12 maio 2007

Bota, O Belo!

O Botafogo Futebol Clube de João Pessoa ou simplesmente Belo, como é chamado carinhosamente por sua torcida, foi fundado no dia 28 de Setembro de 1931, é o maior clube de futebol do estado da Paraíba e o maior vencedor de campeonatos estaduais, com 26 títulos de Campeão Paraibano.
A expressão BELO, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio de Abreu e Lima, conhecido por Tônico, na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.
Em 1980, o Botafogo-PB foi apelidado pela revista Placar, como o "Matador de Tricampeões". Essa denominação surgiu devido as vitórias sobre o Flamengo e o Internacional no Campeonato Brasileiro daquele ano. Esses dois clubes, no mesmo ano, tornaram-se tricampeões de seus estados e foram derrotados por um dos melhores elencos da história do Botinha:
06/03/1980 Botafogo(PB) 2x1 Flamengo(RJ), no Maracanã;
13/03/1980 Botafogo(PB) 2x1 Internacional(RS), no Almeidão.
O Botafogo paraibano participou sete vezes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro: 1976:25º; 1977:57º; 1978:25º; 1979:38º; 1980:20º; 1985:19º; 1986:39º.

Em 2007 o Belo não foi bem no campeonato estadual da Paraíba e terminou em um decepcionante 6º lugar, ficando fora da Série C do Campeonato Brasileiro.


____________________Estádio Almeidão
Nome Oficial: José Américo de Almeida Filho (Almeidão)

Capacidade: 45.000 espectadores
Recorde de Público: 44.267: Botafogo-PB 2x0 Campinense (Final do Paraibano/1998)
Dimensões: 110x75 metros
Data de Inauguração: 09/03/1975
Jogo Inaugural: Botafogo-PB 0x2 Botafogo-RJ
Primeiro gol: Tiquinho (Botafogo-RJ)

Localização: Bairro do Cristo Redentor, João Pessoa, Paraíba
178
178
-----x-----x-----x-----x-----x-----
178
178
178
Uma mulher está na cama com o amante quando ouve o marido chegar. Assustada, vai logo recomendando ao amante:
- Depressa, fique de pé ali no canto.
Rapidamente, ela cobriu o corpo do amante com óleo e salpicou com talco. E acrescentou:
- Não se mexa até eu mandar. Finja que você é uma estátua. Eu vi uma igualzinha na casa dos Almeida!
Nisso, o marido entra e pergunta:
- O que é isto?
Ela, fingindo naturalidade:
- Isso? Ah, é uma estátua. Os Almeida botaram uma no quarto deles... Gostei tanto que comprei esta igual para nós.
E não se falou mais da estátua. As duas da madrugada, a mulher já estava dormindo e o marido ainda vendo televisão. De repente, o marido se levanta, caminha até a cozinha, prepara um sanduíche, pega uma latinha de cerveja e vai para o quarto. Ali, dirige-se para a estátua e diz:
- Toma, come e bebe alguma coisa, seu filho da p*ta! Eu fiquei dois dias, que nem um idiota, no quarto dos Almeida e nem um copo de água me ofereceram.
178 .

6 comentários:

Anônimo disse...

Belo escudo, do Botafogo-PB.

Na verdade, é meio rubronegro hein!?

Ruy Moura disse...

Caro Chico da Kombi, temos em comum muitas coisas, mas especialmente uma enorme paixão pelo Botafogo e [no meu caso] uma grande simpatia por Kombis, mas creio que o Chico está rotundamente enganado sobre a solidariedade em Portugal. Não há angolanos a querer voltar, nem brasileiros, por enquanto. Ao contrário, querem ficar, como se verifica pelo aumento da emigração (10% da população trabalhadora é estrangeira actualmente) e das naturalizações. A elevação do nível de vida, apesar das recessões mundiais, e o esforço de naturalização de estrangeiros tem sido enorme, bem como os apoios aos PALOP. Portugal, que possui milhares de portugueses no Brasil, os quais foram bem recebidos [apesar das anedotas, que de todo não correspondem à realidade] retribui hoje guarida a milhares de brasileiros à procura de melhoria de vida que o seu país não proporciona. Portugal, depois de se libertar de 50 anos de ditadura, modernizou-se, tem altos dignatários em elevados cargos na Europa e na ONU – ao contrário do isolacionismo fascista de Salazar -, subiu extraordinariamente os seus níveis de qualidade de vida e encontra-se em 28º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano - um lugar de país desenvolvido. Acrescento que aprecio muito o seu blog, apesar das anedotas de portugueses, em vez, provavelmente, de anedotas dos rivais argentinos – o que faria muito mais sentido do que zurzir num País irmão. O blog tem bom gosto, é bem escrito e evidencia uma pessoa com postura e gostos muito interessantes.

Chico da Kombi disse...

Caro Rui, obrigado por sua visita.
Nada tenho contra Portugal.
Já deletei a charge.
Me desculpe.

Anônimo disse...

No momento em que pintou a estrela de vermelho, o Belo superou a filha que se prostitui e transa com cavalos para distrair a multidão que toma cachaça na zona.

Anônimo disse...

Boa tarde.

BOTAFOGO F.R. x BOTAFOGO F.C. (PB)
Total de jogos – 4
Vitórias do Botafogo F. R. – 3
Vitória do Botafogo F. C. – 0
Empate – 1
Gols do Botafogo F. R. – 6
Gols do Botafogo F. C. – 2
Obs: Botafogo Futebol Clube.

Os jogos:
25 / 09 / 1960 – Botafogo F. R. 3 a 2 (Amistoso).
27 / 05 / 1962 – Botafogo F. R. 1 a 0 (Amistoso).
09 / 03 / 1975 – Botafogo F. R. 2 a 0 (Amistoso).
01 / 09 / 1976 – Empate 0 a 0 (Camp. Brasileiro).

Saudações Botafoguenses. Nasci em Botafogo e gosto do clube de GENERAL SEVERIANO.

Anônimo disse...

Oi.

OS BOTAFOGOS INAUGURANDO:

BOTAFOGO 2 x 0 BOTAFOGO-JP (PB)
Data: 09 / 03 / 1975
Local: José Américo de Almeida Filho, João Pessoa
Renda: 180 mil
Público: 25 mil
Árbitro: ?
Competição: Amistoso
Gols: Tiquinho, aos 30 segundos e Nílson Dias, aos 40’ do 1° tempo
Botafogo: Wendell (Ubirajara Alcântara), Miranda, Mauro Cruz, Osmar (Chiquinho Pastor) e Ademir Vicente; Carbone (Dodô), Marcos Aurélio e Tiquinho; Cremílson, Fischer (Ferretti) e Nílson Dias (Puruca). Técnico: Zagallo
Botafogo-JP: Salvino, Molinas (Calvert), João Carlos, Celso e Evandro; Luís e Odeon; Geo (Pedrinho), Benício, Baltazar e Serginho (Erasmo). Técnico: ?
Obs: 1. Inauguração do estádio; 2. De acordo com o ‘JS’, de 11-03, o segundo gol do Botafogo foi de Nílson Dias e não Fischer.
Fontes: Jornal do Brasil e Jornal dos Sports (de 10 e 11-03).

Saudações Alvinegras.