK, mas quando me dou conta de que sou um chato de galocha, é hora de me afastar, pois todos estao com razao e eu estou tirando a harmonia aqui do VDK.

Fernando xaruto disse...

Mundy,

eu também vou me calar a este respeito pois o amigo insiste em distorcer a minha opinião e por que não a minha razão ... da forma como voce escreveu só o amigo é que está certo ... e por consequencia eu é que estou errado ... sendo assim pra que eu ficar batendo cabeça ... deixa pra lá ... até por que tudo o que o Flamengo ganha não presta né ... ficar discutindo o que não presta não presta mesmo


Vovô xaruto

mundy disse...

Xaruto , tá tudo certo, eu nao vou entrar aqui por um tempo, mas concordo com vc no tocante ao premio para a Torcida, mudaram a parada entao nao presta mesmo, para mim é lógico, para quem torce para o Fla foi uma maravilha.Eu to saindo de férias mesmo do VDK, nada contra as pessoas,mas tudo contra o meu comportamento, eu nao aceito sacanagem, manipulaçoa seja em nome do Flu , nem em nome de clube algum, o Flu reagiu no Brao e em momento algum entrei em lua de mel com a Diretoria, pois nos encontramos nesta possiçao de 2008 e 2009, brigarmos para nao cair, reconheço que os jogadores foram heroicos, mas tem gente que nao pode ficar para 2010, eu sou assim,mantenho ou tento manter minha coerencia, para mim estava explicito que na segunda ia ser uma coisa e deu outra, por tras de outros interesses, entao é aquilo a Torcida do Fla foi 12 jogador, a do Flu foi 12, 13,14, 15, 16, 1, 2, 3, 4, 5, etc...nao vou mudar meu ponto de vista e nem quero que mude o seu, só nao vao me convencer de que na parada da torcida nao houve mutreta, pois houve, em momento algum falaram que o critério era media de publico, mas tá tudo certo, eu é que estou errado mesmo, pois perco tempo em discutir o que nao é para se discutir, vou em frente, tirar umas férias na temporada, voltar em 2010, é melhor para mim e para os amigos, que nao ficam lendo esta ladainha chata e ranzinza de minha parte.Mas antes de Ir, a Torcida de Ouro foi a do Flu e pronto,o resto é o resto, heheheheheheheehehehehe.

Chico da Kombi disse...

###

Boa noite, amigos.

Caro tricolor Mundy, nenhum passageiro da kombi do Chico tira a harmonia deste humilde espaço.
Todos são bem-vindos.

A kombi do Chico, orgulhosamente, elege a Torcida do Fluminense como OURO, DIAMANTE e PLATINA em 2010.

:o)

Abraços, tricolor Mundy e vovô Mr Pilha Xaruto.

###

mundy disse...

Fala Chico, eu preciso de férias, ler os manuais de comportamento, entender que Vivo no Brasil dos Politicos que botam dinheiro publico no bolso, na cueca e nao acontece nada , se Mundy botar uma moedinha no bolso que nao seja dele, pega 100 anos de cadeia, os politicos ganham o direito de tentar a reeleição.Sou Brasileiro e Tricolor que tenho um Presidente que cortou o dedo para nao mais trabalhar e que tem fama de trabalhador, o Presidente do meu clube é um cardiologista com corpo de potencial futuro enfartado,meu Presidente de clube, estava na dele quietinho, bastou o Clube se salvar de ir para segundona que nao parou mais de abrir a boca e dizer asneiras de sempre, primeiro foi a de pagar mico na Premiaçao, fazendo papel de Bobo da Corte para a CBF/Globo, hoje no extra ao declarar que CUCA tem que definir logo se quer ou nao ficar, senao vai atras do Abel Braga, agora a noite deu declaraçao que mesmo renovando com a UNIMED, nao garante o FRED em 2010, ou seja chego a conclusao que o P do Horcades queria é que o Flu caisse, pois ta fazendo direitinho o dever de casa de deixar a torcida em sobressalto até novembro de 2010, caraca que mala este Horcades, por essas e outras que vou dar um tempo de futebol e Blog, preciso de férias do Horcades urgente e os amigos precisam de férias de mim, que estou estressado com um monte de coisas, e que cansei de sacanagem no futebol , preciso renovar meu Astral para aguentar o tranco futebolistico.

Chico da Kombi disse...

###

Acho que a TV Globo, patrocinadora oficial do Brasileirão, queria fazer cabelo, barba e bigode em 2009.
Cabelo: Flamengo campeão.
Barba: Quatro do Rio na Série A.
Bigode: Torcida Ouro do Flamengo e mais audiência$$$$$ na telinha.

###

Fernando xaruto disse...

Chico,

Mr. Pilha Xaruto non ... sou Vovô Xaruto ... o brão acabou e todos os times do Rio de uma forma ou de outra fizeram bonito ou a sua parte ... que cada um curta o seu feito ...
-
-
Diferentemente do meu amigo e parceiro Mundy, eu não dou muita bola pra midia, desde que não haja apelação ... neste ano eu me irritei com o tal do Aydano e com este Ruinzek pois ambos são dois bundões ... mas nem por isso perdi a minha alegria ... eu curto é o Flamengo, bem ou mal nas paradas, curto os amigos do VDK, e também curto muito o futebol ... eu gosto de saber o que acontece no Flamengo, gosto de defende-lo mas gosto de acompanhar o dia a dia de todos os times do futebol brasileiro ... e digo mais futebol europeu eu passo e voto nulo ... lá está todo mundo rico e cagando e andando pra gente ... curto muito mais o Obina que o Kaká ... sou mais Adriano que o Cristiano Ronaldo ... sou mais o Pet que o Messi ... só não sou mais o Fred que o Eto'o .... hehehehe... e não quero jamais o Ronaldinho gaucho no meu time, pois peladeiro sem raça não joga no Flamengo ...
-
-
Como Flamenguista estou sempre de capacete, pois malandro que é malandro não dá mole ...


Vovô xaruto