13 maio 2008

Nilton Santos

O maior lateral esquerdo do mundo luta contra o mais implacável marcador que já enfrentou na vida: o Mal de Alzheimer. Nilton Santos vive hoje o crepúsculo de um grande ídolo. Segundo Maria Célia, sua companheira há 37 anos, que preserva a todo custo a imagem de seu grande amor, Nilton sofre de demência senil, uma deterioração neurológica progressiva e irremediável, que faz com que alterne momentos de lucidez com períodos na escuridão. Fala com dificuldades e não reconhece pessoas. Nilton também sofreu recentemente outro revés, uma dengue hemorrágica, da qual só se recuperou, segundo Célia, por um milagre. Deitado na cama de um Hospital da Zona Sul carioca, o olhar indecifrável, o corpo quase imóvel, muito mais magro, Nilton dá a impressão para quem o conheceu antes que saltará de repente da cama e nos surpreenderá com sua gargalhada contida, divertindo-se com sua própria condição. Mas, infelizmente, não há brincadeira. Nem volta. O estado do ídolo mobiliza toda a direção do Botafogo, a começar do presidente Bebeto de Freitas, que deu ordem para que não sejam medidos esforços para garantir o conforto e a tranqüilidade do maior patrimônio vivo do clube. O Botafogo paga todas as despesas de Nilton e colocou seu médico e cardiologista, Paulo Samuel, permanentemente na cabeceira do ex-jogador, a ponto de ser chamado pela família de “anjo da guarda”. Nilton e Célia vivem de poucas rendas, especialmente da modesta aposentadoria de Nilton da LBA (Legião Brasileira de Assistência). “A sensação que sinto ao vê-lo assim é de tristeza, muita tristeza. Mas me conforta ver o Nilton cuidado da melhor forma possível. E isso graças ao Botafogo, especialmente ao Bebeto de Freitas, que teve a sensibilidade de permitir uma velhice melhor a um ídolo. Sem o Botafogo, não estaríamos aqui. Nem remédio para ele poderíamos comprar”, diz Célia.
Quarenta e quatro anos depois de sua última partida como jogador profissional, o grande amor de Nilton Santos continua sendo o Botafogo. A simples menção do nome do clube faz com que sua fisionomia mude. Não por acaso, o quarto que hoje é seu lar foi ‘decorado’ por Célia para aconchegá-lo, cercado por medalhas, taças, fotos de todas as épocas e quadros pintados por ele a partir de 1990. A camisa 5 de Túlio, entregue pelo próprio volante, está guardada no pequeno armário. Uma mesa guarda um mosaico com as feições do então jovem jogador. Um sofá, próximo à cama, foi coberto com a bandeira do Botafogo. Almofadas, relógios, imãs de geladeira, tudo lembra o time da estrela solitária.
178
123
Considerado o maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial, não à toa apelidado de Enciclopédia do Futebol, Nilton Santos nasceu na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, no dia 16 de maio de 1925. Foi um dos precursores em arriscar subidas para o ataque utilizando a lateral do campo. Já era craque jogando futebol na praia. Quando cumpria serviço militar foi descoberto por um oficial da Aeronáutica. Levado para jogar no Botafogo em 1948, somente deixou General Severiano em 1964 quando abandonou os gramados.

42 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia cearense ao VDK.
.
Chico, parabéns pela homenagem ao MAIOR LATERAL ESQUERDO DO MUNDO!.
.
Fiz um pequeno comentário no JA, semelhante ao seu, e sabe quantos amigos-blogueiros, de lá, citaram algo sobre Nilton Santos? Isso mesmo: NENHUM COMENTÁRIO!
.
Lamentável! E olhe, Chico e amigos, estavam por lá os antigos blogueiros, cativos, do JA.
.
Não vou citar nenhum nome, pois é só dar uma olhada no JA e vê-se o desprezo do tema. Agora, falação sobre o Boca Jrs, tem muita !!!
.
Repito: lamentável !!!
.
Bom, vida que segue... Agora, e que fique registrado aqui, o VDK já fez a sua parte, HOMENAGEANDO O NOSSO MAIOR ÍDOLO VIVO!!! Nosso, no sentido de todos os torcedores brasileiros e não só ,nós, os alvinegros.
.
Saudações alvinegras a voce, Chico, parabenizo-o pela atitude e respeito a um ídolo nacional.
.
Bom dia a todos.

Anônimo disse...

Bom dia ... saudações rubro negras ... nunca vi o Nilton Santos jogando mas sempre respeitei e tive admiração pelo idolo alvinegro Nilton Santos ... o seu momento crítico certamente é consequencia natural da sua idade avançada ... mas o Botafogo ao que parece está fazendo a sua parte ... o Nilton Santos sempre me pareceu amar a vida, sendo assim que Deus permita a ele um pouco mais de vida ...

Anônimo disse...

Dos grandes ídolos do Botafogo, cito 3 que marcaram: DiDi, Mané e Nilton Santos, dificil dizer quem é o maior (se é que tem) para mim esses três fizeram a história do Botafogo.
Agora em seu leito de agonia, jaz o último grande simbolo do Fogão, lembro aquele jogo da seleção, não sei se contra a Espanha, teve aquele penalty e ele muito esperto, deu aquele passo maroto para fora da área, enganando o juiz. Ele conta essa história com muita simplicidade, mal sabia ele que este gesto seria capital para a nossa conquista (o jogo estava dificilimo e um gol naquela hora seria desastroso)
Força Nilton Santos por mais essa luta a favor da vida.
Parabéns ao Botafogo e seu Presidente Bebeto de Freitas que não mediram esforços para proporcionar todo o auxílio necessário ao Enciclopédia.

FORÇA!!!!!!

Anônimo disse...

Homenagem fantástica do VDK ao nosso enciclopédia, parabéns Chicão. Cada vez mais esse espaço se torna a casa do Fogão, a nossa casa :o))))

E dos amigos também que amam esse esporte.

Hoje começa as quartas (jogos de volta) da CB e vou profetizar aqui no VDK: Vai dar Azulão :o))))

Vasco já classificado.

Inter deverá se classificar com um empate e tá bom demais.
Em homenagem a GiGi.

O Fogão vai ter que jogar muita bola amanhã se quiser passar, Wellingol tem que voltar a marcar senão vai ser dureza!!!!!!
Haja coração!!!!!!
Força Fogão, vamu depenar o Galinho!!!!

Anônimo disse...

Aos nobres gloriosos do VDK ... acho que o Botafogo ganha fácil do Galo do Geninho e Petckovic ... tá mole ou não tá? ...

Pédre Cóshta disse...

Boa tarde!
Nunca vi nada de Nilton Santos. Apenas conheço a lenda. Faço votos para que se recupere o melhor possível.
Também, é digno de nota o comportamento exemplar do Fôg.
Porque é que o Fôg, agora que as numerações são de 1 a 99, não retira o número de Santos, à imagem do que se faz nos Estados Unidos?

Cont'ó Fôg x Atlétic Minêr (ARGH!), é na eshpér nada duma equipa que tém Marcos na zaga. Portante... vai dar Fôg, tranquilamént.

Agora, é ganhar do Ihhh... mortal (ARGH!), para a competição mais importante da América do Sul: o Brão! :-))
Libertadores??? O qué isse, dé? (ris'sh)

No Cartola, mudei da liga do Rio para a do Amapá! Menos concorrência e mais possibilidades de ficar nos 100 primeiros! :-))

Ahhh, e Rochemback vem pró Sporting! Côme é ténhe Rochemback na máixxx álta consideração, eshtou conténtíssim'!!! :-))

abraces algarvish pra tôd'sh!!!

Chico da Kombi disse...

|

Bom dia amigos!

Copa do Chile 1962
Quartas-de-final: Brasil 2x1 Espanha. Aos 25 do segundo tempo, essa partida ainda estava 1 a 0 para a Espanha. Nilton Santos comete pênalti claríssimo em Abelardo. Dá dois passinhos malandros para fora da área e levanta os braços. O árbitro chileno Salvador Bustamante marca falta, não o pênalti. Amarildo, que substituía Pelé, marcou os dois gols da virada.

Força, Nilton Santos!

Abraços.

Anônimo disse...

Desconhecia o estado atual de saúde da Enciclopédia do Futebol.

Sei que ele não precisa morrer para entrar para a história. Ele já faz parte dela, e ela dele.

Sou fã de Nilton Santos e daquele Botafogo dos anos 50/60.

Filipe Araújo disse...

uma das homenagens mais justas que já li na blogosfera. que nilton santos percorra o caminho que o aguarda da melhor maneira. excepcional atitude de bebeto de freitas, aliás, vindo dele não surpreende.

abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Anônimo disse...

B O T A F O G O: NESSE TIME EU ACREDITO!!!
.
Gloriosas saudações alvinegras

Anônimo disse...

Puxa Chicão, também quero aprender escrever em negrito :o)))

Chicão, valeu pelo resumo do jogo Brasil x Espanha, com meus dois ultimos Neurônios, não conseguia lembrar dos detalhes, mas para o VDK, foi moleza :o)))

Essa é pro PC sobre Nilton Santos:
Assim que o Garrincha chegou ao Botafogo, foi treinar e quem marcou ele foi o enciclopédia, depois de uns dois dribles desconcertantes, chamou o técnico e disse: Contrata esse cara antes que ele vá para outro clube pois não vou conseguir marcá-lo.
Nilton Santos, grande jogador e excepcional figura humana.

Força Nilton Santos

Chico da Kombi disse...

|

Boa tarde amigos.

No dia 20/10/2006 o voudekombi postou sobre o Enciclopédia do Futebol. Quem tiver paciência e quiser conferir, basta clicar no número 2006, acima do "Chico da Kombi recomenda" e depois clicar em "postagens mais antigas" no final da próxima página.

Vou reproduzir o texto daquele post:

Era um amistoso na cidade do México: Botafogo x River Plate. Garrincha estava estraçalhando o beque Vairo. Nestor Rossi, o maestro da seleção argentina, chamou o lateral do River e aconselhou: “Quer melhorar teu futebol? Então faz o seguinte: aquele ali é o Nilton Santos, beque esquerdo como você. Vai lá perto, disfarça e passa a mão na perna dele. Só isso. Passa a mão que naqueles pés está o futebol de todos os beques do mundo".

Pés que jamais deram um bico na bola; reflexos que jamais foram traídos pelos efeitos de uma bola; atleta de equilíbrio assombroso, que jamais caiu no campo, a não ser derrubado. Nílton Santos, craque extraordinário que encarnou a prefiguração de toda a evolução tática do futebol moderno. Craque que viveu no campo duas faces de uma equipe, porque sendo zagueiro sempre teve alma e audácia de atacante. Nasceu com o talento de fazer gols e acabou glorificado pela arte de evitá-los.

Nilton Santos nasceu em 16 de maio de 1925 na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Exemplo maior de identificação com um clube no futebol brasileiro, vestiu a camisa do Botafogo por mais de dezesseis anos. Treinou pela primeira vez como atacante e foi mandado para a defesa pelo lendário dirigente Carlito Rocha. Tornou-se o maior lateral-esquerdo da história do futebol e em 1998, foi eleito para a seleção do século por jornalistas do mundo inteiro. Nilton Santos jogou 729 partidas e marcou onze gols com a camisa alvinegra. Estreou no Glorioso em 21 de março de 1948, na derrota de 2 a 1 para o América-MG e encerrou a carreira em 16 de dezembro de 1964, na vitória de 1 a 0 sobre o Bahia. Foi Campeão Carioca em 1948, 1957, 1961 e 1962 e Campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1962 e em 1964. Na seleção brasileira jogou 82 partidas e assinalou três gols. Estreou no dia 17 de abril de 1949, na vitória de 5 a 0 sobre a Colômbia e despediu-se na final da Copa de 1962, no Chile, na vitória de 3 a 1 do Brasil sobre a Tchecoslováquia.


Abraços.

Anônimo disse...

Boa tarde cearense ao VDK.
.
Parabéns ao VITÓRIA, grande rubronegro baiano, e aos seus milhares de torcedores pelos 109 anos!
.
Gloriosas saudações alvinegras.

DERLY. disse...

Caramba galera depois de uma semana
fechado para balança devido ao cata
clisma ocorrido no maraca recentemente que atingiu 10 pontos na escala richter que vai até nove estou de volta firme e forte para acabar com o mistério,afinal flamenguista é igual a er
va daninha e madeira de lei,tem em
todo lugar e verga mas não quebra HE HE HE HE cheguei num dia especial:homenagem ao NILTON e ABOLIÇAO DA ESCRAVATURA,se o chico liberar é claro cont.

DERLY. disse...

primeiramente os agradecimentos:
- chico(que legal voçe gostou da co
rrespondência,quando bati o olho no
jornal lembrei de voce),osvaldo e tar
cisio nobre foguenses,grato pelo cari
nho.
- xaruto(alô irmão um abraço a voce e
familia),PC,bea,ilustres representan
tes da raça rubro-negra.
- odair e sobrinha kika querida,obri
gado pela lembrança,alô odair valeu
pelos emails. cont.

DERLY. disse...

Por último um agradecimento a GIGI RED grande representante dos pampas
MUITO OBRIGADO pelo carinho e pela
atenção dispensada a esse mineiro can
gango flamenguista cinquentão,um abra
ço e um beijo,e pega leve com o xaru
to,ele agora está mais mais com voce.

cont.

DERLY. disse...

Por último as explicações por ter sal
tado da kombi em andamento:
- minha querida mãe fez uma cirurgia
de catarata ontem e graças a Deus es
tá tudo indo bem,mas eu e minhas ir
mãs tivemos que fazer um revezamento
4x100 para tomar conta e dar aquele
apoio.
- vou fazer dois concursos aqui no
df(cef e stf)então tive que optar,ou
a internet e o fute ou os estudos,co
mo as provas são em julho,cont.

DERLY. disse...

até lá vou passar aqui no VDK com me
nos frequência,mas não vou sumir e
nem mudar de time podem parar de come
morar HE HE HE HE apenas quero ver se
o curso que eu estou fazendo me dá al
gum retorno,e é isso juntei a fome com a vontade de comer,fiz uma desin
toxicação futebolistica num SPA,estou
dando uma força para a minha coroa por sinal tricolor das laranjeiras e
estou tentando engatar nos estudos
até a primeira quinzena de julho cont

DERLY. disse...

e é claro que senti a falta de todos
voces,mas a vida é isso mesmo,a gente
nem sempre consegue comandar o nosso
destino,quando pinta as coisas temos
que tentar resolver,termino por hoje
deixando um forte abraço ao chico e
demais kombeiros e kombeiras,peço des
culpas ao chico pelo abuso e atenção
prepar apontar detonar
MENGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
LIDER DO BRÃO RUMO A TÓQUIO HE HE HE
RONALDO FLAMENGUISTA DERLY RODRIGUES

Anônimo disse...

É uma figuraça, esse Derly!
.
Votos de plena recuperação para a sra. sua mãe na 1a. cirurgia. Votos de sucesso, também, na 2a. (afinal, temos 2 olhos... hehehe).
.
O VDK sente-se honrado com a sua volta e até manteve a frase da torcida alvinegra em dia, só lhe aguardando: "Soy loco por ti AMERICA" hehehehehehe
.
Gloriosas saudações alvinegras e, brincadeiras à parte, welcome ao VDKzão.

Anônimo disse...

Ronaldo Derly,
Show de bola do meu nobre amigo e incorrigivel rubro negro. O que importa é ser acima de tudo um rubro negro ... Na semana passada , inclusive naquele dia fatídico tambem levei meu pai ao medico para tratar de uma operação de catarata. Já tinha até feito todos os exames mas o cirurgião achou ainda desnecessário a cirurgia ... meu até brincou ... vou poder assistir a mais uma vitoria do Mengão ... talvez depois o jogo preferisse ter operado e não ter visto nada ... hehehe

Anônimo disse...

Rapazzzzzz,
O Candango veio com a corda toda, levei quase duas horas para ler seus posts.
É isso mesmo Candango Derly,
Sacode a poeira e dê a volta por cima.
Rumo à tóquio (figuraça)

Daqui a pouco a ordem é secar o Curingon.

Força Fogão vamu cozinha esse Galinho......

Anônimo disse...

Gostaria de saber de meu amigo Odair o que ele acha deste Dininho recém contratado pelo Mengão ... o a cara até ontem era jogador do Palmeiras... só que nunca ouvi falar ou vi jogar ...

Chico da Kombi disse...

|
Boa noite amigos Xaruto, Derly e Osvaldo Vasques!

Caro candango Ronaldo Derly,
Obrigado pelo carinho e pelo presente.
Saúde para a sua querida mãe e boa sorte nos estudos.

Cabañas neles!

Força Fogão!

Abraços.

Chico da Kombi disse...

|
Tarcisão, meu rei, te mandei um e-mail explicando os mistérios do negrito. hehehehe...

Abraço.

Wellingol neles!

DERLY. disse...

voltei para dizer que o nosso sobrinho querido ANTONIO CAPELINHA
FILHO DO IGREJA saiu do hospital hoje
e se encontra em casa finalmente,as
nossas orações foram ouvidas,OBRIGADO
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,e que tudo
corra bem com o nosso garoto.

QUE ALEGRIA ESSA NOTICIA

UM ABRAÇO GALERA RONALDO DERLY

Anônimo disse...

SALVE ANTONIO!!!!
SALVE IGREJA!!!!
SALVE D. SANDRA!!!!
OBRIGADO MEU DEUS!!!!

Odair Porcolino disse...

Boa Noite Chico e amigos Kombeiros.
.
Chico/Osvaldo:
Não posso falar muito de NIlton Santos.
Meu pai é que falava dele pra mim na minha infância. Falava de Djalma Santos, Bellini e Nilton Santos.
Se o meu falecido pai não me enganou, trata-se do melhor lateral esquerdo que já houve no futebol.
Que Deus possa fazer o melhor por ele. É um pena.

Odair Porcolino disse...

Derly.
"O bom filho a casa torna".
Que Deus possa estar com suas poderosas mãos sobre a vida da tua mamãe.
.
Que você possa ter em sua vida um pouco do retorno do carinho que você teve pelo pequeno Antonio.
Que o Senhor Jesus Cristo possa abençoar a tua mãezinha e ao Nilton Santos.
.
Fico feliz com teu retorno à este espaço.
Bom retorno Candando.

Anônimo disse...

Boa noite!

Derly,
Força nos estudos !
Saber que está tudo bem com você é o que vale.
Passe menos aqui, mas passe.
E que tudo continue correndo bem com sua mãe.
.
Agora essa do Xaruto que o pai dele talvez preferisse ter sido operado e não ter visto o jogo, quse me matou de rir.
Xaruto, você é incorrigível...
Mas você sempre me diverte amigo.
.
Osvaldo, não se irrite com as pessoas.
Já falei isso no JA, inclusive respondendo a um comentário do Motta, que me pedia algumas notícias.
Certos assuntos, como costumo dizer, não dão "Ibope".
Algumas pessoas preferem de brincar de "o meu é melhor que o teu".
Fazer o quê?
.
Vi uma vez uma entrevista com o Nilton Santos.
Lembro que me diverti muito.
É incrível como certas pessoas parece que "transpiram" futebol.

Odair Porcolino disse...

Xaruto, Legítimo Cabañas, digo Cubano.
.
O que posso falar do Dininho?
Teve uma boa passagem pelo São Caetano e em virtude disso, o Palmeiras repatriou o jogador do Japão.
.
Tem jogadores que enganam e quando vão pra outro clube, acabam por cair no ostracismo, pois o cara é pereba mesmo.
.
Mas existem jogadores que não se deram bem com determinados tecnicos, determinados sistemas de jogo, planos táticos, companheiros que jogam ao seu lado, etc.
.
Espero que o Dininho possa ter melhor sorte no Flamengo ou onde ele for jogar, mas acho ele um pouco lento e tem um defeito que muitos zagueiros tem. Mal posicionamento e marcam a bola em vez do adversário.
Boa sorte pra ele.
No Palmeiras não deu certo.

Anônimo disse...

Creio que depois desta opinião eu posso ficar preocupado com esta contratatação do Dininho ...
Gigi,
meu pai hoje está aposentado e não faz outra coisa a não ser acompanhar o futebol e principalmente o nosso Flamengo ... até agora não tive coragem de ligar para ele ... deve estar fulo da vida com o medico até agora ... hehehehe

Odair Porcolino disse...

Gigi, minha dama.
Obrigado pelos seus E-mails.
Manda que o trem é bom.
Kika, meu anjo verde.
Idem pra você.
Um beijo pra vocês, minhas amigas.

Odair Porcolino disse...

Xaruto, Legítimo Cubano.
.
Eu acho o Dininho um zagueiro regualar.
Não é um zagueiro a nível de seleção brasileira, mas pode dar certo no Flamengo, sim.
Espero que dê certo.

Anônimo disse...

Vou meter a minha colher: o Dininho do São Caetano era um ótimo zagueiro!
Isso, naquela fase em que o SC apareceu de verdade na mídia nacional. Era tranquilo, bom marcador, com bom senso de colocação e bom no cabeceio. Discordo, pois, do bacurão Odair.
.
Veja, Xaruto, que estou analisando o, então, zagueiro do SC. Hoje, não sei como ele está... De repente, um novo clube, grande, revigora e (re)motiva o jogador.
.
Agora, o cearense R. Angelim é muito melhor do que ele.
.
Uma notícia maravilhosa, a alta médica do pequeno guerreiro Antônio. DEUS NUNCA FALTA !!!
A família IGREJA merece essa dádiva divina. Parabéns ao casal.
.
Gloriosas saudações alvinegras e, mais uma vez, agradeço ao Chico o uso das letras em negrito.

Anônimo disse...

Odair,
li novamente seu comentario ... na 1ª vez achei que o cara era pereba ... li de novo e entendi o seu recado ... em todo caso mantenho a desconfiança ... lá no JA me disseram que ele até já foi convocado para a seleção brasileira ... desconheço ... como não sei quem é a figura ...

Anônimo disse...

Osvaldo,

se tem uma coisa que me deixa intrigado é um jogador conhecido ser um desconhecido para mim ... valeu pela sua opinião em relação ao Dininho ...

Anônimo disse...

Com relação ao Antonio, assim que soube de seu parto prematuro me solidarizei com Igreja e sua familia ... de lá pra cá foram poucos meus comentarios meus a respeito no JA e nenhum no Antonio's Blog mas mantive sempre contato com o Igreja via email acompanhando a batalha e orando pelo Antonio ... este dia era muito esperado e com certeza já mandei minhas felicitações ... Graças a Deus deu tudo certo e daqui para frente a familia Igreja viverá dias muito felizes ...

Odair Porcolino disse...

Xaruto, Legítimo Cubano.
.
Encerrando sobre o Dininho.
.
Acho que o Osvaldo tem razão quando diz que ele foi muito bem no São Caetano.
Mas no Palmeiras, não teve a mesma eficiência.
Não é possível que tenha desaprendido.
Se ele recuperar a sua confiança, tem tudo pra tomar o lugar do Argelim.
Nisso eu discordo do amigo Osvaldo e concordo com o Ledio.
Mas não posso flar do Argelim, pois não o conheço.

Chico da Kombi disse...

Boa noite amigos.

O pequeno Antonio Igreja é guerreiro, vencedor e merece o aconchego do lar.
Força Antonio!

Corinthians vai ganhando de 3 a 0 do Azulão e é o primeiro semifinalista da Copa do Brasil.
Vai enfrentar Fogão ou Galo.

Abraços.

Anônimo disse...

Linda homenagem.

Estive com a esposa dele no último dia 10, lá na clinica. ela falou que ele esta com pneumonia, bastante gripado. Que chorou demais ao ver a reportagem do falecimento de seu amigo Paulo Amaral, foi só ver a bandeira alvinegra sobre o caixão.. Que riu ao saber da vitória do América

Dia 16 de maio, dia do BOTAFOGO, a alma alvinegra faz 83 anos. O SENHOR BOTAFOGO, NILTON SANTOS, faz aniversário.
Queria tanto que a torcida amanhã no engenhão, estivesse fechando a arquibancada, e que no telão a torcida fosse avisada, deveriamos cantar o "parabéns pra você", uma homenagem em vida.

"Tu, em campo,
parecias tantos, e, no entanto,
Pra meu espanto, que encanto!
Eras um só: Nilton Santos"

Armando nogueira


Que ele ilumine o coração, os pés e a cabeça de nosso jogadores.

Orgulho de ser alvinegro !!!

Um abraço .....

Chico da Kombi disse...

Olá Beto Goifman!

Obrigado por seu depoimento no meu blog.

Força e parabéns, Nilton Santos!

Gloriosas saudações alvinegras.

Forte abraço.