22 maio 2007

Irecê - Minha Cidade


A palavra Irecê é de origem indígena, e antes, a região onde hoje se encontra o município chamava-se Carahybas (Caraíbas), cujo significado é "pela água, à tona d'água, à mercê da corrente". A cidade está situada a 478 Km da cidade de Salvador, fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Pertence à bacia do São Francisco. Irecê é famosa e reconhecida pelo grande potencial agrícola e agropecuário, tendo recebido o título de "Cidade do Feijão" pelas grandes safras realizadas aqui nas décadas de 80 e 90. Além do feijão, também é famosa por ser a capital mundial da Mamona. Ocupa posição de status por ser a maior cidade da microrregião, tendo a maior população, e por ser a mais evoluída tecnologicamente. A microrregião de Irecê é composta por 19 municípios: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares e Uibaí.
Educação
A cidade possui um campus avançado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um campus da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), contando ainda com três faculdades particulares Uessba, Unopar e Educon. Irecê conta com uma ampla rede de educação particular.
Economia
A economia do município e região é baseada na produção agrícola, na pecuária, e no comércio local. O município foi o primeiro produtor de feijão do nordeste, e o segundo do País.
178
Fundação: 31 de maio de 1933
Gentílico: ireceense
Prefeito: Joacy Nunes Dourado
Mesorregião: Centro-Norte Baiano
Microrregião: Irecê
Área: 313,695 km²
População: 62.197 hab. (est. 2006)
Densidade: 198,3 hab./km²
PIB per capita: R$ 2.623,22 (IBGE/2003)

Em 1981, aos 20 anos de idade, Chico da Kombi mundou-se de Valente(BA), sua cidade natal, para fixar residência em Irecê.








178
178
178
178
178
178
178
178
178
178
178
-----x-----x-----x-----x-----x-----
178
178

Ponte Preta e Fortaleza abrem nesta terça-feira em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli, às 20h30, a terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro em uma partida que pode definir o líder da competição nacional. O time cearense é o ponteiro e único time com 100% de aproveitamento depois de duas rodadas. Já a Macaca é a quinta colocada com quatro pontos. Pelo lado do Fortaleza, a idéia é esquecer os bons resultados das primeiras rodadas e se concentrar na partida contra a Ponte Preta. O técnico Marco Aurélio fez questão de lembrar o quão importante é vencer fora de casa na competição nacional. “É uma amostra do quanto a Série B é equilibrada. Vencer fora de casa é muito difícil e conseguimos com méritos”, comentou o treinador.
Veja o sobe e desce do Fortaleza no Brasileirão:
2000 - 0 na Série B
2001 - 10º na Série B
2002 - 0 na Série B
2003 - 23º na Série A (Rebaixado)
2004 - 0 na Série B
2005 - 13º na Série A
2006 - 18º na Série A (Rebaixado)
2007 - Líder da Série B (até a 2ª rodada)

11 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Tricolor de aço na ponta. Para mim é o grande candidato na Série B.

Anônimo disse...

Simpática, sua cidade. Mais uma neste Brasilzão de Deus.

Pennelope disse...

oi xico
bela cidade...
parabens
mas paraiso do tocantins, minha cidade ano fica atras nao.
beijos.

jose disse...

Irecê cidade de gente batuta....Chico muito bonita a homenagem á cidade que te acolheu e que te fez homem.....ja tem o titulo de cidadão honorario? posso providenciar, masai vai ter que meter um terno e tirar a barba, que tal?

Anônimo disse...

Chico, jogo interessante esse de hoje entre POnte e Fortaleza. Torço para que o time cearense suba.

Chico da Kombi disse...

Mestre Ambrósio, há 23 anos que não tiro a barba por completo. E paletó, usei uma única vez na vida - no dia do casório.
[]

jose disse...

Chico por isso memsoa aposta, conheço o amigo de longa data....hahahahah sabia que esta barba e paleto não combinam.....tambem não faço a barba por completo a muitos anos e casamente de peleto so os dos outros....e olhe la.

Gerson Sicca disse...

Caro Chico, legal que mostraste tua cidade no blog. Assim a gente conhece um pouco mais do Brasil. No nordeste conheço um pouco de pernambuco, alagoas e rio grande do norte, e posso dizer que gostei muito da região.
Te convido pra entrar no meu blog. O endereço é limponolance.blogspot.com
Abraço

cjb disse...

E dá-lhe Irecê!

Acelera Kombi do Chico!

Anônimo disse...

Poxa.. custava falar um pouco mais da sua cidade natal? faltou consideração e amor á sua origem..
eu sou valentense moro longe e gostaria de ter informacoes sobre a minha cidade... moro em sao paulo capital mas sou apaixonada pela bahia e por valente.. tive poucas oportunidades de estar la e queria vê-la, saber o que ha de novo.. mas em nenhum lugar encontro fotos da minha cidade natal... se voce tiver acesso à nossa cidade peco que me envie algumas fotos ou ate mesmo noticias sobre a minha cidade que eu tenho tanta vontade de voltar..!

meu nome eh helloisa senna... esse eh o meu MSN: hello_senna@hotmail.com
ficaria feliz com uma resposta!

Anônimo disse...

Poxa.. custava falar um pouco mais da sua cidade natal? faltou consideração e amor á sua origem..
eu sou valentense moro longe e gostaria de ter informacoes sobre a minha cidade... moro em sao paulo capital mas sou apaixonada pela bahia e por valente.. tive poucas oportunidades de estar la e queria vê-la, saber o que ha de novo.. mas em nenhum lugar encontro fotos da minha cidade natal... se voce tiver acesso à nossa cidade peco que me envie algumas fotos ou ate mesmo noticias sobre a minha cidade que eu tenho tanta vontade de voltar..!

meu nome eh helloisa senna... esse eh o meu MSN: hello_senna@hotmail.com
ficaria feliz com uma resposta!