26 junho 2007

Diamante Negro

A bicicleta de Leônidas da Silva encantava os brasileiros nas décadas de 30 e 40, mas foi na Copa do Mundo de 1938, na França, que o atacante apresentou a sua técnica aos europeus, que ficaram eufóricos com a classe e a sutileza com que o brasileiro realizava a jogada. O Diamante Negro, como também era conhecido, marcou seu primeiro gol de bicicleta no dia 24 de abril de 1932, durante uma partida entre o Bonsucesso, time que defendia na época, e o Carioca. O jogo foi vencido pelo time de Leônidas pelo placar de 5 a 2. O último gol de bicicleta que Leônidas da Silva fez foi durante uma partida entre São Paulo e Juventus, no dia 13 de novembro de 1948, na qual o Tricolor, de Leônidas, goleou por 8 a 0. Nesse dia, a bicicleta do Diamante Negro, que para muitos é a mais famosa, ficou eternizada através de uma foto tirada no momento em que o craque executava o lance. Leônidas encerrou a carreira no ano de 1951. Porém, a sua paixão pelo esporte não conseguia o afastar dos gramados, e o atleta acabou virando dirigente do São Paulo, último clube que defendeu. Entretanto, o forte temperamento e o jeito verdadeiro de dizer as coisas, fez com que a convivência com outros cartolas e jogadores nos bastidores do futebol se tornasse insustentável, fazendo com que desistisse da profissão. Longe da direção do São Paulo, Leônidas tentou a sorte como comentarista esportivo de rádio, e como no futebol, obteve grande sucesso. Com comentários pertinentes e por muitas vezes polêmicos, o Diamante Negro conquistou vários prêmios e homenagens. Mas, de repente, seus comentários começaram a ficar confusos e as suas palavras a perderem o sentido, e foi então que descobriram que o Diamante Negro sofria do Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa, ainda sem cura, que faz com que pessoas normais comecem a perder a memória. Leônidas da Silva lutou contra a perda da sua memória durante quase trinta anos, mas no dia 24 de janeiro de 2004 morreu, deixando parentes e amigos para mostrar a sua bicicleta em um novo lugar. Entretanto, sua história e as suas jogadas nunca serão esquecidas. -------------------------------------------------------------------------------
Nome: Leônidas da Silva
Apelido: Diamante Negro
Data Nascimento: 06/09/1913, no Rio de Janeiro
Clubes: São Cristóvão, Sírio Libanês, Bonsucesso, Peñarol (Uruguai), Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo, São Paulo e Seleção Brasileira.
Títulos: Campeão Carioca (1934) pelo Vasco da Gama; Campeão Carioca (1935) pelo Botafogo; Campeão Carioca (1939) e do Torneio Rio-SP (1940) pelo Flamengo; Campeão Paulista (1943, 45, 46, 48 e 49) pelo São Paulo; Copa Rio Branco (1932), 3º lugar na Copa do Mundo (1938) e Copa Roca (1945) pela Seleção Brasileira.

O Diamante Negro marcou um gol de pé descalço na Copa da França, em 1938. Na vitória do Brasil de 6 a 5 sobre a Polônia, sua chuteira arrebentou e, enquanto era consertada, Leônidas aproveitou um rebote e soltou uma bomba.








178
178
178
178
178
178
178
178
-----x-----x-----x-----x-----x-----
178
178
Novos conceitos para o Dicionário Aurélio
ABANDONO - Quando a jangada zarpa e você fica.
ADEUS - O tipo de tchau mais triste que existe.
ADOLESCENTE - Toda criatura que tem fogos de artifício dentro dela.
ARTISTA - Espécie de gente que nunca vai deixar de ser criança.
AUSÊNCIA - Uma falta que fica presente.
FOTOGRAFIA - Pedaço de papel que guarda um pedaço de vida.
FILHO - Um ser todo seu, que um dia cresce e passa a ser todo dele.
GELO - O que sentimos na espinha quando o amor diz que vai embora.
LEALDADE - Qualidade de cachorro que nem todas as pessoas têm.
LÁGRIMA - Sumo que sai dos olhos quando se espreme o coração.
OUSADIA - Quando o coração diz pra coragem: vá! - e a coragem vai mesmo.
178
178

5 comentários:

Anônimo disse...

Tive o prazer de conhecer Leônidas da Silva pessoalmente ao cobrir uma eleição no São Paulo. Não sei a altura dele, mas me pareceu de estatura bem mediana. Fiquei imaginando dando a bicicleta no Pacaembu... Quem o viu jogar diz que era o Pelé da época... e pra quem não conhece muito sobre ele, sugiro o livro O Negro e o futebol.

Arthur Virgílio disse...

Chico e os posts com lendários do futebol.

Gerson Sicca disse...

Nota dez por contar a história do Leônidas. Só faltou dizer que o tradicional chocolante tem o nome por causa dele. Ou será que isso é lenda.
Veja aí nos seus arquivos Chico.
Abraço

Anônimo disse...

Diamantes como esse já não existem mais!Chico grande abraço e desculpa o sumiço logo logo as coisas voltam ao normal, ah e vc não participou da Bola de Cristal, e cai para a lanterna, ve se não some de la!Abraço

Chico da Kombi disse...

Caro Cicca, não é lenda não. O Chocolate Diamante Negro foi criado para homenagear o Leônidas da Silva. Fez tanto sucesso, que ainda hoje é comercializado.
Abraço.