11 março 2008

Sima, 60 anos

Autor de mais de 500 gols como profissional, marcados entre 1966 e 1987, o maior goleador do futebol brasileiro no eixo norte-nordeste, o ex-atleta profissional Sima, completou 60 anos de idade. Sima deixou o futebol profissional em 1987, mas continua atuando no futebol amador regularmente. Com atuação no ramo de material esportivo por muitos anos, hoje ele tem atividades relacionadas com as escolinhas de futebol da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e com a Fundação dos Esportes do Piauí. Simão Teles Bacelar nasceu no povoado Matões, município de Miguel Alves, interior do Piauí, no dia 7 de março de 1948. Ainda criança foi para Teresina, onde fixou residência. Antes de deslanchar no futebol profissional, Sima disputou o I Torneio Intermunicipal defendendo a Seleção de Barras e terminou como artilheiro principal do certame, com 12 gols, em 1967. A partir de então despontou como um dos maiores goleadores do país.
Jogou profissionalmente no Piauí, Tiradentes, River, Flamengo e Auto Esporte (todos de Teresina), Bahia-BA, Sport-PE, Moto Clube-MA, Rio Negro-AM, Sergipe-SE, Leônico-BA e Ferroviário-CE. Foi dez vezes campeão piauiense e uma vez campeão sergipano. Foi o goleador principal do Campeonato Piauiense em 1968(10 gols), 1969(12 gols), 1970(21 gols), 1971(16 gols), 1974(15 gols), 1975(17 gols), 1977(33 gols), 1978(24 gols), 1979(27 gols) e 1983(22 gols). Em toda a carreira como profissional, incluindo jogos oficiais e amistosos, soma 550 gols, o que lhe dá a condição de maior artilheiro do Norte/Nordeste do Brasil. Por nunca ter sido punido pela Justiça Desportiva, foi distinguido pela CBF com o Prêmio Belfort Duarte, conferido aos atletas mais disciplinados do país.

1
2
3
4
5
6
7
Sima marcou 93 gols
pelo Tiradentes-PI,
entre 1973 e 1976.
1
3
* * * * *
9
Baiano de Nazaré das Farinhas, o ex-árbitro de futebol Lourival Dias Lima Filho morreu em um acidente na BR-110, na noite do domingo.
Ele era um dos ocupantes do Ford Fiesta, que capotou no Km 241 da rodovia, entrada do município de Olindina, distante 202 quilômetros de Salvador. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal o acidente aconteceu por volta das 19h40, depois que o motorista do veículo tentou desviar de um cavalo e perdeu o controle. O árbitro, que se aposentara no início deste ano, foi projetado para fora do veículo e morreu na hora. Outras quatro pessoas também viajavam no veículo, que vinha do município de Banzaê. Lourival Filho havia ministrado palestras no município para árbitros que irão atuar na Copa do Caju, competição organizada pela Superintendência de Desportos da Bahia.
No acidente, ficaram gravemente feridos o ex-jogador do Esporte Clube Vitória Hidelbrando Patriarca, popularmente conhecido como Lembrança, e o professor de escolinha de futebol Gerson Figueiredo. O ex-presidente do Vitória e atual diretor da Sudesb, Sinval Vieira, e o motorista do veículo, Jaime Baraúna, sofreram leves escoriações. Lourival, que iniciou a carreira na década de 90, pertencia ao quadro nacional de arbitragem e tinha 45 anos. 12

* * * * *2
12

8 comentários:

Gerson Sicca disse...

Triste morrer desse jeito. O trânsito no Brasil é uma estupidez.

Anônimo disse...

Bom dia VDK!!!!!!!!!!!
Essas mazelas que acontecem em nossa vida são para nos informar: Olha, estamos aqui só de passagem.

Noticia em site Alvinegro:
"Renato Silva ganha confiança com o apoio da torcida"
Será um sinal dos tempos????
ão, ão, ão,
Renato Silva é seleção!!!
:o)))

Por aqui o Norusca vai tentando se armar para vencer o Rio Claro, tendo em vista treis desfalques importantes: 2 expulsos na vila e ON no estaleiro.
Força Norusca, rumo ao G4.
Abs,
Tarcisio

Anônimo disse...

Lembrei de uma história +- assim:
"Um rapaz viajante ao chegar na India, quis visitar um monge e foi levado a presença de um que morava num casebre distante. Lá chegando, reparou que na casa humilde do monge, só existia um colchão e uma cadeira, o que chamou atenção do viajante que logo perguntou: Onde estão seus móveis? E o monge respondeu: E os seus onde estão?
o jovem disse então: eu estou aqui só de passagem. O Monge na sua simplicidade disse: Eu também."

Tenham todos um bom dia,
Tarcisio

Chico da Kombi disse...

Bom dia Sicca e Tarcisão!

Domingo, no Engenhão, tinha um representante alemão do Schalke 04 observando o Renato Silva...
Futebol é uma bênção!!

O monge indiano tem toda razão.
A vida é muito frágil e a hora de todos nós, cedo ou tarde, vai chegar. Mas, enquanto não chega a minha hora vou torcendo para o Fogão e para o Norusca. :o)

Abraços.

Arthur Virgílio disse...

Mais uma pessoa ligada ao esporte perde a vida nas estradas. Lamentável.

ROD disse...

Fala, chico da Kombi.
Muito bacana teu blog...adorei.
Vou até adicionar no link de favoritos do meu.
Pô, eu tenho ótimas lembranças com kombis, sabia? De diversas épocas da minha vida.

Caramba, acompanho futebol desde 1980 e nunca tinha ouvido falar no Sima. Mais de 500 gols como profissional, é uma marca invejável para qualquer atacante do mundo.

Lendo sobre um cara desse, é que eu vejo que preciso expandir mais a minha humilde área de conhecimentos futebolísticos.
Meu horizonte está muito restrito ao sul e sudeste do Brasil.

Preciso frequentar mais o Vou de Kombi.

Abraço,
Rod.

Chico da Kombi disse...

Caro Rod,
Obrigado pelo carinho.
O voudekombi é um blog periférico e despretencioso, que procura destacar o futebol baiano, nordestino, o Botafogo, as kombis e os assuntos ignorados pelos grandes portais e blogs.
Seja bem vindo à kombi do Chico.
Abraço.

Anônimo disse...

Vou de KOmbiiiiiiiiiiiii

SLS

KURTH