15 novembro 2006

Galícia Esporte Clube
















O Galícia Esporte Clube foi fundado em 1º de Janeiro de 1933 por imigrantes espanhóis provenientes da Galícia. Seu primeiro presidente e um dos fundadores foi Eduardo Castro de La Iglesias. Nos primeiros anos após a fundação, o Galícia mandava seus jogos no antigo Campo da Graça. Posteriormente, passou a ter o mando de campo na Fonte Nova, e, eventualmente, no Estádio de Pituaçu, até construir o seu próprio estádio, o Parque Santiago, que tem capacidade para 8.000 torcedores.
///
O clube foi o primeiro tricampeão do Campeonato Baiano de Futebol e praticamente dominou o panorama futebolístico da Bahia durante seus 10 primeiros anos de fundação, tendo sido campeão nos anos de 1937, 1941, 1942 e 1943 e vice-campeão em 1935, 1936, 1938, 1939 e 1940. Depois desse período áureo, voltou a ser campeão baiano somente em 1968, obtendo ainda quatro vice-campeonatos em 1967, 1980, 1982 e 1995.
///
Seu melhor desempenho regional foi o vice-campeonato da Zona Nordeste do Torneio Norte-Nordeste de 1969. Nacionalmente, participou do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão em 1981(25º) e 1983(43º), além de disputar a Terceira Divisão entre 1995 e 1997.
///
Rebaixada para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano em 1999, a equipe profissional está atualmente licenciada junto à Federação Bahiana de Futebol. Porém, o clube continua participando das competições nas divisões inferiores do Campeonato Baiano.
///
Alguns jogadores de projeção nacional foram revelados no Galícia, tais como o lateral-direito Toninho e os atacantes Washington e Oséas, todos eles com diversas passagens pela Seleção Brasileira. Também jogou no Galícia o atacante Jacozinho, que se notabilizou na partida de despedida de Zico, quando foi o destaque do jogo. Outro grande jogador que passou pelo Galícia foi Marinho Peres, campeão brasileiro de 1976 pelo Internacional e zagueiro titular da Seleção Brasileira na Copa da Alemanha/1974.

///
Entre os grandes treinadores galicianos, figurou com destaque o campeão mundial de futebol Aymoré Moreira, treinador do Brasil no bicampeonato no Chile em 1962. Com Aymoré, a equipe chegou ao vice-campeonato baiano em 1980.












\o/

Muito abatido, o sujeito chega ao médico resmungando:

- Ai, Doutor! Eu tenho um caso agudo de herpes genital, sífilis, peste bubônica, meningite, asma e HIV positivo e operante! O que o senhor pode fazer por mim?
- Não se preocupe que nós lhe internaremos em um quarto particular, com tudo que o senhor precisa e lhe indicaremos a dieta da pizza!
- Pizza? - pergunta o paciente, assustado - Mas isso vai me curar, doutor?
- Curar não vai, mas é a única coisa que nós podemos passar por debaixo da porta!

\o/

O turista chega pela primeira vez a Salvador, ansioso por conhecer as famosas belezas naturais da Bahia. Desembarca no aeroporto Luís Eduardo Magalhães, pega um táxi e vai olhando a cidade. No percurso até o hotel, passa pela avenida Luís Eduardo Magalhães, pela praça Luís Eduardo Magalhães e pelo hospital Luís Eduardo Magalhães.

- Pôxa, eu não imaginava que o Luís Eduardo era tão querido assim! - o turista comenta.
- Além de querido, ele é um caso único! - o taxista responde.
- Caso único? Por quê?
- Porque ele é o único baiano da história que morreu de stress!

\o/


Chico da Kombi

4 comentários:

Anônimo disse...

Chico, muito interessante teu blog. Voltarei outras vezes. Já tive um time de botão do Galícia e jogava o Washington!!! Na minha mesa, esse time batia um bolão. Abs e apareça no Blogoleada.

Anônimo disse...

Chico,
não sei se já te falei mas,minha família é toda da Galícia!
Sou uma verdadeira galega.
Meu avô vai adorar ler esse post de hj!
Besos,
Beatriz

Chico da Kombi disse...

Olá guerreira Bea!
Você falou no JA da sua origem espanhola.
É uma honra pra mim que seu avô dê uma voltinha na kombi.
Beijo.

Beto disse...

Chico, o Galícia voltou a participar do Campeonato Baiano da Segunda Divisão de Profissionais em 2006, ficando em terceiro lugar. A equipe voltará a disputar a competição em 2007, tentando retornar à elite do futebol baiano.

Outra novidade foi a fundação da ATAG - Associação dos Torcedores e Amigos do Galícia, no final de 2006.

Mais informações em http://www.granadeirosazulinos.com