24 julho 2007

Overath

O meio-campista Wolfgang Overath nasceu em Siegburg, Alemanha, no dia 29 de setembro de 1943. Nem tão reconhecido quanto Sepp Maier, Franz Beckenbauer e Gerd Muller, Overath foi tão importante quanto eles. Um dos principais jogadores da história do futebol alemão e da seleção alemã, ele disputou 19 partidas em três Copas do Mundo (1966,70 e 74) e marcou dois gols. Wolfgang Overath atuava no meio campo e chutava com a perna esquerda. Era habilidoso, tinha excelente visão de jogo, bom domínio de bola e muita lucidez no meio. Foi um dos principais jogadores da história do Colônia, clube onde iniciou sua carreira e única equipe em que jogou durante quinze anos (1963 a 1977). Atualmente exerce a presidência do Colônia ou, Koln para os alemães. Cresceu numa família humilde, como o mais jovem de oito irmãos. Fez do futebol seu ganha pão e mostrou seu talento ao mundo, principalmente em 1974, quando foi campeão mundial em cima de uma das principais seleções da história do futebol, a Holanda de Cruyff. Overath disputou três Copas do Mundo e em todas, a camisa 12 era destinada a ele. Estreou na seleção alemã em 1963 e logo em 1966 disputou sua primeira Copa, na Inglaterra. Com apenas 23 anos, Overath começou jogando todas as partidas daquele Mundial. Não marcou nenhum gol e ganhou experiência para a Copa posterior, em 1970, no México, onde esteve presente na semifinal contra a Itália, um dos melhores jogos de todas as Copas. Perderam por 4 a 3. Disputaram a decisão do terceiro lugar contra a seleção do Uruguai que perdera para o Brasil na outra semifinal. A celeste olímpica tinha no gol Mazurkiewicz, mas não foi páreo para a Alemanha. 1 a 0. Gol de quem? Ele mesmo, Overath aos 26 minutos do primeiro tempo. Gol que rendeu aos europeus o terceiro lugar na competição. Seu segundo gol marcado em Copas, foi na partida contra a Suécia, na fase de grupos do Mundial de 1974, na Alemanha.
17
17
178
178
Overath, camisa 12
178
178
178
178
178
178
178
178
178
178
178
-----x-----x-----x-----x-----x-----
178
178
O rebanho do caipira estava doente e ninguém conseguia curar. Então ele ficou sabendo que tinha um curandeiro, que era a única pessoa que poderia salvar seu rebanho e o chamou. Chegando lá, o curandeiro disse que salvaria o gado do caipira, mas teria que ficar trancado no quarto com a filha do caipira - uma morena gatíssima - para fazer o ritual. O caipira ficou meio desapontado mas topou: afinal, era o único jeito de salvar seu rebanho. O curandeiro foi para o quarto com a moça e começou o ritual:
- Passo o pau no seus joeio pra curá os boi vermeio!
- Passo o pau na suas coxa pra curá as vacas mocha!
- Passo o pau na sua viria pra curá as novia!
O caipira, que estava ouvindo tudo atrás da porta, gritou depressa:

- As vaca preta e os boi zebu pode deixá morrê tudim!!!
178
178
-----x-----x-----x-----x-----x-----
178
178

4 comentários:

Diego Mesquita disse...

Chico,

Relacionaria meu blog nos seus links? O meu é http://cronicaesportiva.blogspot.com/

Se for possível, me responda que relacionarei o seu em seguida.

Desde já, obrigado.

sonacanela.blogspot.com disse...

Josemar ex zagueiro do Bahia é bom?

Chico da Kombi disse...

O Josemar foi dispensado pelo Bahia no dia 12 de maio e pelo que sei, ainda está sem clube. O treinador Arturzinho não admitiu, mas o zagueiro foi dispensado por "deficiência técnica".
\
Adicionado, Diego Mesquita.
Abraço.

Anônimo disse...

Chico de volta a minha casa, fiquei uns dias longe mas estou de volta.....
ambrosio