19 junho 2007

Super Zé

O lateral-direito Zé Maria jogou durante 13 anos no Corinthians e, nesse período, foi a personificação da raça alvinegra. José Maria Rodrigues Alves, nascido no dia 18 de maio de 1949, em Botucatu (SP), mora no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, e trabalha num projeto da Febem."O objetivo desse trabalho é dar ao jovem infrator uma nova oportunidade. Eu tento passar para eles as dificuldades que eu tive na minha infância e consegui vencer", comenta Zé Maria, que é irmão do ex-ponta Tuta, que atuou na Ponte Preta. O Super Zé iniciou seus primeiros passos no futebol jogando nos times do Lajeado Atlético Clube (time de várzea) e Associação Atlética Ferroviária, de Botucatu. Zé Maria começou a carreira profissional na Portuguesa e chegou no Corinthians em 1970. Esteve na Copa do Mundo de 70 como reserva de Carlos Alberto Torres e em 1974 jogou a Copa da Alemanha como titular. Jogou no Timão até 1983, quando encerrou a carreira."Ele foi um dos melhores profissionais que eu conheci", elogia o ex-companheiro de Corinthians, Basílio, autor do gol do título paulista de 1977. Zé Maria entrou jogando no dia 25 de abril de 1971, numa tarde gelada de domingo de 8 graus no Morumbi, no célebre dia em que o seu Corinthians ganhou de virada do favorito Palmeiras por 4 a 3. O técnico Francisco Sarno escalou: Ado, Zé Maria, Sadi, Luis Carlos Gálter, Pedrinho, Tião, Rivellino, Lindóia depois Natal, Samarone depois Adãozinho, Mirandinha e Peri. Apitou Armando Marques, que expulsou Leivinha e Rivellino, e os gols foram marcados, pela ordem: César Maluco, César Maluco, Mirandinha, Adãozinho, Leivinha, Tião e Mirandinha.
178
178
-----x-----x-----x-----x-----x-----
178
178
Com apenas 19 anos e em sua estréia na Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel terminou com o carro da equipe BMW Sauber na oitava colocação do Grande Prêmio dos Estados Unidos, no último domingo. Com isso, tornou-se o piloto mais jovem da história a pontuar na categoria. “Foi fantástico, muito divertido. Estou muito contente. Acho que realizamos um grande trabalho. Só foi possível tudo isso graças aos mecânicos e engenheiros da minha equipe”, explicou o piloto, que ficou com a vaga do polonês Robert Kubica, vetado após um acidente na semana passada no Canadá. O posto anterior de pontuador mais jovem da história pertencia ao inglês Jenson Button, atual companheiro de Rubens Barrichello na Honda. Ele ganhou seu primeiro ponto na Fórmula 1 com 20 anos e dois meses no Grande Prêmio do Brasil de 2000. Apesar de toda alegria pela marca histórica, Vettel, que fará 20 anos no dia 20 de julho, destacou os problemas encontrados durante a prova dos Estados Unidos. Na largada, ele reconhece que precisou de habilidade para evitar uma batida. “Tive problemas na largada, fui obrigado a cortar a curva dois para evitar um acidente e perdi várias posições”, lamentou o alemão.
178
178
-----x-----x-----x-----x-----x-----
178
178
Naquela cidadezinha do interior, o turista entra na barbearia e pede para fazer a barba. O barbeiro espremeu o tubo de creme dentro da cumbuca, cuspiu dentro dela e, com o pincel, começou a fazer a espuma. Ao ver aquilo, o cliente perguntou, enojado:
- O senhor sempre cospe na cumbuca para fazer a espuma?
- Não senhor! Só quando vem turistas, quando o pessoal é daqui da terrinha, eu cuspo é na cara mesmo!
178
178


2 comentários:

Gerson Sicca disse...

Legal a lembrança do Zé Maria. A gente como o futebol mudou qdo se observa a condição econômica dos jogadores novos e dos da antiga. Hoje qquer perebão ganha muita grana. Meu pai sempre diz que naquela época dele os times do campeonato colonial pagavam mais que qualquer time profissional do interior. No RS, só grêmio e inter batiam o que se pagava no amador.
Olha a diferença pra hoje
Abraço

jose disse...

bela homenagem a um jogador que sintetiza o amor a camisa, um jogador de raça, fibra e tecnica....hoje ja não se ve mais isso...so o dindim importa...e não estão errados não , a vid ae que mudou muito....os valores hoje são outros....

AMBROSIO