29 outubro 2006

Deco, "o mágico"

Hoje naturalizado português, o brasileiro Anderson Luiz de Sousa, mais conhecido como Deco, nasceu em São Bernardo do Campo(SP), no dia 27 de Agosto de 1977. Mudou-se ainda pequeno para o município de Indaiatuba, interior de São Paulo, onde deu seus primeiros passos no futebol. Iniciou a carreira de boleiro no Nacional (SP) e logo se transferiu para o Corinthians-SP, onde teve apenas duas chances para jogar. Chegou a Portugal através do Benfica, que o contratou junto ao Corinthians de Alagoas. Antes da transferência, ele defendia o Centro Sportivo Alagoano-CSA. Foi no Alverca que mostrou o seu futebol, passando ainda pelo Salgueiros, para depois ingressar no F.C.Porto, onde ajudou este a vencer dois campeonatos nacionais, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça de Portugal.
//
Deco recebeu numerosas e milionárias ofertas de grandes clubes como o
Bayern de Munique e o Chelsea, equipe do seu ex-treinador no FC Porto, José Mourinho, mas preferiu a oferta feita pelo Barcelona, inferior economicamente, porque sempre teve simpatia pelo clube e pela cidade espanhola. Antes de se transferir para o Barcelona, Deco era conhecido em Portugal como “o mágico”. Conquistou a titularidade na que é considerada uma das melhores equipes do mundo, o Barça, e ganhou o status de estrela juntamente com Ronaldinho Gaúcho e o camaronês Samuel Eto'o.
//
A estréia na
seleção portuguesa ocorreu a 29 de Março de 2003, diante do Brasil, precisamente o seu país natal. O jogo amistoso aconteceu no Estádio das Antas, na cidade do Porto, e terminou com a vitória de Portugal (2x1). Deco, que entrou aos 15 minutos do segundo tempo, no lugar de Sérgio Conceição, marcou o gol da vitória lusitana. O camisa 20 da seleção portuguesa foi considerado o melhor jogador europeu do ano, pela UEFA, em 2004. No mesmo ano, ficou em terceiro lugar no prêmio FIFA Player of the Year, e em segundo no Ballon D'Or do jornal France Football. Fez parte integrante da seleção portuguesa vice-campeã da Europa no Euro2004 e foi titular de Felipão na Copa do Mundo 2006, quando Portugal ficou em um honroso quarto lugar.

\o/

O camarada chega em casa e diz para a mulher:
- Faça suas malas!... de hoje em diante você vai morar com o meu amigo Ricardo!
- Como é que é o negócio?
- É isso mesmo que você ouviu!... acontece que eu apostei você no pôquer e perdi!
- Como é que você fez uma coisa dessas?
- Ora, roubando!



3 comentários:

Chico da Kombi disse...

Mestre Ambrósio,
Deco, France Football...
Lembrou de quem? hehehehe...

Anônimo disse...

Chico e Ambrosio,
a Bea não sai daqui...
Tenho cadeira cativa nessa kombi.
Ao lado de meus amigos.
Beijos aos montes,
Beatriz

Anônimo disse...

Acho que o curriculo dele diz tudo,dos melhores do mundo,ponto final por muito que custe engolir a muitos brasileiros...
ass ricardo pt