27 maio 2008

Zenon

Nas décadas de 70 e 80, o meia Zenon fez muito sucesso nos gramados brasileiros.
Foi ídolo no Guarani e no Corinthians e também passou por Avaí, Atlético-MG, Portuguesa e seleção brasileira. Conquistou títulos por praticamente todos os clubes que passou. Nascido em Tubarão, interior de Santa Catarina, em 1954, Zenon começou sua carreira em 1971, meio que por acaso, no pequeno Hercílio Luz, do interior do estado. “Nunca pensei em ser jogador de futebol, mas depois que comecei acabei gostando e ficando. Tive uma ascensão muito rápida. Acho que era meu destino ser jogador de futebol.” Campeão Catarinense pelo Avaí em 73 e 75, o jovem meia começou a despontar para o cenário nacional. Zenon foi jogar no Guarani de Campinas, onde conquistou uma de suas maiores glórias, o Campeonato Brasileiro de 78, sobre o Palmeiras. Ele bateu o pênalti da vitória no primeiro jogo, mas ficou fora da segunda partida por suspensão.
A ligação com o Bugre dura até hoje e o ex-jogador lamenta o atual momento do clube. “O Guarani está num beco sem saída. A venda do Brinco de Ouro para um grupo de empresários é a única opção para saldar as dívidas do clube e poder montar uma equipe forte. É mais importante a sobrevivência do clube, do que a vaidade de pedir falência.” Apesar do talento indiscutível, Zenon nunca se firmou na seleção brasileira. Participou somente de seis jogos. Ele acha que faltou mais oportunidades, além da grande concorrência da época. Não ter disputado uma Copa do Mundo é a única tristeza que o meia teve em sua vitoriosa trajetória. Hoje, aos 54 anos, ele é comentarista de uma televisão em Campinas, dono de uma escolinha de futebol e ainda joga por times de Masters. Mesmo com um currículo tão extenso, Zenon teve um desejo que nunca foi realizado: jogar no Flamengo. ”Se tivesse que escolher um clube para jogar no Rio de Janeiro, seria o Flamengo, pela sua torcida maravilhosa. Tenho simpatia pelo Flamengo, mas sei que nunca teria lugar naquele time que tinha Zico, Adílio, Andrade, Carpegiani”.

** ** ** ** **
1124O meia Lucio Flavio já elegeu um espelho para o Fogão se guiar no jogo do Morumbi: o Boca Juniors, que tem se destacado nas partidas fora da Argentina pela Libertadores. Os O jogador lembra também que a numerosa torcida corintiana poderá se voltar contra o time caso o placar esteja adverso. a "Todo adversário que tem uma vantagem e consegue tomar conta do jogo acaba mudando o comportamento de uma torcida. Quem faz muito bem isso é o Boca, que é uma equipe que está sempre decidindo. Às vezes, no jogo dentro de casa, o resultado não é o esperado, como contra o Atlas. Fora de casa acabaram vencendo por 3 a 0. Temos que tomar isso como aprendizado. Temos 90 minutos na casa do adversário para fazer um resultado que nos dê a classificação", afirma o capitão botafoguense.
** ** ** ** **
124

19 comentários:

DERLY. disse...

Caramba estou sendo o primeiro hoje
então vou falar do zenon,que me lem
bra o time do bugre campeão brasileiro de 1978,com careca e zé
carlos ajudando a dar o brilho,por si
nal o ano em que cheguei no df para
morar e aqui estou até hoje graças a
Deus,zenon era o camisa dez clássico
bom de bola e pelo que sei bom de
caráter também,um abraço chico e tudo
de bom.
ronaldo derly

DERLY. disse...

kombi bacana essa hem chico,tai gostei da distinta,tem rolo não?

abraços ronaldo derly

Pédre Cóshta disse...

Bom dia!

Já tinha óvid o nome dêl, máixxx na sabia nada dêle enquant j'gador. Assim, com o têxt do noblíssim, é passê a sabér máixxx. Cáse pra dzér:
Munte prazér, Zenon! :-))

Noblíssim'Ódair, é eshquéci-me dessa pequena alteração!
:-))
Desde dia 18 de Mái é passê a dzér: Deshd que vi Tiuí a marcar um gôle de bicicleta, é passê a acreditar ém tude! :-))

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

Anônimo disse...

O Boca faz de qualquer estádio uma Bombonera.

Não sei se o Bota consegue o mesmo.

Anônimo disse...

Grande Zenon, jogador de grandes habilidades.

Tá vazia a kombi hoje, o pessoal tá guardando cartuchos para os jogos decisivos de amanhã.

Sport x Vasco (acho que vai dar Vascão, 3x0)

Flu x Boca (Acho que dá Boca 2x1 e dá Flu no Rio)

Curingon x Fogão (dificil, muito dificil mas acredito que aconteça um empate)
Se não for agora, nunca mais.
FORÇA FOGÃO A HORA É ESSA, WELLINGOL NELES!!!!
Desencanta Wellinton Paulista!!!!

Bom dia a todos, direto do Realengo e amanhã em Bauru, já tomarei o meu lugar logo cedo na Kombi do Chico.

Abraços

Chico da Kombi disse...

|

Bom dia candango Derly, noblíssim'Pédre e Carlos Pizzatto.

Como diria o saudoso Vicente Matheus: a kombi do Chico é invendável e imprestável.
:o)

Força pra segurar o empate, FOGÃO!

Abraços, abrace.

|

Chico da Kombi disse...

|

Boa viagem de retorno a Bauru City, Tarcisão.

Quem sabe, o Wellingol desencanta e faz 1 a 0 Fogão aos 3 minutos do primeiro tempo?!!
:o)))))

Força Fogão e Wellingol neles!

Abraço.

|

Anônimo disse...

ei tarcisão to esperando vc p/ jogao amanha kkkkkkkkkem casa kkkkkkk

Anônimo disse...

e´tarcisão vc naum manda recado fazem 2 dias, ta com medo????? de perder né... botafoguense é assim mesmo, mais vou esperar sua derrota em bauru no jd prudencia kkkkkk aquele abraço apertado

Leonardo Serafim disse...

Eu naum vi o Zenon jogar, mas dizem que foi o maior parceiro do Socrates na Democracia Corinthiana. Vale lembrar que ele ganhou 2 paulistas com o Timão

Chico da Kombi disse...

|

Boa tarde, Leonardo.
O Zenon era um camisa dez clássico, bom toque de bola, excelente visão de jogo e cobrava faltas muito bem. Foi o maestro do Bugre na conquista do Brasileirão de 1978.
Abraço.

Alô anônimo de Bauru, obrigado por seu comentário.
Abraço.

Força Fogão!

|

Anônimo disse...

Boa noite ... saudações rubro negras a todos do VDK ...
1) Odair,
eu concordo mais com a opinião do Chico ... o Palmeiras está favorito por causa do Luxemburgo ... não que o time seja ruim, pelo contrário, mas temos o Flamengo, Cruzeiro, Inter, São Paulo, Fluminense no mesmo nivel ...
2) Com relação ao Zenon digo que era um jogador que dava prazer em ver jogar ... camisa 10 classico e excelente passador de bolas e cobrador de faltas ... a concorrencia na epoca se chamava Zico que alem de fazer tudo o que ele fazia era artilheiro também ... algo que Zenon não era ...
3) O Ledio disse que o Cuca está com um pé no Santos e acho que se isso acontecer o Ney Franco será o novo treinador do Botafogo e provavelmente irá pedir o retorno do Clayton ... hehehehe ... esta foi para abalar ...
4) Gostei desta Kombi com 4 farois na frente ...

Chico da Kombi disse...

|

Hoje pela Série B:
Ceará X Brasiliense
Paraná X Bragantino
Avaí X Santo André

|

Chico da Kombi disse...

|

Boa noite, Xarutão!

Acho que o Cuca só sai do Fogão no final do ano. Mesmo se perder para o Corinthians... (toc, toc, toc)
Antes do Leão assumir o Santos, o Cuca foi procurado várias vezes pela diretoria do Peixe e disse NÃO.
Abraço.

Força Fogão!

|

Anônimo disse...

Fala Chico,
sei que voce não concorda comigo mas Cuca no Botafogo já está com o prazo de validade vencido há muito tempo ... uma mudança seria excelente para o Botafogo ... mas voces gostam dele ... fazer o que? ... sua passagem pelo Mengão me deixou com traumas ... não consigo gostar do Tecnico Cuca ...

Chico da Kombi disse...

|

Xaruto, eu gosto do Cuca. O que me incomoda nele é o pé-de-geladeira.
:o)
Mas acredito que a hora dele vai chegar e ele vai ser campeão.
Não é possível que a bola dele fique eternamente batendo na trave... uma hora entra!!!
E tomara que a bola do Cuca seja a Copa do Brasil.

Não inventa, Cuca!
Bota teu pé frio na fôrma!!!
:o)))

|

Anônimo disse...

Chico,
nos meu pitacos disse que o Corinthians saia vencedor desta semifinal contra o Botafogo ... não por que o time deles seja melhor mas pelo fato deles estarem rebaixados e usarem a CB como forma de dar a volta por cima ... se o Cuca conseguir superar o Corinthians será uma grande vitoria por este motivo ...

Odair Porcolino disse...

Boa Noite Chico e amigos Kombeiros.

Zenon?
Não jogava nada.
Neme ele, Renato Pé Murcho, Careca, Bozó, etc.

Depois foi pro Corinthians, onde acho que foi o melhor time que houve no Curingon, a saber dos que eu ví.

Nem que o Fogão fosse o último time do mundo eu torceria pros "Manos".

Força Fogão.

Chico, tá difícil de eu não colocar os pontinhos pra separação dos assuntos.
Vai ser ruim de me acostumar.
.
O tecnico nota 5, Emerson Leão "demitiu-se" no Santos.
Acho que com esse elenco não deve vir tecnico de 1ª linha.

Gigi. minha dama.
Mande notícias, por favor.
Arrume um digitador e "prega fogo".

Odair Porcolino disse...

pOr falt ade um, vai uma rélica, KKKK.
"ô vida marvada".