15 janeiro 2007

Toninho Cerezo



Antônio Carlos Cerezo fez parte da geração que encantou o planeta na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Por um infortúnio, teve sua carreira marcada pelo passe de presente ao atacante italiano Paolo Rossi, contra a Itália, que acabou colocando fim ao sonho do Brasil de conquistar o tetra na Espanha. "Reconheço o passe errado no fatídico jogo contra a Itália, mas faço questão de ressaltar que o Brasil não foi eliminado somente por aquele lance", defendeu-se Toninho Cerezo.
Com estilo clássico e muita vitalidade, só encerrou a carreira aos 40 anos de idade, sendo 24 deles dedicados ao futebol. Conquistou dois títulos mundiais interclubes com o São Paulo, em 92 e 93, quando foi eleito o melhor em campo.
Além de ídolo da torcida do Atlético-MG, o mineiro conquistou uma legião de fãs na Itália, defendendo Roma e Sampdoria. Mas seus primeiros passos como profissional foram longe da bola. Aos sete anos, o garoto se apresentava em companhia do pai como o palhaço Moleza em circos montadas na periferia de Belo Horizonte.
A carreira circense só terminou sete anos mais tarde, quando Toninho Cerezo foi descoberto por um olheiro do Atlético-MG nos campos de várzea, atuando pelo time do Ferroviário, no bairro de Esplanada. Apesar de demonstrar algum talento na arte de divertir as pessoas, Cerezo convenceu mesmo quando passou a brilhar com a bola nos pés.
Em 1972, fez sua estréia com a camisa do Galo, clube em que se tornou unanimidade. Depois de um começo tumultuado, no qual chegou a ser emprestado ao Nacional-AM, para adquirir experiência, o meia direita voltou ao Galo e a partir de 74 ganhou a posição de titular. Vestiu por dez anos consecutivos a camisa número 8 do Atlético-MG.
Com ela conquistou sete títulos mineiros - 76, 78, 79, 80, 81, 82, 83 - e foi por duas vezes vice-campeão brasileiro. Disputou 451 jogos, marcando 77 gols. Ao lado do artilheiro Reinaldo, formou uma das maiores equipes de todos os tempos do Galo e é lembrado até hoje como herói do título estadual de 76, acabando com a hegemonia de quatro anos do rival Cruzeiro.
Em junho de 1983, Cerezo foi negociado com a Roma por US$ 10 milhões, mesmo valor da transferência de Zico para a Udinese. Ele chegava à capital italiana com a responsabilidade de dividir o meio-campo com Falcão, chamado na época de "O Rei de Roma".
O frio e as diferenças culturais encontrados na Itália foram barreiras difíceis para Cerezo nos primeiros anos. Não conseguiu repetir o sucesso conquistado em Belo Horizonte, mas participou das campanhas vitoriosas em duas Copas da Itália, em 84 e 86.
Em agosto de 1986, se transferiu para a Sampdoria, onde voltou a brilhar. Foi apelidado de Pluto, pelas passadas largas e desajeitadas como as do cachorro do Mickey, nos desenhos animados. Conquistou um Campeonato Italiano e mais duas Copas da Itália.
Retornou ao Brasil em 1992 para atuar pelo São Paulo e esteve presente nas duas campanhas de títulos mundiais do tricolor em Tóquio, em 92 e 93. Antes de pendurar as chuteiras, Toninho Cerezo ainda atuou por Cruzeiro (94), Paulista (95) e América-MG (96). Na partida de despedida, atuou pelo selecionado do Atlético-MG contra o Milan em uma partida que terminou empatada por 2 a 2, no Mineirão, no dia 04/08/97.

12

12

12

12

12

12

12

\o/

______A Cegonha Sacana

Três cegonhas estão voando e uma pergunta à outra:

- Para onde você está indo?

- Vou à casa de um casal que há 10 anos está tentando ter um filho.

- Que bom!

- E você?

- Eu vou à casa de uma senhora que nunca teve filhos. Estou levando um lindo garoto.

- Que bom! Você vai fazê-la muito feliz.

- E você? - perguntam as duas para a terceira cegonha.

- Eu? Eu vou ao convento! (com um sorriso safado no bico). Nunca levo nada mas sempre dou cada puta susto nelas!!

\o/

Chico da Kombi



3 comentários:

Iara Alencar disse...

ola amigo
bom dia...

Anônimo disse...

Não vi toninho cerezo a jogar (nasci em 82), mas tenho um amigo um pouco mais velho do que eu que viu o mundial de 82 com 13 anos e que me diz que ele era fantástico.
Aliás, ele sabe essa selecção de 82 de cor! E costuma dizer-me: se o Brasil tivesse 1 centroavante do nível dos restantes jogadores da equipa...

Abraces, nobre baiane!

Chico da Kombi disse...

Parabéns Iara, pela pole position na kombi do Chico! Não te falei? Aqui é mole, mole postar primeiro!
Beijo, amiga.
:)))))))
\
Caro Pedro Costa, não sabia que você é tão jovem!! Tem idade de ser meu filho. Tenho 45 anos e sou pais de dois jovens, Daniel, 22 anos e Vanessa, 20 anos.
Abraço, garoto.
\
Mestre Ambrósio, na Copa de 82 deu tudo errado e com Dinamite também não ganhariamos. Estava escrito nas estrelas que aquele futebol maravilhoso não seria campeão.
Abraço, mestre.