31 janeiro 2007

Makelele

O jovem Claude Makelele iniciou a carreira no Nantes, um clube famoso como bastião do futebol ofensivo. Depois de estrear na primeira divisão pouco antes do seu 20º aniversário, ele logo se firmou como titular da equipe. Na temporada 1994/1995, Makelele formou uma dupla de volantes inesquecível com Christian Karembeu e cumpriu um papel fundamental no título nacional do Nantes naquele ano. Essa temporada dos sonhos também lhe rendeu a estréia pela seleção da França contra a Noruega, em Oslo, no dia 22 de julho de 1995.
\o/
Mas os talentos de Makelele não foram sempre apreciados. Em 1998, em meio a uma total indiferença, ele partiu para o Celta de Vigo, da Espanha. Dois anos fantásticos depois, o jogador juntou-se ao lendário Real Madrid e sua carreira realmente decolou. Não foi necessário muito tempo para que ele conquistasse uma série de títulos, incluindo duas conquistas do campeonato espanhol (2001 e 2003), uma Liga dos Campeões da UEFA (2002), uma Supercopa Européia (2002) e um Mundial Interclubes (2002).
\o/
Na seleção francesa, "Maké" firmou-se como titular depois de somente três jogos em cinco anos. Desde a aposentadoria de Didier Deschamps, ele provou com seus 1,74 m ser o parceiro ideal para Emmanuel Petit ou Patrick Vieira no meio da cancha francesa. Com seu senso de antecipação, energia inacabável e velocidade felina, o jogador nascido na República Democrática do Congo, antigo Zaire, finalmente começou a receber aclamação universal.
\o/
Depois de iniciar a péssima campanha da França na Coréia/Japão 2002 no banco de reservas, ele começou jogando a última partida da primeira fase contra a Dinamarca. Desde então, Makelele esteve sempre presente na seleção francesa e ficou de fora somente do amistoso contra a Bélgica, em fevereiro de 2004.
\o/
Em 2003, o Real Madrid transferiu Makelele para o Chelsea, uma decisão da qual muitos torcedores no Santiago Bernabeu se arrependeram. Ao dar uma proteção formidável à defesa de José Mourinho, Makelele contribuiu grandemente para os títulos da Premiership e da Copa da Liga conquistados pelo técnico português em sua primeira temporada em Stanford Bridge.
\o/
O auto-exílio de Makelele depois da Eurocopa 2004 somente sublinhou como ele era essencial para o esquema francês. Ao persuadi-lo a voltar, o técnico Raymond Domenech deu uma grande cartada. Makelele é um líder confiável que, depois de ficar de fora dos triunfos de 1998 e 2000, adoraria poder escrever seu nome nos anais da história esportiva francesa. Mesmo com 34 anos(18/02/1973), ele continua sendo um dos melhores volantes do mundo.
\o/

\o/\o/
_____Os clubes de Claude Makelele:
_____1992-1997
Nantes (FRA)
_____1997-1998
Olympique de Marselha (FRA)
_____1998-2000
Celta (ESP)
_____2000-2003
Real Madrid (ESP)
_____2003-2007
Chelsea (ING)


\o/

\o/

\o/

_________________Quando Eu Morri
_______________________(Marcelo Nova)
Quando eu morri em dezembro / De mil novecentos e setenta e dois / Esperava ressuscitar e juntar os pedaços / Da minha cabeça um tempo depois / Um psiquiatra disse / Que eu forçasse a barra / E me esforçasse pra voltar à vida / E eu parei de tomar ácido licérgico / E fiquei quieto / Lambendo minha própria ferida / Sem saber se era crime ou castigo / E se havia outro cordão no meu umbigo / Pra de novo arrebentar / Pois eu fui puxado à ferro / Arrancado do útero materno / E apanhei pra poder chorar / Quando eu morri suando frio / Vi Jimmy Hendrix tocando nuvens distorcidas / Eu nem consegui falar / E depois por um momento / O céu virou fragmento do inferno / Em que eu tive de entrar / Eu sentia tanto medo, só queria dormir cedo / Pra noite passar depressa / E não poder me agarrar / Noites de garras de aço / Me cortavam em mil pedaços / E no outro dia eu tinha de me remendar / E se a vida pede a morte / Talvez seja muita sorte eu ainda estar aqui / E a cada beijo do desejo / Eu me entorpeço e me esqueço / De tudo que eu ainda não entendi

\o/

\o/

O sujeito estava pescando na lagoa, às sete da manhã, quando começa a garoar. Ele, um pescador fanático, não liga para a garoa e continua pescando, mas meia hora depois já cai um verdadeiro toró e não tem mais escolha senão voltar pra casa. Ele chega ao lar e, frustrado, tira a roupa e se deita ao lado da sua esposa, que ainda dormia.

- Como está o tempo lá fora? - pergunta a mulher, entre bocejos, sem tirar a cabeça de baixo do travesseiro.

- Uma droga! Tá caindo um toró que parece que vai acabar o mundo!

- Há! Há! Há! Há! - ri a mulher - E o tonto do meu marido foi pescar!

\o/

\o/




Um comentário:

Chico da Kombi disse...

Valeu, mestre Ambrósio!