30 setembro 2008

Conmebol 1993

O Botafogo comemora hoje o aniversário de 15 anos do único título internacional de sua história. No dia 30 de setembro de 1993, o Glorioso venceu o Peñarol nos pênaltis, no Maracanã, e levantou a extinta Copa Conmebol. Na campanha, além do tradicional Peñarol, o Botafogo despachou também Bragantino, Caracas, da Venezuela, e o Atlético-MG.
12313.08.93 Botafogo 3x1 Bragantino - Sinval(2) e Marcelo
20.08.93 Botafogo 3x2 Bragantino - Sinval(2) e André Duarte
26.08.93 Botafogo 1x0 Caracas-VEN - Sinval
02.09.93 Botafogo 3x0 Caracas-VEN - Rogerinho(2) e Alessio
08.09.93 Botafogo 1x3 Atlético-MG - Sinval
15.09.93 Botafogo 3x0 Atlético-MG - Sinval, Rogério e Eliel
22.09.93 Botafogo 1x1 Peñarol-URU - Perivaldo
30.09.93 Botafogo 2x2 Peñarol-URU - Eliel e Sival

123
BOTAFOGO: Carlão, Perivaldo, André, Rogério e André Duarte; Nelson, Suélio e Rogerinho; Marcelo, Sinval e Marcos Paulo. Jogaram: William, Eliel, Alessio, Clei, Eliomar, China, Fabiano.
Treinador: Carlos Alberto Torres.

123

10 comentários:

Saulo disse...

Essa Copa Conmebol vai ser inesquecível. Tecnicamente não tínhamos uma boa equipe, mas foi um exemplo de garra, vontade e muita determinação em campo. Coisa que esses atuais jogadores não têm.

Anônimo disse...

DESCONTRAINDO :


DESCONTRAINDO :

FILHO:
-Pai, por que o senhor sempre fala que eu tenho que ser Flamenguista?

PAI:
-Porque o Flamengo é o melhor time e também aquele que tem a maior torcida do mundo, meu filho!

FILHO:
-Isso é legal né pai! Mas acho que não entendi bem...A Índia e a China são os países mais populosos do planeta, cada um com mais de 1 bilhão de habitantes, eles também jogam futebol e ninguém por lá sabe o que é o Flamengo. Será que somos mesmo a maior torcida do mundo?

PAI:
- Esses caras não entendem de futebol, por isso não torcem pelo Flamengo...

FILHO:
- Tá, mas outros países que entendem de futebol, como a Argentina, Uruguai, Espanha e Itália têm clubes com muito mais títulos internacionais (Libertadores e Mundiais) do que o Flamengo.
Será que somos mesmo os melhores do mundo?

PAI:
- E daí! O futebol brasileiro é o que importa, meu filho! Porque nossa seleção é a única pentacampeã mundial!

- FILHO:
Bom, nesse caso imagino então que o Flamengo seja o time que mais forneceu jogadores pras seleções brasileiras em Copas do Mundo, né!

- PAI: Na verdade, o time que mais cedeu jogadores pras seleções brasileiras em Copas do Mundo é o Botafogo, seguido do São Paulo, depois do Vasco e o Corinthians ..... ah, deixa pra lá, garoto! O que
importa não é a quantidade, mas a qualidade do jogadores cedidos! Nós tivemos craques do nível do Zico, Júnior e Leandro vestindo a camisa canarinho!

- FILHO:
Legal! E quantas Copas eles ganharam?

- PAI:
Esses jogadores?.... Nenhuma.... Mas e daí! o teu professor não ensinou que 'o importante é competir'?

FILHO:
- Sim, mas eu só estava tentando entender.... melhor esquecer esse negócio megalomaníaco de melhor do mundo e me diz aí: quando foi nosso último título brasileiro?

PAI:
-Foi em 1992, com um timaço!

FILHO:
-Pô!, mas faz tanto tempo assim? Já Tenho 13 anos, e já faz mais de 15 que o Flamengo ganhou o último título brasileiro?

PAI:
- É meu filho, mas somos do time mais vezes campeão brasileiro!! Cinco!!

FILHO:
-Mas para a CBF, que é o Órgão Oficial de Futebol no Brasil, o campeão brasileiro de 1987 foi o Sport Recife e não o Flamengo, não é verdade?

PAI:
-Sim, pentelho, mas nós, da torcida rubro-negra, consideramos que é o Flamengo!

FILHO:
- Mas quem representou o Brasil na Libertadores de 1988 foi o Sport...

PAI:
-Melhor voltarmos ao assunto dos títulos brasileiros.

FILHO:
- Bom então somos iguais ao Vasco, ao Corinthians e Palmeiras que também são quatro vezes campeões brasileiros! E o único penta é mesmo
só o São Paulo?

PAI:
-Mais ou menos, porra!

FILHO:
-Calma pai, o senhor está bravo só porque o Flamengo não é bem isso que o senhor pensava?

PAI:
-Pára com isso filho! Nós já fomos campeões mundiais!!!

FILHO:
-Sério Pai!? Quando?

PAI:
-Em 1981, no Japão.

FILHO:
-Já existia televisão nessa época, pro senhor ver o jogo?

PAI:
- Claro, porra!

FILHO:
Que legal, então nós também ganhamos a Libertadores em 81?

PAI:
-Sim, filhão!!!!

FILHO:
-É verdade que ganhamos a Libertadores sem enfrentar nenhum time argentino nem uruguaio?

PAI:
-Sim, e daí?

FILHO:
-E daí que esses são países de tradição no futebol sul-americano. Sem enfrentar argentinos ou uruguaios a competição ficou muito mais fácil de ser ganha...

PAI:
-Tá, mas ganhamos do Cerro Portenho, Deportivo Cali, Jorge Wilstermann e Cobreloa.

FILHO:
-Caramba! algum desses times já foi campeão da Libertadores, Sul Americana, Mercosul, Recopa, Supercopa, Conmebol ou alguma coisa de expressão internacional?

PAI:
-Não filho.... quer dizer, sei lá! mas que merda!!!!

FILHO:
É verdade que os únicos times conhecidos contra os quais Flamengo jogou naquela Libertadores - Atlético Mineiro e o Olímpia do Paraguai-não conseguimos vencer nenhuma vezinha sequer?

PAI:
- É.. foram empates...

FILHO:
- E também é verdade que passamos da primeira fase após aquela confusão na qual o Atlético Mineiro teve metade do time expulso pelo juiz supostamente comprado... e o jogo terminou com a vitória magra do
Flamengo por falta de jogador adversário e não teve jogo extra como mandava a regra?

PAI:
- Azar do Atlético....

FILHO
- Pai, também é verdade que se o crítério de gols feito fora de casa (que vale o dobro na Libertadores) fosse mantido também na final que fizemos com o Cobreloa, não teríamos sido os campeões, porque eles
meteram um gol no Maracanã e nós passamos em branco lá no Chile?

PAI:
- É mas, pra nossa sorte, só na final esse critério muda...

FILHO:
-Sei não pai, chegamos aos trancos e barrancos na final e também não pegamos nenhum time Argentino ou uruguaio pelo caminho, assim ficou fácil demais!

PAI:
-Porra, moleque. Tá de sacanagem com a minha cara?

FILHO:
- Não, só estou querendo saber.. Se o fato de não termos enfrentado nenhum time de expressão não fez nenhuma diferença, como fomos, então, nas outras NOVE vezes em que participamos na Libertadores?

PAI:
-Bom, nós fomos eliminados nas primeiras fases em todas as vezes, quase sempre por times argentinos ou uruguaios... Mas isso não importa! O que importa é o título!

- FILHO:
Eu achava que o senhor pensava que o importante era competir....

- PAI:
Que nada! Isso é baboseira de Vascaíno que só sabe ser vice!

- FILHO:
Mas pai, eu li num livro que o Flamengo é o time do Rio que mais tem vice-campeonatos em sua história, são 33 vices contra 27 do Vasco!
Está no livro 'Os 10 Mais', de André Alzer e Mariana Claudino, Editora Agir.

PAI: Já falei pra você parar de ler livros! Isso não combina com ser flamenguista!

FILHO
- O que é isso pai! Eu só acho errado ficar menosprezando vice campeonatos, até porque às vezes acho tudo meio injusto. Veja agora, o
Fluminense jogou 4 vezes com a LDU nessa Libertadores, ganhou duas, empatou uma e perdeu somente uma vez... O senhor achou justo a LDU ter
sido campeão? E se critério de gols fora de casa não mudasse na final o título seria do Fluminense...

PAI:
- Eu não quero saber do Fluminense!

- FILHO:
É mas eu vi o senhor sacaneando um tricolor por causa da LDU....Mas pra mim, nessa Libertadores, a vergonha do Flamengo foi muito maior, afinal perdemos em casa diante da nossa torcida pra um timeco mexicano, tomando gols de uma cara que tem a barriga maior do que a sua...
O Fluminense ao menos ganhou todas em casa, ficou em primeiro lugar na fase classificatória (apesar de estar no grupo da morte), despachou times de tradição na competição (Boca, São Paulo, Arsenal, Libertad) e ainda trouxe a grande final pro Maracanã (coisa que ninguém tinha conseguido fazer na história do nosso maior estádio).

PAI;
- Já falei que não quero saber do Fluminense!!!!!!!!

FILHO:
-Calma paizinho. Vamos passear então, me leva ao estádio do Flamengo.

PAI (chorando):
-Não temos estádio porra! Temos uma sede num terreno alugado pela prefeitura do Rio com um campo de treinamento e uma piscina muito mal conservada.

FILHO (puto da vida):
-Chega pai! Assim não dá. Não temos estádio, não temos a maior torcida nem o melhor time, nosso título mais comemorado é um mundial há quase 30 anos, que conseguimos graças à falta de argentinos e uruguaios e não somos campeões brasileiros faz quase 20 anos...

PAI( um minuto de silêncio):
-É.. mas no ano que vem nós passaremos o Fluminense e nos tornaremos o time com mais títulos cariocas!!

FILHO:
-Mas pai, isso só é possível porque nos consideramos duas vezes campeões em um mesmo ano (1979)! E ultimamente dizem que andamos comprando juízes e ganhando dos adversários de forma vergonhosa - como foi contra o Botafogo nesse ano e ano passado. Mas apesar de tudo isso, se ganharmos no ano que vem nos tornaremos finalmente os maiores campeões cariocas, isso em mais de 100 anos que estamos disputando essa competição, não é verdade?

PAI:
-Seu filho da p***!! filho dum corno!!! Tá de castigo!!!

OLAVO

STSF Olavo

Anônimo disse...

Esta é para o companheiro tarcísio :

A Harley Davidson e a vaselina

O sujeito era apaixonado por motos, Queria muito ter uma Harley Davidson. Guardou dinheiro durante um bom tempo e foi até a revendedora. Chegando lá, o vendedor lhe disse:

-Temos a última Harley, que não foi vendida ainda porque tem um pequeno defeito de fábrica. Não passou pelo último estágio de secagem da tinta e, portanto, não pode molhar, senão mancha a pintura.

-Não tem solução? - perguntou o sujeito.

-Tem - disse o vendedor - Quando o tempo estiver para chover, passe vaselina na moto que preserva a pintura, sem problemas.

Sem pensar duas vezes, comprou a moto, passou na farmácia, comprou a vaselina e guardou no bolso.

À noite, sua namorada convidou-o para jantar na casa dela. Ele chegou, deixou a moto na rua e foi entrando. A namorada foi logo avisando:

-Querido, depois do jantar não fale nada, não abra a boca, porque a regra aqui em casa e a seguinte: O primeiro que falar qualquer coisa tem que lavar a louça.

-Tudo bem, disse ele.

Após o jantar, todos quietos. Começou a relampejar.

O cara pensou: E agora? A moto lá fora e eu não posso falar nada...

Teve uma idéia. Agarrou a namorada e meteu aquele beijo de língua, na frente dos pais, esperando que alguém protestasse.

Ninguém falou nada. E dá-lhe relâmpago. Agarrou a moça de novo, deitou-a na mesa e traçou a menina ali mesmo. Ninguém falou nada.

Ia começar a chover a qualquer momento. Não teve dúvida, agarrou a sogra e traçou também. E nada ... ninguém falou absolutamente nada.

Quando ouviu o primeiro pingo de chuva lá fora, levantou rapidamente, tirou a vaselina do bolso e... O sogro assustado, disse:

-Pode parar por aí mesmo que eu lavo a louça!!


Tenham uma ótima noite !

OLAVO

STSF Olavo

Chico da Kombi disse...

|
Boa noite amigos.

The Best Olavo, que o Xaruto, o noblíssim'Pédre e o Ronaldobina Derly não leiam a história do pirralho pentelho filho do flamenguista.
:o)

Caro Saulo Biral, o Fogão 1993 era realmente fraco. Mas, compensava a limitação técnica jogando com disposição, com garra, com alma.
A conquista da Conmebol foi um prêmio justo para aquele elenco limitado, mas lutador.

Viva o Fogão 93!
Salve Peri da Pituba!
\o/
:o)


Abraços.

Anônimo disse...

Boa noite ... saudações rubro negras ...
1) Chico,
esta historia do Olavo já li tendo o São Paulo e o Corinthians como protagonistas ... da minha parte está tudo OK ...
2) Chico,
fiquei pasmo em saber que em 1993 o Peri da Pituba ainda era jogador do Botafogo. Pensava que naqueles tempos ele ja era principe lá pelos bandos da Africa, onde foi jogar futebol e que segundo dizem ele se casou com a filha de um rei ... hehehehe ...
3) Chico,
o Bebeto de Freitas este ano é só decepção ...agora quem não quer mais que o Flamengo jogue no Engenhão sou eu!!!! ... nem em 2008 ... hehehehe

Xaruto
O Incorrigivel
O legitimo Cubano

Anônimo disse...

Não é a toa que este é o xaruto legítimo cubano, o incorrigível ! kkkkk

OLAVO

STSF Olavo

Chico da Kombi disse...

|
Boa noite, incorrigível Xaruto e The Best Olavo.

Perivaldo Lúcio Dantas, ou simplesmente Peri da Pituba, iniciou a carreira de lateral-direito no Itabuna-BA, sua cidade natal. Depois foi para Salvador jogar no Bahia e no final dos anos 70 e começo dos anos 80 jogou pelo Botafogo-RJ, onde se destacou e foi convocado para Seleção Brasileira, em 1981. Forte no apoio, Perivaldo, apresar de ser um jogador de defesa, costumava aparecer bem no ataque. Do Botafogo, ele saiu para o Palmeiras-SP e encerrou a carreira no Bangu-RJ. Peri da Pituba, apelido que ganhou por sua assídua freqüência a um certo inferninho daquele bairro da capital baiana, mora atualmente em Salvador, no bairro que lhe emprestou o nome.

Abraços.

Chico da Kombi disse...

|
O Perivaldo da Conmebol 1993 não era o Peri da Pituba. Era o gaúcho Luis Carlos Ribeiro, que estreou como meio-campo no Botafogo e logo passou para a lateral. Era parecido fisicamente com o Peri da Pituba e foi apelidado de Perivaldo.
|

Anônimo disse...

Boa noite Xaruto, Olavo e Chico da Kombi!

Parabéns Fogão!
Todos os títulos dos nossos times de coração são importantes e merecem ser comemorados.
Como dizia um professor meu da faculdade: o... que abunda não prejudica!!!!

Chicão, mande meus parabéns ao Hélio Arcanjo, o número 1!
:o)))

Chico da Kombi disse...

|
Obrigado, Gigi Red.

Bom dia.