02 outubro 2007

30 Anos Sem Pelé

Há três décadas, no dia 1º de outubro de 1977, mais de 77 mil torcedores no Giants Stadium(Nova York), atletas e celebridades mundiais, além dos televisores em 44 países, acompanharam Cosmos e Santos, amistoso que marcou a despedida definitiva do Rei Pelé. Ele atuou o segundo tempo vestindo a camisa do Santos, clube no qual pretendia marcar o seu último gol da carreira. Mas o destino fez com que o seu único gol na partida fosse contra o Peixe: ele foi o autor de um dos gols da vitória do Cosmos, por 2 a 1. O Cosmos venceu o jogo, mas o futebol perdia o maior jogador de todos os tempos. Ao final de seu jogo número 1.367, Pelé não suportou a emoção e chorou ao receber as homenagens. Depois desta partida, o Atleta do Século ainda entrou em campo em outras oito ocasiões especiais, a última em 31 de outubro de 1990, em comemoração aos seus 50 anos.
Em 30/09/1977, esta carta apareceu nos jornais do Brasil:
Meu amor,
O que será da minha vida sem você?
A saudade já me invade. Covarde. Completa.
Não sei responder.
Tantos chegaram perto de conquistar meu coração. Leviana. Um dia nos pés do Mestre Ziza. No outro do Mestre Tim.
Em algumas noites eu pertenci ao Diamante Negro. Andamos de bicicleta. Apaixonados.
Mas nada que durasse muito tempo.
Alguns gringos me tratavam com carinho. Puskas galanteador. Di Stefano dono do mundo. Matheus gentleman.
Tudo muito formal. Ninguém me chamava de mulher, como diria Chico Buarque. Que aliás me namora. Amador.
A todos neguei meu amor.
Porque amor é uma coisa complicada. Não depende da vontade da gente. Se sente e só.
Então você me chegou. Menino. Sorrindo. Nunca perguntou meu nome. Sabia.
Nunca me chamou pra dançar. Já saimos dançando quando nos vimos.
Viajamos juntos para a Suécia. Você era de menor, mas ficamos no mesmo quarto. Ainda lembro quando aquele sueco veio com as travas da chuteira me agredir. Você me levantou no ar e sem me deixar cair, me fez deslizar até as redes.
E o mundo conheceu você.
E nós fomos conquistar o mundo juntos. On the road.
Lembro do olhar dos portugueses quando você driblou metade do Benfica e só parou quando chegou no Castelo de São Jorge.
Ou daquela vez quando me usou para se vingar do Botafogo de Ribeirão Preto.
Você me escreveu os mais belos versos de amor.
Mil vezes.
Lançou-me pelos ares rumo ao gol. E Viktor saiu correndo, ridículo. Sublime.
Mas você por vezes me enganava.
Um dia eu imaginei que você me mandaria para as redes de Mazurkiewicz.
Ele foi para um lado e eu para o outro e nós nos encontramos no infinito.
Mas seu maior prazer era me exibir nua para os corintianos.
Eles chamavam por mim, desesperados. Eu desfilava no quase. Mas voltava aos seus pés. Sempre.
Quando Vicente e Morais te torturaram eu me neguei a eles que perderam a Copa, perderam as eliminatórias, perderam o rumo.
Lembra quando nós faziamos um ménage a trois com o Coutinho?
Muitas vezes eu não sabia quem era quem.
Então os anos passaram e você me disse adeus em 1971.
Eu te gritei: Fica!
E novamente você me disse adeus em 1974.
Eu te disse: Volta!
Hoje um novo adeus percorre os lábios teus. Um adeus pra sempre.
Um adeus sem volta.
E eu me recolho casta. Para viver dos sonhos.
Sempre apaixonada.
Sempre tua,
A BOLA

178
-----x-----x-----x-----x-----x-----
17812
12
12
12

5 comentários:

Pédre Cóshta disse...

Linda homenagem, noblíssim Chique!!!

E essa carta, mé Dés... qui bêlêzurá!

abraces, noblíssim baiane e nom mensh noblíssim irecense!!!

Iara Alencar disse...

Xico!!
lindo
lindo
lindo...a bola que agora andas tão maltratada, andas por ai atras de alguem que a trate com o carinho merecido. Ela vai lembrar pra sempre de pelé.

Iara Alencar disse...

Xico, acredita que encontrei um nobre blogueiro de Irece na bahia?como o mundo é uma bola!!

Iara Alencar disse...

http://adaobraga.wordpress.com
Onde Moro?
Na cidade de Irecê - Ba.

Anônimo disse...

Brasileirão dos Sonhos:

http://carlospizzatto.blogspot.com/2007/10/brasileiro-dos-sonhos.html

Dê uma olhada. Abraços!