03 novembro 2006

Careconi do Napoli

Quando começou o Campeonato Brasileiro de 1978, ninguém apostava naquele Guarani de Campinas. Alguns até faziam graça com a formação do ataque. Capitão, Careca e Bozó. O tal Careca tinha uma farta cabeleira e ganhou o apelido na infância por gostar muito do palhaço Carequinha.
A palhaçada parou aí. O Guarani revelou-se um timaço e o melhor jogador da equipe campeã brasileira era justamente Antônio de Oliveira Filho, o Careca. Surgia ali um dos melhores centroavantes da história do futebol. Até hoje a derrota na Copa de 82 é atribuída à sua ausência. Pouco antes do Mundial, Careca se contundiu e foi cortado. E no quase perfeito time de Telê Santana faltou justamente o artilheiro. Para muitos, a história seria diferente se Careca não se machucasse às vésperas do Mundial da Espanha.

///
Filho do ex-jogador Oliveira, ponta-esquerda da Ponte Preta, Careca descobriu a vocação para os campos aos 7 anos no infantil do Colorado de Araraquara. Mas foi no Guarani que despontou para o futebol. Nos seis anos em que defendeu o time campineiro, marcou 80 gols. Em 1983, foi para o São Paulo e conquistou três títulos: campeão paulista (1985 e 1987) e brasileiro (1986). Em 1987, transferiu-se para o Napoli e formou uma inspirada dupla com Diego Maradona. Os dois foram quase beatificados depois que deram dois títulos nacionais (1987 e 1990) mais a Copa da Uefa (1989). Brasileiros e argentinos raramente formam parcerias no futebol. Careca e Maradona, no Napoli, foi uma exceção. "O Maradona era dono de 90% de Nápoles e eu dos outros 10%. Todas as quintas-feiras ele ia a minha casa tomar cerveja, fazer uma feijoada ou um churrasco. Foi uma amizade diferente, verdadeira", lembra Careca.
///
Careca chegou em forma ao México e fez uma Copa quase perfeita em 1986. Faltou companhia, porém. Em 1990, teve o azar de servir no "exército lazarônico" que fez feio no Mundial da Itália. Poderia ter jogado também em 1994, mas sentiu que já havia passado seu tempo na Seleção e pediu dispensa. Coerente, escolheu o Japão para o crepúsculo profissional. Já estava para largar definitivamente a bola quando não resistiu e realizou o sonho de jogar pelo Santos, seu time do coração.
///
Ficha do Goleador:

Nome: Antônio de Oliveira Filho
Nascimento: Araraquara (SP), 05/10/1960
Posição: Centroavante
Seleção Brasileira: 64 jogos, 30 gols.
Clubes onde jogou: Guarani-SP (1976 a 1982), São Paulo-SP (1983 a 1986), Napoli-ITÁLIA (1987 a 1992), Kashiwa Reysol-JAPÃO (1993 a 1996), Santos-SP (1997), Campinas-SP (1998) e São José-RS (1999).

Títulos: Campeão Brasileiro (1978) pelo Guarani; paulista (1985 e 1987) e brasileiro (1986) pelo São Paulo; Campeão Italiano (1987 e 1990) e da Copa da Uefa (1989) pelo Napoli.

\o/

O caipira chega na cidade louco pra dar uma. Mas ele não sabe onde fica a zona. Nisso encontra com um padre e pergunta:
- Bença, padre! Onde é que fica a igreja?
- Fica a duas quadras daqui, meu filho.
- Nossa, padre! Pertinho da zona!
- Não, meu filho! A zona fica ali, do outro lado...

\o/

Uma mulher está na estação esperando o trem, quando sentiu vontade de ir ao banheiro. Quando voltou, o trem já havia partido e ela começou a chorar. Nesse momento, chegou um caipira que perguntou:
- Mar, de que a sinhora tá chorando?
- É que eu fui fazer xixi e o trem partiu...
- Ô dona!! Mas a sinhora já num nasceu com o trem partido?!


\o/






5 comentários:

Anônimo disse...

Olá meu querido amigo!
Estou aqui,de volta,pegando uma carona na sua kombi.
Acho que vou trazer um passageiro novo.
O Pedro é maravilhoso,mas só vc é meu rei!
Tô feliz ,meu querido.
Muito feliz mesmo!!!
Beijos,
Beatriz

Arthur Virgílio disse...

Não cheguei a ve-lo atuando ao vivo. Pel fato, de não ser da minha época. Mas, dizem que o Careca é melhor que o Obina...
hahaha

Anônimo disse...

Grande mestre Chico, outro nome que fez falta em campo foi o Dinamite, barrado pelo teimoso Telê Santana, que perdeu 2 Copas.

Chico da Kombi disse...

Obrigado pela força, Mestre Ambrósio.

\

A kombi furou o carburador.
:(

Chico da Kombi disse...

Amigos passageiros da kombi,
Estou tentando postar o perfil da tenista russa Anna Kournikova e do jogador camaronês Roger Milla, e o sistema blogger não está aceitando novos tópicos.
Estou tentando resolver.
Abraço à todos do
Chico da Kombi.