29 setembro 2006

O Bahêa é Povão













O Esporte Clube Bahia, que está no porão do futebol brasileiro - a Série C ou “Terceirona” - é o time de maior torcida do Norte/Nordeste do Brasil, sendo nacionalmente conhecido por lotar estádios e atingir sempre as maiores médias de público. No dia 17.09.2006 o Bahia botou 46.311 torcedores na Fonte Nova para ver o time ganhar do Ananindeua-PA, por 1 a 0, pela terceira fase da Série C do Brasileirão. Estima-se que tenha hoje cerca de 5 milhões de torcedores em todo Brasil. À época do título de campeão brasileiro (1988) uma pesquisa curiosa apontou sua torcida como a quinta maior do estado de São Paulo, atrás apenas do Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. O recorde de público do Bahia foi na semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988, quando ganhou do Fluminense por 2 a 1, perante 110.438 espectadores na Fonte Nova.
Maiores Artilheiros do Bahia:
1) Carlito – 253 gols
2) Douglas – 211 gols
3) Hamílton – 154 gols
4) Uéslei – 140 gols
5) Osni – 138 gols
6) Vareta – 121 gols
7) Marcelo Ramos – 121 gols
8) Alencar – 116 gols
9) Biriba – 113 gols
10) Izaltino – 112 gols
11) Beijoca – 106 gols
12) Nonato – 102 gols
--------------------------------------------------------------------------------------------
O jogador Baiaco, que jogava no Bahia na década de setenta, foi ao médico reclamando de uma dor generalizada.

- Como é essa dor?
- Doutor, o meu corpo todo dói. Onde eu ponho o dedo dói. Se boto o dedo no peito, dói. Se boto o dedo na perna, dói. Se ponho o dedo na barriga, dói. O senhor sabe o que eu tenho?
- Deixa eu ver a sua mão, Baiaco!
- Mas que coisa, você apenas quebrou o dedo!
-------------------------------------------------------------------------------------------
O repórter da Rádio Sociedade perguntou ao Baiaco, que não jogaria o BAxVI, por suspensão, se o time ficava mais enfraquecido com a sua ausência:
- Não, o Bahia é forte comigo e sem migo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite,meu querido amigo!
Bahia é um estado de espírito.
Ser baiano não é pra qualquer um...independentemente do time pelo qual se torça.
Vc é um legítimo representante da alegria de viver dos baianos.
Gosto muito de vc.
Beatriz
P.S.:Ter 1,62m é ser baixinha? hehehe

Anônimo disse...

Ih Ambrosio...
1,62m e ainda distribuindo...não vai sobrar nada para mim! rsrsrs
Beijo meu querido amigo.

Iara Alencar disse...

Boa noite amigo.
Bem, nao sei como dizer, mas vou dizendo.
Nao poderei mais vir sempre em sua moradia, como ja falei antes, fui demitida do estado, e em casa nao tenho internet, entao nao pdoerei mais ficar aqui com voce.

Deixo meu beijo e meu abraço.
Esatrei indo pra anapolis visitar minha irmã.
Beijocas.

Chico da Kombi disse...

Iara, com esta panturrilha sarada não lhe faltará um novo emprego.
Boa sorte, amiga.
Não suma.
//
Bea e Ambrósio
A Bahia é o paraíso na terra!
Abraços.