12 dezembro 2007

Meu Estádio

Em 1982, o meu Glorioso Botafogo jogou em Irecê, contra o Internacional, clube amador da cidade vizinha de João Dourado-BA, ex-povoado de Canal. O Botafogo era treinado pelo ex-goleiro Félix, tricampeão mundial na Copa 70 e tinha como destaques o meia Mendonça, o apoiador Alemão, o goleiro Paulo Sérgio e o lateral baiano Perivaldo, o Peri da Pituba. O Botafogo ganhou de 7 a 1 e ainda teve quatro gols anulados. O incrível é que eu, botafoguense roxo, já morava em Irecê e não fui a esse jogo. Na época, eu era bancário no finado Baneb e estava de férias na capital paulista. Só fiquei sabendo que o Fogão jogou em Irecê quando retornei ao trabalho. Ó vida! Ó azar! 1212:(
1
BOTAFOGO 7x1 INTERNACIONAL DE CANAL(BA)
Data: 01/04/1982
Local: Estádio Joviniano Dourado Lopes (Irecê-BA)
Árbitro: Jorge Alves
Competição: Amistoso
Botafogo:
Paulo Sérgio(Luiz Carlos), Perivaldo(Gaúcho Lima), Gaúcho, Oswaldo e Washington; Alemão, Almir e Mendonça(Josimar); Geraldo(Édson), Té(Mirandinha) e Ziza(Silva).
Técnico: Félix Venerando.
Internacional de Canal:
Mazinho, Dedé, Agamenon, Raílton(Luís Carlos) e Jaílton(Jadir); Jânio, Serginho(Gilmar) e Pita; Teo, Caio e Jorge.
Técnico: Não divulgado.
Gols: Perivaldo, Gaúcho, Mendonça, Silva, Édson e Josimar(2) para o Botafogo; Dedé para o Internacional de Canal.
.
Veja fotos do majestoso Estádio Municipal Joviniano Dourado Lopes, com capacidade para 5.000 pessoas, onde já pisaram as chuteiras do meu ídolo Mendonça. Registro fotográfico de Vanessa Arcanjo, dia 08/12/2007:

9 comentários:

Pédre Cóshta disse...

ESH PEC TA C LÁR!!!
Adorei as fót'sh!!! É adór eshtádi'sh p'quen'sh e esse eshtádi' "é umá gráçiiinhá, né?"

Noblíssim Chique: essa pose de g'lêre na m'engana!
Noblíssim minêre e vilavelhénse Ambrósi': Parece que nem eu nem o Ambrósi' iremos pra golêr do Fôg! Não acha que se Montenegro, Bebeto ou Cuca virem a fót do noblíssim Chique no gol, o contratarão lóg prá ser o g'lêr do Fôg em 2008?
É eshtou cá d'shconfiád que sim!

Noblíssim Chique, há uns anos o Sporting veio a Faro jogar com o Farense (à 6ª ou 7ª jornada, por aí) e eu não quis ir ver porque a época tinha começado mal.
O Farense desceu e não mais o Sporting veio jogar em competições oficiais ao Algarve.
Pois bem, o Sporting ganhou 3x1, com um hat trick (não me recordo do nome específico; foi 1 de cabeça, 1 de pé direito e 1 de pé esquerdo) de Jardel e foi a arrancada de Sporting para o seu último título.

Eshtom'sh junt'sh no clube de p'rdér jóg'sh d'sh nósses club'sh nas nossas cidád'sh!

abraces, noblíssim baian e nom mensh noblíssim irecénse!!!

snoopy em p/b disse...

pô, chico, não acredito que vc perdeu esse jogo.... hehehe
eu me lembro que em 88, o botafogo veio fazer um amistoso com o gama, no bezerrão. fiquei todo empolgado e o resultado foi 2 x 1... pro gama. um amigo do meu pai fez um gol no meu time de coração e riu demais da nossa cara...
dois anos depois, com o time já campeão carioca, o time voltou a jogar contra o gama e o placar foi o mesmo... puts!!! heheeh
saudações botafoguenses!!!

Chico da Kombi disse...

Noblíssim'Pedro e caro Snoopy,
Eu vi o Botafogo jogar ao vivo e em preto e branco apenas duas vezes: no Barradão, em 1995, Vitória 2x2 Botafogo; e em 2000, na Fonte Nova, Bahia 2x0 Botafogo. Os dois jogos pelo Brasileirão.
Em 2008, se Deus quiser, estarei no Barradão para Vitória x Botafogo, pela Série A.
voudekombi ver o Fogão! :o)
Abraces e abraços.

Anônimo disse...

Presente, Pedro ja cedi meu lugar pro Nobilissimo Irecence, ele tem mais traquejo de gol que eu..que ja joguei em "estadios" bem menores que este...
Certa feita um senhoir de chapeu de palha encostou ao poste direito e pegou uma laranja menor que uma bola de ping pong, arancou da cintura uma peixiera de 30 cm de lamina e se pos a descascar a dita assim falando:- goleiro se meu time perder acho que vai ter confusão....joguei 45 minutos sem entrar na pequena area...era a distancia minima com um minimo de segurança....apos o jogo rimos muito tomando uma mardita no boteco, mas por via das duvidas ano seguinte joguei pelo time da casa...

Anônimo disse...

Chicão, meu amigo.
Esse Mendonça também jogou no meu Verdão. Belo jogador.
Pena que quando ele passou pelas bandas de Parque Antártica, o time merecia mais dez da estirpe dele.
.
Esse "estádio" me faz lembrar dos "estádios" do Primavera de Jundiaí e do Guapira da capital, clubes que disputam a 3ª divisão do Paulista.
.
Abraços verde esperança, nobre Chico.
Odair Porcolino.

Chico da Kombi disse...

Mestre Ambrósio,
Olha a facaaaa!!!
:o)
\
Caro Porcolino,
O Mendonça era craque pé-de-geladeira. Nunca foi campeão.
Na equipe de Palestra Itália, Mendonça quase conquistou seu único título como jogador. Na época, ao lado de Jorginho, Mirandinha, Edmar, Lino e Éder Aleixo, Mendonça foi vice-campeão paulista.
\
Abraços.

Anônimo disse...

Seu blog está muito bom!
que pena que você não assistiu ao jogo do Botafogo de Futebol e Regatas em nossa cidade Irecê BA,eu tive esse prazer!
Valeu!saudações Betolino

irecê disse...

Eu era botafoguense na época. Mas alguma coisa fazia eu torcer p/ internacional, não sei por quê. Talvez um time pequeno ganhando teria mais graça...

Jonas Dourado disse...

Se não me engano, o árbitro do jogo foi o finado Robério Dourado, famoso árbitro no futebol ireceense naquela época. Inclusive, expulsou Perivaldo. Iludido e inocente, eu era botafoguense naquela época. Os meus colegas falavam que o Botafogo jogou na roça. Eu ficava magoado: não sei se era o fato do time carioca jogar num campo de terra batida ou chamavam Iercê de roça. Hoje seria a segunda opção.