24 setembro 2006

Marinho Bruxa

Jogador de excelente habilidade, Marinho Chagas começou a carreira na modesta equipe do Riachuelo, do Rio Grande Norte, em 1969. No ano seguinte teve seu passe comprado pelo ABC-RN e em 1971 já estava jogando no Náutico-PE. A partir de 1972 a carreira do lateral-esquerdo decolou de verdade. Com a camisa do Botafogo-RJ, Marinho Chagas se transformou em um dos melhores jogadores da posição na época e acabou tendo a chance de disputar a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. A ofensividade era um dos pontos fortes de Marinho, mas também chegava a provocar a ira de outros. Houve muitos comentários de que por isso ele teria discutido seriamente com o goleiro Leão, depois da derrota do Brasil para a Polônia, por 1 a 0, pela disputa do terceiro lugar, na Copa da Alemanha, em 1974.
Marinho ficou no Botafogo até 1977 e se transferiu para o Fluminense em 1978. Apesar de ter sido um grande destaque no futebol carioca, ele jamais conquistou um título importante por equipes do Rio de Janeiro. Depois de atuar dois anos no futebol norte-americano (Cosmos, em 79, e Strikers, em 80), Marinho Chagas retornou ao futebol brasileiro para jogar no São Paulo Futebol Clube. Ele foi o lateral-esquerdo na conquista do título paulista de 1981, sobre a Ponte Preta. Em 1985, Marinho retornou ao futebol carioca para atuar no Bangu, mas não teve sucesso. Antes de encerrar a carreira no Harlekin, da Alemanha, em 1987, o lateral ainda atuou pelo Fortaleza-CE e América-RN, em 1986.
Francisco das Chagas Marinho, um dos melhores laterais da história do futebol brasileiro, hoje vive na Capital do Rio Grande do Norte, Natal, onde trabalha alugando carros buggys.

-------------------------------------------------------------------------------------------

A verdadeira bravura está em chegar em casa bêbado, de madrugada, todo cheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter peito pra perguntar: vai varrer ou voar?

3 comentários:

Anônimo disse...

Chico,
os homens solteiros sabem mais das mulheres que os casados; senão, também estariam casados .
Beijo (sem batom ,pra não dar briga em casa)

Chico da Kombi disse...

Dois caipiras estão conversando, quando um pergunta:
- Cê sabe me dizê quais são as mió coisa do mundo?
- Boi na invernada, cerveja gelada e mulher pelada!
- E as trêis pió?
- Boi doente, cerveja quente e mulher da gente!

//

Bea, casamento é um veneno que todo solteiro sabe que é veneno, mas quer provar...
Beijo.

Chico da Kombi disse...

Boa Mestre Ambrósio!!
Essa é do Festival de 1982!
Faz tempo...