24 dezembro 2007

Goleiro Manga

O goleiro Ailton Corrêa de Arruda, o Manga, nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 26 de Abril de 1937. Em 1955 Aílton recebeu a alcunha de Manga. “Ganhei o apelido por causa do goleiro do Santos, que era o papão da época e se chamava Manga. Não foi por gostar da fruta. Tenho horror a manga”, explicou em entrevista da época, talvez constrangido. Mais para frente, a versão mudou, com a inclusão de um primo na história. “Ele me disse que, por causa da minha varíola, minha cara ficou com crateras do tamanho de mangas. Pegou o apelido”, afirmou, duas décadas depois. Em 1959, Manga deixou o Sport Recife para consagração no Botafogo. No total, foram quatro títulos estaduais e três do Torneio Rio-São Paulo em nove anos defendendo o clube da Estrela Solitária. Todos com os dedos tortos, resultado de fraturas mal-recuperadas que recusaram uma cirurgia corretora paga pelo próprio Carlito Rocha, lendário presidente do Botafogo na época. As boas atuações de Manga no Rio de Janeiro valeram a ele a convocação para a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Apesar de ser originalmente reserva, ele acabou assumindo a vaga de Gilmar na partida contra Portugal. A derrota por 3 a 1 para o time de Oto Glória serviu não apenas para selar a eliminação do Brasil no Mundial como para encerrar o ciclo de Manga na seleção, da qual foi banido após ser pego acompanhado na concentração. Não foi, nem de longe, o melhor momento da carreira do goleiro. Na conquista do Campeonato Carioca de 1967, contra o Bangu, Manga foi um dos responsáveis pelo placar de 2 a 1 que evitou o bicampeonato dos alvirrubros. Ainda assim, não foi perdoado pelo grande botafoguense João Saldanha, que o acusou de ter facilitado no lance do segundo gol do Bangu, anulado pelo árbitro Antônio Viug. No primeiro encontro entre os dois após a partida, João mostrou o porquê do apelido de “João sem medo”: deu um tiro para o chão, do qual Manga escapou em desabalada carreira, saltando um muro e deixando o Botafogo em 1968, depois de 445 partidas. Em 1982, aos 45 anos, Manga encerrou a vitoriosa carreira defendendo o gol do Barcelona de Guayaquil. Ele mora em Miami, nos Estados Unidos, onde ensina futebol à colônia hispânica local.
00A trajetória do goleiro Manga:
1955-1959 – Sport(PE)
1959-1968 – Botafogo(RJ)
1968-1974 – Nacional(Uruguai)
1974-1977 – Internacional(RS)
0000-1977 – Operário(MS)
0000-1978 – Coritiba(PR)
0000-1979 – Grêmio(RS)
1980-1982 – Barcelona(Equador)
12

* * * * *
XXXÉ Natal!
Tempo de Advento.
Reafirmemos nossos compromissos de solidariedade e justiça, transformando toda fé e esperança em algo concreto e positivo para a sociedade. Feliz Natal para as amigas e os amigos da kombi do Chico!
12

7 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Natal a todos participantes deste espaço simpático e divertido.
Que a noite de Natal nos traga reflexão sobre o valor da família, dos amigos e até dos desconhecidos em nossas vidas.
A importância da amizade, sinceridade, fraternidade entre todos na busca de um mundo sempre melhor.
Que a celebração do nascimento de Cristo, desperte em nós a consciência da importância destes sentimentos para a concretização deste mundo melhor.
Beijos para todos

Anônimo disse...

Que figuraça este Manga, vi muito ele salvar o Bota, tinha eu meus 14 anos.......Quanto tempo se vai....
E quando teremos o resgate do Fogão?????
A todos deste simpático convivio, meu Feliz Natal de PAZ e SAUDE.
Abraços!!!!!!!!!
Tarcisio

Anônimo disse...

Chico da Kombi.
.
Essa do Manga você foi buscar no fundo do baú.
Lembro-me dele no Nacional, quando o meu Porco disputou a LA, (ai,ai,ai).
Mas foi naquele time fantástico do Inter da Gigi que eu mas me recordo dele.
O cara tinha uns 37 anos, mas era fantástico. A carreira do Manga é longa. Mais ou menos 27 anos.
.
GIGI, também desejo a você, mimha bela dama, como a todos os teus, um Feliz Natal e um ótimo 2008.
.
Ah! eu estendo esses votos a todos aqueles que participam deste maravilhoso blog.
.
Parabéns Chico Arcanjo ou devo chama-lo de Helio da Kombi.
Abraços verde-esperança.
Que em 2008, o Fogão e o verdão sejam campeões Carioca e Paulista. É um ótimo aperitivo.
:o)
Odair Porcolino

Chico da Kombi disse...

Feliz Natal, querida amiga Gigi Colorada!
Beijo.
\
Feliz Natal, Tarcisão, meu rei!
Cadê o goleiro do Fogão? :o(
Abraço.
\
Caro Porcolino, o Palmeiras com o Luxeco entra como favorito no Paulistão e o Botafogo, sem goleiro, não vai ganhar de ninguém em 2008. :o(
Abraço verde do amigo
Helio Arcanjo/Chico da Kombi
\

Anônimo disse...

Agradeço pela lembrança do velho e otimo goleiro Manga, meu pai, e em muitos estadios vez a galera presenciar um atleta que se dedicava nos 90 minutos em que estava em campo e quase sempre saia com a vitoria assegurada. Forte abraço e muito obrigado em nome do meu pai.

Anônimo disse...

Tive a felicidade de assistir no Beira-Rio, Porto Alegre, a estr�ia de Manga no gol do Inter. Manga j� com quase 40 anos, antes do jogo no aquecimento, se agachava e saltava no mesmo lugar. Em cada salto sua cabe�a passava a altura da baliza e a torcida ia ao del�rio .... S� no aquecimento, fora o que jogou esse cara... Boas lembran�as do futebol de ouro do Inter.. Grande abra�o ao inesquecivel Manga - goleira�o!

Anônimo disse...

Bom dia

Nome: Haílton Corrêa de Arruda (Manga).
Nascimento: 26 de abril de 1937 (Recife – PE).
Estréia: 18/07/1959 – 2 x 0 Portuguesa-RJ (Camp. Carioca), Maracanã.
Gols: Quarentinha e Zagallo.
Despedida: 28/04/1968 – 0 x 2 Vasco-RJ (Camp. Carioca), Maracanã.

Jogos: 442 (quatrocentos e quarenta e dois).
Gols sofridos: 394 (trezentos e noventa e quatro).
Títulos*: 20 (vinte).
Campeonato Carioca (Estadual): 1961/62/67/68.
Torneio Início do Rio de Janeiro: 1961/62.
Torneio Rio-São Paulo: 1962/64/66.
Torneio Governador Magalhães Pinto (BH): 1964.
Taça Guanabara: 1967.
Torneios Internacionais: Triangular Internacional da Costa Rica (FEV-1961), Pentagonal do México (FEV-1962), Torneio de Paris (JUN-1963), Jubileu de Ouro da Associação de Futebol – La Paz (MAR-1964), Quadrangular do Suriname (JUN-1964), Taça Círculo de Periódicos Esportivos de Caracas (JAN-1966), Taça Carranza de Buenos Aires (FEV-1966), Triangular de Caracas (JAN-1967) e Hexagonal do México (FEV-1968).

* Foram considerados os campeonatos, taças e torneios em que Manga atuou.

Obs: Torneios conquistados pelo Botafogo em que Manga não jogou. Quadrangular de Bogotá (JAN-1960); Início do Rio de Janeiro (JUN-1963); Torneio de Teresina (MAI-1966) estava na Seleção Brasileira; Taça Guanabara (JUL a SET de 1968), e o Camp. Brasileiro / Taça Brasil (1968), que começou em dezembro para o Botafogo, ele não pertencia mais ao clube.

Notas: 1. O goleiro Manga é considerado o melhor goleiro da história do clube. Conta-se que, às vésperas de jogos contra o C. R. Flamengo, ele dizia para sua esposa: “Pode ir à feira e comprar por conta que o bicho de domingo é certo”. “O Flamengo é freguês!”. Enfrentou o rubro-negro em 28 jogos com 16 vitórias, 6 empates e 6 derrotas; 2. Manga ainda disputou 8 (oito) jogos pelo time de reservas entre maio e julho de 1961 e sofreu 4 (quatro) gols.

Saudações Botafoguenses Insulanas.