28 agosto 2007

O Anjo Negro

Melhor do que Eto’o, Manoel de Brito Filho, o Obina, nasceu em Vera Cruz(BA) no dia 31 de Janeiro de 1983. Formado nas divisões de base do Vitória, chegou ao clube baiano aos 18 anos e o treinador dos juniores Chiquinho de Assis, achou que o jovem Manoel se parecia com o nigeriano Eric Chukwunvelu Obinna que treinava no Vitória e o apelidou de Obina. Em 2003, foi emprestado ao Fluminense de Feira de Santana e, no ano seguinte, retornou ao rubro-negro baiano. Foi Campeão Baiano de 2004 e, no mesmo ano, se destacou no Campeonato Brasileiro ao marcar 18 gols. Seu bom desempenho lhe rendeu uma transferência para o Al Ittihad, da Arábia Saudita, no início de 2005. Por questões contratuais, ainda em abril retornou ao Brasil para jogar em outro rubro-negro: o Flamengo. Seu primeiro jogo com a camisa rubro-negra foi no dia 13 de abril de 2005, na derrota do Flamengo para o Ceará por 2 a 0, pela Copa do Brasil. No Rio de Janeiro, Obina se destacaria sempre em momentos fundamentais. Ainda em 2005, por exemplo, fez contra o Paraná, em Curitiba, um gol que livrou o Flamengo de uma séria ameaça de rebaixamento no Brasileirão. Em 2006, foi Campeão da Copa do Brasil e conquistou definitivamente a torcida rubro-negra, em especial após fazer o primeiro gol da decisão contra o Vasco. A identificação foi tamanha que rendeu por parte dos torcedores uma comparação entre o jovem baiano e o craque camaronês Samuel Eto'o, do espanhol Barcelona. Um dos gritos prediletos dos flamenguistas passou a ser: "Ô ô Obina é melhor que Eto'o". Na temporada de 2006 marcou 16 gols e terminou como vice-artilheiro do Flamengo, atrás apenas do meia Renato. Ele foi, ainda, o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com 11 tentos.
178
* * * * * * * * * *
178
Duas bichas foram acampar às margens de um rio e levaram o dia todo para armar a barraca (no bom sentido). Quando terminaram já era noite e as meninas estavam E-XAUS-TAS. Resolveram, então, ir para a cama (num ótimo sentido). Então a mais serelepe delas disse:
- Imagine! Com um LUXO de céu estrelado desses você acha mesmo que euzinha vou dormir dentro dessa barraquinha minúscula e sem graça?
A outra, preocupada:
- Mas pode ser perigoso. É melhor ficarmos aqui mesmo.
A corajosa:
- FUI!
Uma ficou na barraca e a outra foi dormir às margens do rio. Acontece que durante a noite veio um jacaré e…CRAU, comeu a bicha! Na manhã seguinte, a sensata levanta:
- Bom dia sol, bom dia flores, bom dia natureza!
E correu para ver a amiga aventureira. Chegou pertinho do rio e viu o jacaré parado e só a cabeça da colega pra fora da boca do bicho. Olhou, olhou e exclamou:
- Gente!!! É um escândalo esse teu saco de dormir da Lacoste!!
178

4 comentários:

Marcelo Sant´Ana disse...

Obina melhor que Etoo, Maxi que Messi... e vamos lá!

Pédre Cóshta disse...

LINDE!!!
Gosto muito do Obina. Pelo que leio e escuto dele, é uma pessoa muito boa e honesta.

E, amanhã, vai fazer 1 golo, na derrota do Mengo com o ultrafavorito Fogo.
Sempre passand o favritishm para o outre... (risos)

Obina para titular do Brasil no Mundial de 2010!

abraces, noblíssim baian e nom mensh noblíssim irecense!!!

Iara Alencar disse...

obina!!obina!!
oi querido Xico.

Anônimo disse...

Chico não sei se o Obina é melhor que o E'too mas que essa torcida sabe fazer festa a isso sabe!POEIRA LEVANTOU POEIRA!E não é por nada não vai dar mengão contra o fogão!Abraço