Vinte títulos e um tricampeonato de Roland Garros depois, o momento de Gustavo Kuerten dizer adeus às quadras de tênis pode estar bem próximo. O ex-número 1 do mundo deve anunciar nesta terça-feira sua aposentadoria aos 31 anos. Em entrevista que acontece amanhã em São Paulo, Guga deverá anunciar sua turnê de despedida neste ano, culminando em Roland Garros, onde despontou para o mundo do tênis ao conquistar seu primeiro título em 1997 aos 20 anos. Lá ele voltou a levantar o troféu em 2000, em um ano que marcou ainda outro ponto alto para o jogador. Na Masters Cup de Lisboa, o brasileiro venceu os norte-americanos Pete Sampras e Andre Agassi em partidas seguidas, foi campeão e superou, em pontos, o russo Marat Safin, terminando o ano como o líder do ranking. Ainda em 2000, ele ajudou o Brasil a alcançar a semifinal da Copa Davis. O tricampeonato do Aberto da França veio em 2001, quando ele conquistou de vez a torcida francesa ao desenhar um grande coração na quadra e deitar-se dentro dele, além de escrever "Eu amo Roland Garros" em francês na camiseta. O último título de Guga veio com sua segunda conquista no Brasil Open, em 2004. O palco, como na maioria dos seus triunfos, foi o saibro. O ex-tenista disputou pela última vez um torneio profissional em março de 2007, o Master Series de Miami, em que perdeu na estréia para o holandês Raemon Sluiter. Ao longo da carreira, Kuerten venceu 358 partidas de simples e perdeu 191, até o momento. Muitas das derrotas aconteceram após as duas cirurgias no quadril que comprometeram o seu desempenho. Nas competições de duplas, que deram a ele oito campeonatos, o tenista obteve 107 triunfos e 92 fracassos. Ao todo, acumulou US$ 14,75 milhões na carreira, de acordo com a Associação de Tenistas Profissionais. Hoje, Guga ocupa o 679º lugar no ranking da ATP. 178* * * * *
178Cidade do interior e o promotor chama sua primeira testemunha, uma velhinha de idade bem avançada.- Dona Genoveva, a senhora me conhece?- Claro que eu o conheço, Carlinhos: eu o conheci bebê. E, francamente, você me decepcionou. Você mente, você trai sua mulher, você manipula as pessoas, acha que é influente e respeitado, quando na realidade você é apenas um coitado. Ah, se eu o conheço!O promotor nem acredita. Ele fica mudo, olhando para o juiz e para o júri. Sem saber o que fazer, ele aponta para o advogado de defesa e pergunta à velhinha: - E o advogado de defesa, a senhora o conhece?E a velhinha responde imediatamente:- O Robertinho? É claro que eu o conheço. Desde criancinha... Eu cuidava dele para a Maricota, a mãe dele. Ele também me decepcionou. É preguiçoso, biscateiro, alcoólatra, falso e conseguiu perder quase todos seus processos!Neste momento o juiz chama os dois advogados perto dele. Ele se debruça e fala baixinho aos dois:- Se algum de vocês perguntar a esta mulher se ela me conhece eu mando prender por desacato!178
9 comentários:
É adóóóóóóór' o Guga Kuerten!
É lémbr'-m dêl' déshd'a pr'mêra v'tória em Roland Garros!
Aliás, Roland Garros é o mé tornê favrit! Móce, é adór vér jóg'sh ém terra batida!
E a vitória dêl'em Lisboa foi álg' incrívél, do más'incrívél qué vi no ténis! É áche que foi o únic tornêi' fora de terra batida quêl' vencé'! E lóg o Masters!!!
Ele jogou em casa e o sé d'shcúrs de vitória, em port'gués, foi eshpéctac'lár!!!
Grand Guga!!!
E paréç que éssa é a kombi sporting! :-))
abraces, noblíssim baian e nom mensh noblíssim ir'cénse!!!
Realmente Valeu Guga.
Se ele realmente parar já podemos dizer que contribuiu muito pelo nosso esporte.
Abração Chico, espero sua visita:
Saudações Celestes
SITE/BLOG.....UM 2008 DE PAZ PRA TODOS
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE
Bom, Chico, depois de Maria Esther Bueno, o Guga foi o nosso maior representente no cenário do tênis mundial.
.
Diante de um esporte que dificilmente revela grandes talentos,(aqui no Brasil) não ouso tecer a menor crítica a esse grande brasileiro, que torci muito, assistindo às suas partidas em Roland Garros.
.
Parabéns Guga, você pode parar quando quiser.
Somos gratos por tudo que você fez pelo nosso país.
.
Único defeito desse cara é torcer pro Avaí. Deveria ser "Porcolino".
.
Abraços verde-esperança.
Odair Porcolino.
Boa postagem. Abraço.
Noblíssim'Pedro, a kombi pode ser do Sporting, Palmeiras, Goiás, Coritiba ou Gama.
Abraces.
Caro Porcolino, dificilmente o Brasil terá um novo tricampeão de tênis em torneios de Grand Slam.
O Guga foi um fenômeno do tênis nacional.
Abraço verdolengo.
Abraço celeste, nobre Carlão.
Gloriosas saudações alvinegras, nobre Rui.
Força FOGÃO!
meu querido xico.
Como andas filhote??
pois é, quem será o proximo guga??
aguardar mesmo.
espero que ele contribua para o engrandecimento da modalidade.
Na abertura do Paulistão 2008, na rua Javari: Juventus 1x1 Noroeste.
Bom inicio pro Norusca que jogando fora de casa arrancou um empate com o moleque travesso. Força Norusca, vamos repetir a boa campanha de 2007.
Ao Botafogo (estréia contra o Resende ?????) é uma incógnita este time de 2008, mas vamos tentar apagar a pífia campanha de 2007. Força Fogão e menos trapalhadas em 2008.
Abs a todos,
Tarcisio
Boa noite, Guga e um exemplo a ser seguido,pena que a confederação dirigida por incompetentes( na administração do tenis, pois suas contas bancarias são bem administradas) não aproveitou a popularidade deste fenomeno e divulgou e massificou o tenis....abraços Vascainos
Olá Iara!
Obrigada pela visita.
Beijo.
Tarcisão, meu rei, vamos atropelar o Resende: 4 a 0.
Força Norusca!
Força Fogão!
Abraço.
Mestre Ambrósio,
O tênis nunca será massificado no Brasil porque é um esporte para meninos ricos, diferente do futebol, que é jogado por garotos de todas as classes sociais.
Saudações alvinegras.
Postar um comentário