29 fevereiro 2008

Locomotiva Humana

Um atleta ágil, incansável e simpático. Que corria os 5 mil, os 10 mil metros e a maratona com o mesmo vigor, deixando para trás os mais bem preparados adversários.
E que sorria e acenava para o público. Parava durante a corrida, conversava com o público ao longe, que observava e admirava. Emil Zatopek conquistou o mundo, dominou as pistas e as ruas nas corridas em que participou.
Este tcheco deixou sua assinatura na história do atletismo ao conquistar três medalhas de ouro em provas de longa distância em uma Olimpíada. Isto foi nos Jogos de Helsinque(Finlândia), em 1952. No dia 27 de julho de 1952, Emil Zatopek chegava a três medalhas de ouro na mesma Olimpíada. Primeiro, garantiu a vitória em sua especialidade, os 10 mil metros, com 29min17. O atleta brincava que havia decidido correr também os 5 mil metros porque não tinha nada para fazer até a disputa da maratona. Já nas eliminatórias, Zatopek tornou-se o favorito das torcidas, pois conversava com outros corredores, parava na pista, acelerava o ritmo. Na final, venceu apertado, mas garantiu mais uma medalha de ouro. Só restava a maratona. Zatopek revelou mais tarde que, como não possuía nenhuma tática para correr os 42.195 metros, decidiu acompanhar o britânico Jim Peters, dono da melhor marca mundial na época. A certa altura da prova, o tcheco teria perguntado se o ritmo estava bom, ouvindo, como resposta, um ríspido "está lento".
Não teve dúvidas: disparou e não deu chances para nenhum outro adversário. Entre um passo e outro, ainda arriscou caretas para as câmeras de TV, que registravam uma sátira do próprio atleta se fingindo de cansado. Peters sequer terminou a maratona. A atuação impecável de Zatopek lhe renderia o apelido que o acompanharia para o resto de sua vida. Depois dos Jogos de Helsinque ele se tornaria a Locomotiva Humana. Emil Zatopek não era apenas um atleta espetacular. Era um homem carismático. E isso fazia com que sua popularidade somente crescesse com o passar do tempo. Seu nome, porém, passou a ficar conhecido quatro anos antes de sua consagração, na disputa dos Jogos de Londres, em 1948. O atleta tcheco garantiu uma medalha de ouro nos 10 mil metros e uma de prata nos 5 mil metros. Irreverente e inovador, ele conseguia chamar a atenção até mesmo fora das competições. Foi dele a idéia de um treinamento pouco comum, que mais tarde seria copiado por atletas do mundo inteiro. Em seus treinos para as provas mais longas, ele preferia correr vários trechos de 400 metros em alta velocidade. O público brasileiro teve a oportunidade de ver de perto o atleta tcheco. Em 1953, Zatopek disputou a mais tradicional prova de rua do atletismo brasileiro: a Corrida de São Silvestre. Naquele ano, todos os adversários lutavam mesmo era pelo segundo e terceiro lugares, porque o primeiro já tinha dono. Ele não decepcionou. Além de ganhar a prova, quebrou o recorde dos 7.300 m do percurso, fazendo o tempo de 20min30s4. Quando cruzou a linha de chegada, o segundo colocado estava a 500 m dele. Nascido na cidade tcheca de Koprivinice no dia 22 de setembro de 1922, Zatopek chegou a trabalhar numa fábrica de sapatos em sua cidade, antes de se dedicar integralmente ao atletismo.
O tcheco se aposentou em 1958, somando 38 títulos nos 10 mil metros. Sua despedida foi no Cross-country de San Sebastian, na Espanha, onde obteve a sua última grande vitória, aos 35 anos. Em 2000, Zatopek sofreu um derrame cerebral, passou 22 dias internado, mas não resistiu e, no dia 22 de novembro morreu, deixando, porém, a marca da agilidade, do talento e da simpatia da eterna Locomotiva Humana.

* * * * *
123
Os três últimos desejos de Alexandre – O Grande
Quando, à beira da morte, Alexandre convocou os seus generais e relatou seus três últimos desejos:
1 - Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2 - Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas); e
3 - Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões. Alexandre explicou:
1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.


* * * * *
123

12 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia VDK "abreviatura do Vou de Kombi".
Chicão, esse Alexandre sabia o que falar, não somos nada nessa terra de meu Deus.
O caso Leandro Amaral é muito estranho, agora não pode jogar no Flu e o Vasco o quer jogando, e ele não deverá atuar no Vasco????
Que embróglio, parece que o Flu tá despencando, e o Dodô já está sendo negociado, pelo menos é o que se anucia, como diz o amigo Mundy: Salvem o Flu..........
Deu goleada no clássico BotaxFla,
7x1 pro Fogão: explico: 7 indiciados no Bota contra 1 no Fla, já que não temos reservas, tiram uns 4 ou 5, pronto "cabou-se" o time.
Como disse o nobre Botafoguense Celso Ricardo no JA: Porque tanta má vontade contra o Botafogo?????
Força Fogão, contra tudo e contra todos.
Abs,
Tarcisio

Chico da Kombi disse...

Bom dia, Tarcisão!
Esqueci de agradecer ao amigo que me mandou o excelente texto do Alexandre - O Grande. Obrigado e desculpe a minha falta de educação.
O Leandro Amaral ainda interessa ao Botafogo (para a Copa do Brasil e Brasileirão), que está disposto a lhe pagar 150 mil reais de salário. Quem sabe?!
Somente no famigerado apito-amigo é que o Botafogo ganha(?!) do Flamengo de 7 a 1.
:o) ou :o(
Abraço, meu rei.

Força Fogão!
Força Norusca!

Anônimo disse...

Boa tarde cearense ao aniversariante da semana.
.
Como estamos ainda dentro do "pós-operatório imediato"(nas 24h), portanto, dentro do prazo de validade (hehehehe), desejo ao grande alvinegro de Irecê, saúde, paz, sucesso cada vez maior e felicidades plenas. 4.7... é um garoto !!! hehehehe.
.
Saudações alvinegras e...
B O T A F OGO O: NESSE TIME EU ACREDITO !!!

Anônimo disse...

Não carece não, Chicão. Prá nóis só o fato de vc colocar em seu Blog, já valeu. Mandei sua camisa da torcida Sangue Rubro, tá indo com seguro, caso não receba até sexta que vem, me informe. Não se esqueça de aparecer no Blog devidamente vestido :o))))
O Guará derrotou o Marilia por 1x0 e cada dia é mais líder.
Hj tem Norusca x Paulista, só tem uma coisa que pode atrapalhar uma boa vitória do Norusca: a Chuva que promete cair igual aquela de ontem em Salvador :o((((
Abração pro amigo e vamos com tudo prá cima do Mequinha (salvem o américa mas não domingo).
Força Fogão rumo ao título.
Força Norusca, de volta ao G4.
Abraces,
Tarcisio
Tava esquecendo: Comprei G pois não tinha GG, espero que sirva no amigo :o)))))

Anônimo disse...

Aí gente boa! Sinceros parabens para voce!!
Não comento nunca, mas sempre faço uma visitinha no VDK.
Roberto P.

Ruy Moura disse...

Estimado Chico, a lembrança do Zatopek é formidável. Li tudo sobre esse atleta e acho-o fascinante! Além de eu ser apaixonado pelo atletismo... por qualquer modaldade do atletismo...

A correr mesmo só vi o estupendo Carlos Lopes, ouro na maratona em 1980 (e vários títulos mundiais de cross, 10.000m e maratona), tendo perdido para um Lasse Viren supostamente dopado nos 5000 metros quatro anos antes (Lasse Viren nunca mais ganhou nada...)

Abração com SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Anônimo disse...

Cheguei a tempo de comer um pedaço do bolo???
Chico , mesmo atrasado um abraço de um amigo, amigo mesmo,qu elhe quer muito bem e estima sua disposição e alegria...
Vou de Kombi...sempre.

Anônimo disse...

Parabéns, atrazado.

A armação contra o nosso Botafogo continua...Agora querem o Montenegro;;hehehehehehe.
Acho melhor entregar a taça para o framerda.
Um abração.

Geninho.

Chico da Kombi disse...

Caros Osvaldo Vasques, Tarcisão, Roberto P, Rui Moura, Mestre Ambrósio e Geninho, obrigado pela visita e pelo carinho.
Abraços.

Força Fogão!

Anônimo disse...

Rapaz, choveu muito em Bauru mas foi antes do jogo, com o campo pesado só podia ficar no oxo
perdemos uma grande chance d e faturar 3 pontinhos :o((((
Tem nada não, vamos em frente que atrás vem gente.
Dependendo da punição do Cuca, ele ameaça deixar o futebol carioca.
Que coisa mais vexaminosa, e o ano nem bem começou.
Quero um Botafogo forte já, chega de trapalhadas.
Força Fogão, rumo ao título.
Boa noite a todos,
Tarcisio

Anônimo disse...

Entre várias incumbências, recebi uma em especial da minha mãe.
Ela pediu que eu entrasse neste blog para avisar ao dono do mesmo que ela deixou uma mensagem de felicitações pra ele no JA.
Gostei de ter vindo pois o blog é muito divertido.
Aproveito para deixar meus parabéns também.
Filho da Gigi

Chico da Kombi disse...

Obrigado, Filho da Gigi.
Eu vi a mensagem carinhosa que a Gigi Colorada me mandou no JA.
Valeu!
Abraço.

Tarcisão, o Norusca não podia deixar escapar esses dois pontos. Vai fazer falta no final. :(
Força, Norusca!