15 novembro 2006
Galícia Esporte Clube
O Galícia Esporte Clube foi fundado em 1º de Janeiro de 1933 por imigrantes espanhóis provenientes da Galícia. Seu primeiro presidente e um dos fundadores foi Eduardo Castro de La Iglesias. Nos primeiros anos após a fundação, o Galícia mandava seus jogos no antigo Campo da Graça. Posteriormente, passou a ter o mando de campo na Fonte Nova, e, eventualmente, no Estádio de Pituaçu, até construir o seu próprio estádio, o Parque Santiago, que tem capacidade para 8.000 torcedores.
///
O clube foi o primeiro tricampeão do Campeonato Baiano de Futebol e praticamente dominou o panorama futebolístico da Bahia durante seus 10 primeiros anos de fundação, tendo sido campeão nos anos de 1937, 1941, 1942 e 1943 e vice-campeão em 1935, 1936, 1938, 1939 e 1940. Depois desse período áureo, voltou a ser campeão baiano somente em 1968, obtendo ainda quatro vice-campeonatos em 1967, 1980, 1982 e 1995.
///
Seu melhor desempenho regional foi o vice-campeonato da Zona Nordeste do Torneio Norte-Nordeste de 1969. Nacionalmente, participou do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão em 1981(25º) e 1983(43º), além de disputar a Terceira Divisão entre 1995 e 1997.
///
Rebaixada para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano em 1999, a equipe profissional está atualmente licenciada junto à Federação Bahiana de Futebol. Porém, o clube continua participando das competições nas divisões inferiores do Campeonato Baiano.
///
Alguns jogadores de projeção nacional foram revelados no Galícia, tais como o lateral-direito Toninho e os atacantes Washington e Oséas, todos eles com diversas passagens pela Seleção Brasileira. Também jogou no Galícia o atacante Jacozinho, que se notabilizou na partida de despedida de Zico, quando foi o destaque do jogo. Outro grande jogador que passou pelo Galícia foi Marinho Peres, campeão brasileiro de 1976 pelo Internacional e zagueiro titular da Seleção Brasileira na Copa da Alemanha/1974.
///
Entre os grandes treinadores galicianos, figurou com destaque o campeão mundial de futebol Aymoré Moreira, treinador do Brasil no bicampeonato no Chile em 1962. Com Aymoré, a equipe chegou ao vice-campeonato baiano em 1980.
\o/
Muito abatido, o sujeito chega ao médico resmungando:
- Ai, Doutor! Eu tenho um caso agudo de herpes genital, sífilis, peste bubônica, meningite, asma e HIV positivo e operante! O que o senhor pode fazer por mim?
- Não se preocupe que nós lhe internaremos em um quarto particular, com tudo que o senhor precisa e lhe indicaremos a dieta da pizza!
- Pizza? - pergunta o paciente, assustado - Mas isso vai me curar, doutor?
- Curar não vai, mas é a única coisa que nós podemos passar por debaixo da porta!
\o/
O turista chega pela primeira vez a Salvador, ansioso por conhecer as famosas belezas naturais da Bahia. Desembarca no aeroporto Luís Eduardo Magalhães, pega um táxi e vai olhando a cidade. No percurso até o hotel, passa pela avenida Luís Eduardo Magalhães, pela praça Luís Eduardo Magalhães e pelo hospital Luís Eduardo Magalhães.
- Pôxa, eu não imaginava que o Luís Eduardo era tão querido assim! - o turista comenta.
- Além de querido, ele é um caso único! - o taxista responde.
- Caso único? Por quê?
- Porque ele é o único baiano da história que morreu de stress!
\o/
Chico da Kombi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Chico, muito interessante teu blog. Voltarei outras vezes. Já tive um time de botão do Galícia e jogava o Washington!!! Na minha mesa, esse time batia um bolão. Abs e apareça no Blogoleada.
Chico,
não sei se já te falei mas,minha família é toda da Galícia!
Sou uma verdadeira galega.
Meu avô vai adorar ler esse post de hj!
Besos,
Beatriz
Olá guerreira Bea!
Você falou no JA da sua origem espanhola.
É uma honra pra mim que seu avô dê uma voltinha na kombi.
Beijo.
Chico, o Galícia voltou a participar do Campeonato Baiano da Segunda Divisão de Profissionais em 2006, ficando em terceiro lugar. A equipe voltará a disputar a competição em 2007, tentando retornar à elite do futebol baiano.
Outra novidade foi a fundação da ATAG - Associação dos Torcedores e Amigos do Galícia, no final de 2006.
Mais informações em http://www.granadeirosazulinos.com
Postar um comentário