25/08/06

Lenda da Erva Mate

Contam que um guerreiro guarani, que pela velhice não podia mais sair para as guerras, nem para a caça e pesca, porque suas pernas trôpegas não mais o levavam, vivia triste em sua cabana.
Era cuidado por sua filha, uma bela índia chamada Yari, que o tratava com imenso carinho, conservando-se solteira, para melhor se dedicar ao pai.
Um dia, o velho guerreiro e sua filha receberam a visita de um viajante, que foi muito bem tratado por eles.
À noite, a bela jovem cantou um canto suave e triste para que o visitante adormecesse e tivesse um bom descanso e o melhor dos sonos.
Ao amanhecer, antes de recomeçar a caminhada, o viajante confessou ser enviado de Tupã, e para retribuir o bom trato recebido, perguntou aos seus hospedeiros o que eles desejavam, e que qualquer pedido seria atendido, fosse qual fosse.
O velho guerreiro, lembrando que a filha, por amor a ele, para melhor cuidá-lo, não se casava apesar de muito bonita e disputada pelos jovens guerreiros da tribo, pediu algo que lhe devolvesse as forças, para que Yari, livre de seu encargo afetivo, pudesse casar.
O mensageiro de Tupã entregou ao velho um galho de árvores de Caá e ensinou a preparar a infusão, que lhe devolveria as forças e o vigor, e transformou Yari em deusa dos ervais, protetora da raça guarani.
A jovem passou a chamar-se Caá-Yari, a deusa da erva-mate, e a erva passou a ser usada por todos os componentes da tribo, que se tornaram mais fortes, valentes e alegres
.
“Amigo, boleia a perna / Puxe o banco e vá sentando / Enquanto a chaleira chia / O amargo vou cevando”. Lupicínio Ropdrigues

4 comentários:

Iara Alencar disse...

Oi amigo helio, nao deu para passar antes..desejo boa noite e otimo fim de semana.
Obrigada pel aexplicação dos finalistas brasucas...

a minha vida esta de cabeça virada meu amigo querido.
Eu tive uma promoção salarial em 1/07/06.
Mas agora o tse-tO revogou o ato e mandou o estado demitir todos.
Inlusive eu...
beijos e bom final de semana.

Iara Alencar disse...

"de Caá e ensinou a preparar a infusão, que lhe devolveria as forças e o vigor,"
hoje me dia existe o viagra pra isso...hehehhhe

chicodakombi disse...

Olá Iara
Fico na torcida para que as coisas se acertem para você.
Beijo.

Anônimo disse...

Por que nao:)