14 outubro 2006

Cristo Redentor, 75 anos





Curiosidades:
No projeto original, o Cristo tinha em um dos braços uma grande cruz e no outro um globo. Tal projeto foi batizado de "O Cristo da Bola".

Conta-se que Santos Dumont gostava de dirigir o trenzinho do Corcovado.
Um dos arquitetos que participaram das obras da estátua, Heitor Levy, era judeu e se converteu ao cristianismo. Antes do término da construção, colocou uma garrafa com a árvore genealógica de sua família no meio do concreto que corresponderia ao coração do Cristo.
Nos anos 30, os irmãos Dilson e Floriano Gonçalves subiam periodicamente no monumento e, mesmo sem proteção, lavavam a parte superior e a cabeça do Cristo com água, vassouras e barras de sabão.
O molde original da cabeça do Cristo Redentor foi arrematado em leilão, em agosto de 2001, pelo Instituto Municipal de Arte e Cultura (Rioarte) da Prefeitura do Rio por R$ 84 mil. A peça, construída em 1926 como base da construção do rosto da estátua, é de terracota e tem 70 cm de altura. No molde, o queixo do Cristo é mais fino, e os olhos são mais definidos. A peça pertencia à família de um ex-empresário do setor têxtil.
Medidas:
Localização - Alto do Morro do Corcovado, a 710 metros acima do nível do mar
Altura total do monumento - 38 metros
Altura da estátua - 30 metros
Peso da estátua - 1,145 toneladas
Altura do pedestal - 8 metros
Altura da cabeça - 3,75 metros
Peso da cabeça - 30 toneladas
Comprimento da mão - 3,2 metros
Peso de cada mão - 8 toneladas
Peso de cada braço - 57 toneladas
Distância entre os extremos dos dedos - 30 metros
Cronologia:
Século 16 - O morro é batizado de Pináculo da Tentação pelos portugueses.
Século 17 - O morro é rebatizado de Corcovado.
1824 - Primeira expedição oficial ao Corcovado, liderada por D. Pedro I. Abertura de acesso ao cume.
1859 - O padre lazarista Pedro Maria Boss se encanta com a beleza do morro e sugere à Princesa Isabel que se construa um monumento religioso no Corcovado.
1882 - Os engenheiros João Teixeira Soares e Francisco Pereira Passos conseguem a permissão de D. Pedro II para construir a Estrada de Ferro do Corcovado.
1884 - Inaugurada a Estrada de Ferro do Corcovado.
1921 - Reunião, no Círculo Católico, da primeira assembléia para se discutir o projeto e o local de construção do Cristo Redentor
1922 - Vinte mil pessoas fazem abaixo assinado solicitando ao presidente Epitácio Pessoa permissão para edificação da estátua. Em 22 de abril, é lançada a pedra fundamental da obra.
1923 - O projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa é escolhido, em concurso, para construção do monumento. A Semana do Monumento é organizada em setembro.
1927 - Início das obras
1931 - Inauguração da Estátua
1960 - A Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor, que administra e conserva o monumento, é substituída pela Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.
1973 - O Cristo Redentor é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN)
1980 - Recuperação da estátua para visita do papa João Paulo II.
1990 - O monumento é tombado pelo município do Rio de Janeiro. Começa uma ampla reforma e o Ibama assume a vigilância, limpeza e conservação da estátua e seu entorno.
2000 - Tem início o projeto Cristo Redentor, para recuperação do monumento.
2002 - são realizadas principais etapas das obras civis do projeto.
2003 - conclusão das obras do projeto.
\
Telegrama para o ditador
Na copa de 1938, Hitler exigia ser informado do andamento da seleção alemã na copa. O ditador esperava uma vitória na França para provar a superioridade de seu povo. Logo na estréia, o time empatou com a Suíça. Hitler foi informado do resultado e de que haveria um jogo-desempate. Nessa outra partida os alemães fizeram dois a zero logo no primeiro tempo e a expectativa era de goleada. Um telegrama de boas notícias foi enviado a Hitler, comemorando a passagem para outra fase. Só que no segundo tempo aconteceu um pequeno detalhe: a Suíça melhorou e virou o placar para quatro a dois!
\

\
Um velho e uma garota estão apaixonados e se casam. Mas por mais que o marido faça em termos de sexo, a garota nunca consegue um orgasmo. Eles resolvem procurar um terapeuta sexual. Este ouve atentamente e acaba dando uma sugestão:

- Contrate um desses garotos de programa e enquanto vocês estiverem fazendo amor, peçam-lhe que fique pelado balançando uma toalha sobre vocês, sempre à vista de sua esposa. Isto deve ajudá-la a fantasiar, o que deverá levá-la a vários orgasmos.
Eles voltam para casa e seguem os conselhos do terapeuta. Contratam um rapaz jovem e bonito que fica pelado abanando entusiasticamente a toalha enquanto o casal transa. Mas por mais que tentem não dá resultado, frustrando mais uma vez o casal. Eles voltam ao terapeuta que diz:
- Tá certo. Vamos tentar o inverso. Deixe o rapaz transar com sua esposa e você fica abanando os dois com a toalha.
Mais uma vez seguem o conselho. O rapaz deita na cama com a mulher e o marido abana com a toalha. O garoto de programa é realmente muito bom e a mulher grita de prazer, conseguindo múltiplos orgasmos. Com um sorriso, o marido dá um tapinha nas costas do rapaz que está sobre a mulher e diz triunfante:
- Tá vendo, zé mané, como se abana uma toalha?!!
\
\

5 comentários:

Arthur Virgílio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Arthur Virgílio disse...

Sem dúvida o cristo é um dos principais pontos turístico do Brasil. Nobre colega estarei te adicionando no meu blog, sempre que possível dê uma passada lá e deixe seu recado. Grato, Arthur

Arthur Virgílio disse...

Se possivel adicione o Jogo duro , aqui nos eu blog também.
abraços

Iara Alencar disse...

Oi querido
em algum dia eu ireo conhecer o cristo redentor...
beijos

Anônimo disse...

da-lhe chico,um abraço do tamanho do cristo pra voce amigo.