29 janeiro 2008

Villanueva

Nos últimos anos o futebol chileno tem revelado meio-campistas talentosos. Nessa nova geração de bons meias se destacam “El Mago” Valdivia, do Palmeiras, Matías Fernández, do Villarreal e Luís Jimenez, da Inter de Milão, só para citar os que atuam em grandes centros do futebol mundial. O próximo nome dessa lista deve ser o de Carlos Villanueva, do Audax Italiano, maior revelação do Chile em 2007. Canhoto, habilidoso e goleador, “Carlitos”, como é conhecido, teve um ano espetacular. Apesar de não conseguir o tão sonhado título nacional que acabaria com os 50 anos de jejum do Audax, ele ganhou projeção nacional e internacional. Foi o artilheiro do Torneio Clausura do Campeonato chileno, com 20 gols e eleito por jornalistas o melhor jogador do país em 2007. O jogador também esteve presente na “seleção das américas”, tradicional eleição realizada anualmente pelo jornal uruguaio “El País”, que escolhe os melhores jogadores que atuam no continente. Além disso, Villanueva se firmou na seleção chilena. Ele foi o principal destaque da equipe na Copa América, apesar da campanha do Chile ter sido um fiasco. Carlos Villanueva, de 21 anos, começou a carreira profissional no pequeno time do Deportes La Serena, em 2003. Nesse mesmo ano, ajudou a equipe a subir para a primeira divisão do Campeonato Chileno. No ano seguinte ele foi contratado pelo Audax Italiano. O meio-campista começou a ganhar destaque quando foi convocado para disputar o Mundial sub-20 de 2005, na Holanda. Villanueva começa o ano de 2008 valorizado e com o interesse de grandes clubes em seu futebol, como Palmeiras, River Plate, San Lorenzo e até o Real Madrid. A diretoria do Audax Italiano promete mantê-lo pelo menos até o meio do ano, pois quer o atleta para a disputa da Libertadores. Todos sabem, porém, que o futuro do jogador está no futebol do exterior. Esse é o maior objetivo de “Carlitos” para esse ano, juntamente com o de se tornar titular na seleção do Chile.
* * * * *

O desempenho do atacante Jorge Henrique tem impressionado nos primeiros jogos do Botafogo. Além de continuar sendo importante com passes decisivos para os gols, ele se transformou em artilheiro da equipe. Até agora, em cinco partidas na temporada, foram quatro tentos anotados, três deles no Campeonato Estadual e um na Copa Peregrino. Os números são ótimos se comparados ao desempenho do atacante em 2007, quando fez 54 jogos e marcou apenas cinco gols. Um destes nem de Jorge Henrique foi. Na estréia botafoguense no Carioca-07, no dia 24 de janeiro, o time empatou em 2 a 2 com o Madureira, no Maracanã, e o árbitro Luis Antônio Silva Santos deu para o Baixinho um gol na verdade anotado por Zé Roberto. Mas estatisticamente vale o que está na súmula do encontro. Com cinco gols, Jorge Henrique foi apenas o oitavo artilheiro do time na temporada passada, atrás de Dodô (34 gols), André Lima (23), Lúcio Flávio (21), Juninho (12), Zé Roberto (9), Túlio e Joilson (7 gols cada). O Botafogo não sabe o que é perder desde o dia 14 de outubro do ano passado, quando foi derrotado por 2 a 1, pelo Vasco, no Maracanã. De lá para cá foram 12 partidas, com oito vitórias e quatro empates.
Os gols do Botafogo em 2008:
Jorge Henrique - 4 gols
Zé Carlos e Wellington Paulista - 3 gols
Alessandro - 2 gols
Fabio, Lúcio Flávio e Edson - 1 gol
12
* * * * *
12
Torcedor de Guiné comemora empate com Namíbia e classificação para as quartas-de-final da Copa da África.

10 comentários:

Anônimo disse...

Podem me crucificar mas Jorge Henrique, não obstante os gols e passes, não é a solução pro Fogão.
Acho que é um bom jogador mas carece de maior objetividade, acredito que se houver um matador (André Lima, por exemplo) aí sim, o JH pode e será de grande valia pro Fogão. Minha opinião somente.
Pô, a Iara nem agradeceu :o(((
E continua chovendo......
Abraços a todos,
Tarcisi'

Pédre Cóshta disse...

Parece que o Cuca está a dar um jeito no Fogo! Fico contént por isse!!!
Jorge Henrique, plo pouco que vi do Fôg, está mais objectivo que no ân passád.
E, na 4.ª, é irê tentár vér o Fôg, c'méntád plo Lédi'! Só que o problema eshtá no fact de que õ Méng jog'á méma hora que o Fôg... Eshtou num dilema: Méng ou ^fog, com os cméntári«sh do Lédi'?

Infelizmént, é na eshtou a cons'guir acompanhar a Taça das Nações Africanas (é o nome, aqui! ris'sh). Éssa fót é fantáshtica! E moshtra bém o qué o públic (espectacular) em África!

abraces, noblíssim baian e nom mensh noblíssim ir'cénse!!!

Anônimo disse...

Esqueci de fechar o comentário acima, então vai:
Enquanto não chega um matador,
Jorge Henrique e Otacílio Neto neles!!!!!!!!!!
Força Fogão, Força Norusca!!!!!
Tarcisi'

Anônimo disse...

A respeito do gol anulado do Adriano (bem anulado na minha opinião), criou-se uma polêmica por aqui, com vários comentaristas divergindo quanto a anulação do gol.
Gostaria de perguntar ao nobre amigo PC direto do Portugal, qual foi sua opinião???
Abs,
Tarcisi'

Chico da Kombi disse...

Tarcisão, meu rei, o Jorge Henry 2008 está fazendo o papel do Dodô-07 e balançando as redes adversárias. Que continue botando o pé na fôrma. :o)
A Pintinha de Ouro certamente não leu o seu comentário. Ela me abradeceu porque eu a parabenizei também no blog dela.
Recebi seus e-mails, muito obrigado.
Achei falta do Adriano.
Força Fogão!
Força Norusca!
Abraço.

Noblíssim'Pédre Cóshta,
A escolha mais sensata e inteligente é assistir Fogão x Mesquita com os comentários do magnânimo guru Lédio Carmona. :o)
Abraces.

Pédre Cóshta disse...

Grand'Tarcísi', é áche que foi falta do Adriân', já qu'êl' cloca o antebráce eshquérd na nuca do 4 do Corinthians e apr'vêta-s' disse pra s'êquilibrar pró cab'ceamént.

A m'nlhor, noblíssim, é qu'é descobri há minut'sh qué na vou p'dér assistir ném a um, ném a outr', visht só ch'gár a casa cond'os jóg'sh já terminaram!!! (ris'sh)

abraces, grand'Tarcísi' e noblíssim baian!!!

Anônimo disse...

Puxa, achei que era o unico que achou falta do Imperador :o)))
Ainda bem que os amigos tem a mesma opinião "qui nem qui eu"
Muitos comentaristas renomados (incluo o Guru Lédio e os demais no troca de passe) que não acharam falta do Adriano. Por isso que opiniões diversas são importantes para um balizamento de consenso (nem sei o que escrevi :o)))
Abraços aos amigos e Jorge Henry 2008 neles!!!!!!!!!!!!
Otacilio Neto tb neles!!!!!!!!
Quarta temos São Cae x Norusca, jogo dificílimo pra maquininha vermelha. Mas vamos lá, prá cima deles e com o artilheiro ON!!!!!
Tarcisi'

Ruy Moura disse...

Notável torcedor guineense!

Saudações Botafoguenses

Odair Porcolino disse...

Fala Chico da Kombi, Tarcisio e Pedro Costa.
.
Concordo com vocês que houve falta do Adriano no lance do gol anulado.
.
Não sei pra que tanta celeuma prum lance desse. É muita falta de assunto.
.O nosso amigo Pedro costa é flamenguista doente, mas não é cego.
.
Eu acho que tão tentando desviar o foco. O São Paulo não jogou nada até agora, tanto quanto o Palmeiras do Luxeco.
.
Então cria-se esse assunto ridículo pra justificar um empate com um time teoricamente mais fraco.
.
Se continuar assim a Macaca será a campeã paulista de 2008, pois nem Palmeiras nem São Paulo tem correspondido às expectativas.
.
Abração verdolengo pro Ceis.
Odair Porcolino.

Arthur Virgílio disse...

E o Jorge Henrique virou o novo ídolo da nação alvinegra.

Esse Villanueva jogou e bem contra a seleção de Dunga.