30 novembro 2006

Johann Cruyff

Em 25 de abril de 1947, nascia um craque na capital holandesa. Johann Cruyff, meia que marcou época no Ajax e na seleção holandesa durante a década de 70, foi eleito, no começo de janeiro de 1999, o melhor jogador europeu do século pela polêmica Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, baseado em uma pesquisa entre jornalistas esportivos europeus. Não é para menos: sua vida sempre foi marcada pelo êxito profissional, tanto como jogador quanto como técnico.
Cruyff começou sua carreira em 1964 no Ajax, de Amsterdã, onde ficou até 73. Passou também pelo Barcelona (73 a 78), Los Angeles Aztecas (78 e 79), Washington Diplomats (79 e 80), Cosmos (80 e 81), Levante (81 e 82), novamente o Ajax (82 e 83) e, por último, o Feyenoord de Roterdã (83 e 84). Nesse período, vestiu a camisa laranja da Holanda em 48 ocasiões, marcou 35 gols e fez parte da poderosa "Laranja Mecânica", que assombrou o mundo no Mundial de Alemanha, em 1974. Além de ser considerado um dos melhores jogadores da história e ter sido eleito o jogador do século, Cruyff recebeu em 71, 73 e 74 a Bola de Ouro como melhor jogador europeu, e foi declarado o melhor do Mundial de 1974.
Em toda sua carreira como jogador, acumulou uma impressionante quantidade de títulos. No Ajax, conquistou 8 ligas, 7 copas, 3 Copas dos Campeões da Europa, 1 Mundial Interclubes e 1 Supercopa da Europa. Além disso, ganhou mais um campeonato nacional e uma copa com o Barcelona, na Espanha, e com o Feyenoord, da Holanda.

\
\


\o/

\o/

\

\

\

\

\

\

\

\

\

Tem Lugar?

Noite de chuva no sertão. Um caipira bate na porta de uma pousada, de madrugada.

— Tem lugar pra mais gente aí? - gritava ele, batendo na porta.

— Quem tá aí? - perguntava o dono da pousada.

— Sou José Antônio Pinto Leitão Barreto Ambrósio Souza e Silva.

— Eita! Num tem lugar pra tudo isso de gente não!

\o/

\

Chico da Kombi

Um comentário:

Anônimo disse...

O holandês jogava muito!!! Gostaria de por tê-lo visto ao vivo como aconteceu com Zidane!