08 julho 2007

Paolo Rossi

Com seis gols marcados nas últimas três partidas da Itália no torneio, Paolo Rossi se consagrou como o artilheiro da Copa do Mundo de 1982, na Espanha. De quebra, o goleador ainda ficou com o título de campeão. Disputou também o Mundial de 1978, onde marcou três gols, e foi reserva durante a fracassada campanha italiana no México, em 1986. A carreira de Rossi se iniciou nas categorias de base da Juventus. Sem muito brilho, foi cedido por empréstimo ao Como, em 1975/76, onde também não se encontrou. Ainda em 76 uma nova chance surgiu. Dessa vez Rossi não desperdiçou. No Lanerossi Vicenza marcou 21 gols e ajudou o time a ser promovido à primeira divisão. Logo na sua primeira temporada na Série A, foi vice-campeão e goleador máximo do campeonato, mesmo atuando numa equipe considerada modesta. Jogou também no Perugia, Milan e Verona, porém, seus maiores êxitos foram obtidos com a camisa da Juventus. Lá, ganhou dois Scudettos, uma Copa da Itália, uma Copa dos Campeões da Europa, uma Recopa e uma Supercopa. Sua carreira tem uma mancha negra, já que em 1980 foi suspenso por duas temporadas por ter participado de apostas clandestinas na loteria esportiva italiana. Em 1979, já de volta a Juventus, foi acusado de manipular o resultado de 2 a 2 da partida entre Perugia e Avellino, disputada em dezembro de 1978, quando Rossi estava no Perugia. Foi suspenso por dois anos e voltou a campo em abril de 1982, poucos meses antes da Copa da Espanha. Foi mal na primeira fase, quando não marcou nenhum gol e a Itália conseguiu apenas três empates. Na segunda fase, no entanto, foi o autor dos três gols da vitória sobre o Brasil, classificando a Azzurra. Ainda marcaria mais dois na semifinal contra a Polônia, e mais um na final contra a Alemanha. Em 1987, com problemas no joelho, o carrasco do Brasil na Copa/1982 abandonou o futebol.






Os clubes de Rossi:
1972 a 1975 – Juventus
1975 a 1976 – Como
1976 a 1979 – Vicenza
1979 a 1980 – Perugia
1980 a 1981 – Vicenza
1982 a 1985 – Juventus
1985 a 1986 – Milan
1986 a 1987 – Verona
Dia 5 de julho de 1982 – Brasil 2x3 Itália.
Gols: Sócrates e Falcão (Brasil). Paolo Rossi (3) (Itália).
Local: Estádio Sarriá em Barcelona (Espanha).
Juiz: Abraham Klein, de Israel.
Brasil: Waldir Perez, Leandro, Oscar, Luizinho e Junior; Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho(Paulo Isidoro) e Eder. Técnico:Telê Santana.
Itália: Zoff, Gentile, Colovati(Bergomi), Scirea e Cabrini; Tardelli(Marini), Oriali e Antognoni; Conti, Paolo Rossi e Graziani. Técnico:Enzo Bearzot.178
178
-----x-----x-----x-----x-----x-----
178
178
Pego no exame antidoping na partida contra o Vasco, o atacante botafoguense Dodô disse que não tomou nenhum remédio com a substância indicada no resultado da análise. O jogador realizará nesta segunda-feira a contraprova a fim de tentar esclarecer o problema. De qualquer maneira, o camisa 7 já está suspenso preventivamente por 30 dias e, caso seja considerado culpado, a pena mínima será de 120 dias. De volta ao Rio de Janeiro, Dodô estaria tomando um remédio para emagrecer que poderia ter influenciado no exame. "Deixo bem claro que não tomei o remédio e minha consciência esta muito tranqüila. Não conheço esse remédio e vamos provar isso", disse em entrevista à TV Globo. O atacante foi submetido a testes semelhantes em outras três oportunidades neste ano. Um dos resultados não saiu, e o outro deu negativo. "O resultado positivo é uma coisa que surpreendeu porque nunca tinha acontecido antes. Estamos averiguando o motivo", afirmou o artilheiro. 178
Dodôgol afirma:
"Sou inocente"


5 comentários:

Pédre Cóshta disse...

Essa selecção mágica perdeu o mundial em 82, mas ganhou o mundial da eternidade, o da memória.

Quando eu oiço falar do mundial de 82, a primeira coisa que me vem à cabeça é Brasil. E, com amigos e pessoas que viram esse mundial, passa-se o mesmo.

Uma das melhores equipas da história!

abraces, noblíssim' baian' e não men'sh noblíssim' irec'ence!!!

Anônimo disse...

Não se fazem jogadores e tecnicos como antigamente, que pena por isso que as seleções estão do jeito que estão!Será uma pena para o Botafogo e principalmente para os amantes dos belos gols se o Dodo for realmente punido!Dalhe Chico, saiu da Zona de rebaixamento da Bola de Cristal!Abraço

Arthur Virgílio disse...

Regra é regra Chico. Dodô terá que cumprir a pena, mesmo não tendo nada a ver com a história. Mesmo assim, acredito numa reabilitação do craque do Fogão e acho que ainda retorna para levar o Fogão de volta a Libertadores.

Anônimo disse...

Oi Chico.
Lembro de na época da copa, ouvir uma história que o Paolo Rossi ainda estava preso e foi solto para participar da seleção.
Sabe se foi isso mesmo?
Abraços

Chico da Kombi disse...

Olá Gigi, obrigada por sua visita.
O Paolo Rossi não chegou a ficar preso, a punição foi dois anos afastado do futebol. Antes de completar os dois anos ele foi liberado e, pra tristeza do Brasil, convocado para Copa da Espanha/82.
Abraços.