04 setembro 2011

VDK-1968

2Texto do jornalista botafoguense Roberto Porto, publicado no Jornal dos Sports do dia 12/08/2003:2
O que tem a ver a lendária e sensual Salomé com o Botafogo? A rigor, nada, supostamente nada. Mas recentes e aprofundados estudos perpetrados por alvinegros apaixonados, reviraram Livros Sagrados e de História Geral e descobriram que sinais, obviamente premonitórios, da chegada do Glorioso Alvinegro da Estrela Solitária à face da Terra já foram sentidos em tempos bíblicos.
Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, viajou a Roma, por volta de 27 DC e lá, de maneira sórdida e insidiosa, surrupiou Herodíades, mulher de seu irmão Herodes Felipe. Diga-se de passagem que Herodes Felipe também não era lá flor que se cheirasse, porque a bela Herodíades vinha a ser sua sobrinha. O fato é, porém, que quando Herodes Antipas retornou à Galiléia, levando a nova mulher e a enteada Salomé a tiracolo, rolou o maior barraco na província, com o povo escandalizado com o gesto do tetrarca. João Batista, o homem que batizou Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão, foi o primeiro a botar a boca no trombone.
O resultado foi péssimo para Herodes Antipas. O tetrarca mal podia se locomover pelas ruas, em companhia de Herodíades e Salomé, sem que o povo o vaiasse estrepitosamente. João Batista, mais tarde elevado à categoria de santo, era o chefe da oposição e não lhe dava trégua, alegando, não sem razão, que Herodes aviltara e rasgara as rígidas leis de Moisés.
Resultado: sem alternativa, disposto a terminar com o bafafá, Herodes Antipas apelou para a velha solução e encarcerou João Batista. Mas a situação ainda iria piorar. No aniversário de Herodes Antipas, Salomé deu um show sensual de dança, deixando os convivas com água na boca. E Herodes Antipas - que já deveria estar de olho na enteada - disse à jovem que, tão espetacular havia sido a sua exibição que ela poderia pedir o que quisesse como prêmio. A loura Salomé, pouquíssimo intelectualizada, decidiu perguntar à mãe o que deveria ganhar. Cheia de ódio, Herodíades foi vingativa: "Peça a cabeça de João Batista numa bandeja de prata".
Quinze séculos depois, ainda chocados com a decapitação e macabra vingança da trinca Herodes, Herodíades e Salomé, os portugueses lançaram ao mar um poderosíssimo barco de guerra denominado São João Batista. Na linguagem do gentio do cais lisboeta, o galeão ficou conhecido como "O Botafogo". Originalmente, Botafogo era o apelido que se dava ao artilheiro, que, de acordo com a história e a definição de Aurélio Buarque de Hollanda, ateava fogo às peças dos canhões das fortalezas terrestres e dos barcos de combate das marinhas de guerra.
Portugal, uma das mais famosas nações desbravadoras dos mares nunca dantes navegados, no célebre poema de Luiz de Camões, passou a contar, então, no reinado de Dom João III, com o já referido e impressionante São João Batista, dotado de nada menos do que 200 peças de artilharia. Tão poderoso e destruidor era o São João Batista, pois parecia deitar fogo pelas ventas, que os próprios nobres lusitanos também passaram a chamá-lo de Botafogo. Portugal chegou a cedê-lo à Espanha, a pedido de Carlos V, a fim de reforçar a esquadra espanhola que combateu o pirata otomano Barbaroxa, em 1535. Barbaroxa, era mau e tinha nascido na ilha grega de Lesbos, onde o homossexualismo feminino comia solto.
De nome de barco de guerra, Botafogo virou sobrenome de família. E, ainda no século do descobrimento, João Pereira de Souza Botafogo veio dar com os costados no Brasil, como lugar-tenente do governador-geral Antônio Salema, encarregado da defesa do Rio de Janeiro. Tão bem se houve no cargo, numa cidade sempre cobiçada pelos franceses, João Pereira de Souza Botafogo ganhou de presente do rei uma extensa sesmaria na Enseada de Francisco Velho – mais tarde conhecida como Praia de Botafogo. O local, porém, permaneceria selvagem e inabitado por mais de 250 anos. A rigor, a conquista da sesmaria só teria início com a chegada da família real ao Brasil, fugindo da fúria das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiram Portugal. Carlota Joaquina, mulher de Dom João VI, foi com certeza uma das primeiras moradoras do bairro carioca que surgia.
Antes dela, porém, ainda no tempo das sérias ameaças dos franceses e tamoios, como escreve o historiador Brasil Gérson, os desbravadores da sesmaria foram Antônio Francisco Velho - que dava o nome à bela enseada ao pé do Pão de Açúcar – o próprio João Botafogo, português de Elvas, e a curiosa figura do padre Clemente Martins de Matos. Sobre este último corre a lenda de que havia abraçado a religião católica e fugido para o Brasil tantos foram os escândalos amorosos de que fora protagonista em Lisboa. O tempo passou, a controvertida espanhola Carlota Joaquina, à revelia de Dom João VI, ergueu um palacete no final da hoje Marquês de Abrantes e Botafogo foi gradativamente ocupado por casas elegantes – algumas delas ainda ornamentando o bairro - até o início do passado século 20.
Foi no início do passado século 20, no Largo dos Leões, que leva este nome em homenagem a Joaquim Marques Batista de Leão, que o Botafogo Football Club surgiu há exatos 99 anos. Na tarde de 12 de agosto de 1904, uma sexta-feira, Flávio da Silva Ramos e Emanoel de Almeida Sodré, livres das aulas no Colégio Alfredo Gomes, reuniram amigos e adeptos do novo esporte da bola e decidiram fundar o a princípio chamado Eletro Club. Francisca Teixeira de Oliveira, conhecida como dona Chiquitota, avó de Flávio Ramos, detestou o nome escolhido meio a esmo, em razão de um talão de recibos de um extinto grêmio de pedestrianismo, e mudou o nome para Botafogo, a 18 de setembro. Os garotos aprovaram e o novo clube entrou para a história.
Naquele tão distante 12 de agosto de 1904, uma coincidência do destino teria lugar. O matutino Correio da Manhã, numa pequena nota de pé de página, publicaria a seguinte notícia: "Ontem foi dado um aviso à Estação de Bombeiros da Rua Humaitá de que lavrava pavoroso incêndio na Rua General Severiano. Comparecendo ao local, os briosos soldados do fogo verificaram tratar-se de um rebate falso. Teve conhecimento do fato a polícia da 18ª Circunscrição". Hoje, quase 100 anos depois, percebe-se que a notícia não era tão falsa assim. Certamente, como nos tempos bíblicos de São João Batista, tratava-se de uma premonição do que aconteceria anos depois. O clube que tornaria a rua tão famosa era realmente um incendiário Botafogo. E o general Severiano da Fonseca – irmão mais velho do marechal Deodoro, o proclamador da República – também inscreveria seu nome na história do futebol brasileiro e mundial.
133
=FOGÃO DO PASSADO: 1966 (32)=
|||||||||||||||

27 comentários:

Chico da Kombi disse...

###

A cada domingo amo mais a Estrela Solitária.

Bom dia, amigos.

Chamada para o Lotokombi (21):
Foguense Celso Ricardo
Luigui Tropinha
Tricolor Mundy
Gigi Red


Abraços ireceenses pra todos.

###

Fernando xaruto disse...

Bom dia ... saudações rubro negras ... FLAMENGO É FLAMENGO ... e vaos que vamos ...


Bom domingo a todos!!!


Vovô xaruto

Fluminense disse...

Boooooooooom dia Amigos


Domingo com um lindo SOL, dia do CÍRIO DE NAZARÉ padroeira da minha terra, o Rio está festejando com uma grande procissão nesta manhã na Av. ATLANTICA em Copacabana, para que os paraenses longe da terrinha possam comemorar junto com o povo carioca.

Estarei presente para reverenciar a minha santinha.

SALVE N.S. DE NAZARÉ!!!


Tenham um ótimo domingo.


Um abração para todos.


STSF Olavo

Osvaldo Vasques disse...

Bom dia cearense ao VDK.
.
Sem querer instigar os nossos amigos tricolores, pergunto: o gol salvador do He-man foi impedido ou não? prá mim, mpedidíssimo...
.
"LOS HERMANOS" bombando e, agora, TURBINADA... hehehehe
.
Saudações Alvinegras a todos.

Daniel Pablo disse...

e awe Papito, muito legal este post explicando a origem do nome da praia de Botofogo, e consequentemente do time, bastante interessante mesmo. Este galeão lussitano de que falastes deve ter afundando centenas de navios inimigos de bandeiras tricoleres e rubro-negras kakakakakaakakaka

O nome, Botafogo, devia trazer temores aos inimigos, agora ele com certeza nao foi usado pelos espanhóis na batalha com a Inglaterra em 1588, pois os castelhanos foram derrotados, perdendo destarte a hegemonia dos mares para os britânicos. Tivesse o galeão Botafogo participado e o resultado seria outro kakakakaka


Abraços

Pédre Cóshta disse...

Boa tarde!
Bela história sobre a origem da palavra Botafogo.
Gostei muito desta passagem:
"(...) a curiosa figura do padre Clemente Martins de Matos. Sobre este último corre a lenda de que havia abraçado a religião católica e fugido para o Brasil tantos foram os escândalos amorosos de que fora protagonista em Lisboa.(...)"
:-))))

Ontem, totalmente por acaso, encontrei um campo de futebol americano rubro-negro! (ris'sh)

O relvado rubro-negro é da equipa de futebol americano universitário da Universidade de Washington Este e foi instalado no ano passado. O estádio chama-se Roos Field.

Foto e Vídeo:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e2/EWU-Roos-Field.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=bwswt3fI2QE&feature=related

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

Daniel Pablo disse...

O príncipe dos poetas Olavo Bilac era fogão !!!!!!!!!!!!!!
então já sei onde ele se inspirou pra escrever seu mais célebre soneto, "Ouvir Estralas", no time da estrela solitária, vale a pena ler o poema:

Ouvir Estrelas
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizes, quando não estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

Pédre Cóshta disse...

Nobilíííssimo Júnior, se o Botafogo estava lá ou não, mas essa armada espanhola era constituída por muitas embarcações portuguesas.
Por essa altura, já o Império Português tinha perdido a independência para Castela (em 1580) e os castelhanos incorporaram a armada portuguesa na sua frota.
;-)))

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

mundy disse...

LUIGUI hoje jogou futebol contra a escolinha do Esporte Clube Maricá, resultado primeiro jogo com LUIGUI no Gol 7x0 para ECM ou seja acho bom meu garoto pedir para se aposentar como goleiro,hehehehehehehe, segundo jogo com LUIGUI na linha 3x0 para o ECM, já estpu pensando em matricular LUIGUI nas aulas de Bombons,hehehehehehehehehe, futebol nao é com ele não,hahahahahahahahahahahaha.

Fluminense disse...

CORREÇÃO:


No meu bom dia, falei que haveria um procissão hoje para N.Sra. de Nazaré, aconteceu sim, só que foi ontem a tarde no mesmo local, não sei onde estava com a cabeça para confundir com o Círio de Nazaré que só acontecrá no 2º domingo de outubro.

Desculpem-me pelo GORILA. :-))))


STSF Olavo

mundy disse...

Grande Osvaldo o Gol do Heman foi em impedimento de fato, mas o que me admirou foi ler no blog do LC ,o cara(MN) escrever que foi vergonhoso o impedimento, mas o penalti que nao foi contra o sao paulo ficar em silencio e no penal a favor do Flu contra o Vasco que o Renato Silva espalmou o silencio tambem ter acontecido, ou seja quando o Flu faz gol em posiçao irregular, vamos encher os pulmoes e gritar, mas quando o Flu é roubado os jornalistas ficam calados,alias se fosse o URUBU a vencer com gol aos 46 em impedimento o silencio nas redaçoes e blogs é praxe, o que quero dizer com isso, quando o Flu ganhar roubado vamos encher a boca e falar, mas quando o Flu for operado como ja foi varias vezes neste Brao tambem façam escandalo, nao pode dois pesos e duas medidas, o que mais eu vejo quando o Flu é tungado é jornalista arrumar desculpa que o lance foi de dificil interpretação , mas quando é o FLu nao ha desculpa,é vergonhososo, eu como estou cagando e andando para o que o LC ou o que escreveu no lugar dele no blog dele, pensam do FLu, eu sei que estamos com 31 pontos e só faltam 15 para nos salvar da degola, ou seja mais 5 vitorias e nossa serie A em 2012 estara garantida.

Fluminense disse...

Quanto ao FLUMINENSE posso dizer que qualquer clube que jogar com ele com vatagem no placar, só pode comemorar após o apito final!

Sobre a legalidade do gol, digo que neste campeonato as arbitagens já fizeram tanta barbaridade com ele, que até seria justo se por acaso houvesso erro na arbitragem de ontem!


Como torcedor afirmo que torcer pelo FLUMINENSE é uma grande EMOÇÃO! :-))))


Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...

STSF Olavo

flaflu disse...

kombeiros, amanhã no FF1 postagem sobre o BOTA!

Um abração

FLA FLU ETERNO 1

AMBROSIO disse...

Bom dia, descendo agora para assistir o Vascão e ouvindo os outros jogos..


Vou de Kombi e cultura, sempre.

Pédre Cóshta disse...

Bom lusco-fusco!
O Méng começou bem contra o Bahia... o Bahia foi à baliza do Méng, pela 1.ª vez, aos 22 min e marcou.

Máixxx uma vez, a defesa do Méng fez questão de não marcar ninguém...
A marcação do Méng, nas últimas semanas, pouco mais tem sido do que ridícula.
Incrível...............

Falaram na transmissão que Joel Santana deverá ir treinar do Bahia. Vendo o Bahia a jogar, tenho a impressão que será um casamento com sucesso.

Carlos Alberto fez questão de ver amarelo.

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

Pédre Cóshta disse...

A defesa do Flamengo é ridícula. Conseguiu oferecer 3 golos a uma equipa que passou do meio campo três vezes.

Assim, não dá... não dá... não dá... não dá...

No ataque, os jogadores do Méng andam práli a correr dum lado pró outro, lenta e desordenadamente, como uma espécie de peladeiro, com uma certa saliência abdominal, numa pelada de fim-de-semana. E corre lentamente... lentamente... lentamente...

Perigo de golo em bola corrida só aos 12 min, no único lance em que houve uma aceleração.

Quando for grande, quero ser igual a André Lofredo... Aquilo é que é vida! Ver futebol à borla e mandar umas palpites, sem dizer nada de jeito. :-)))

abraces algarvi'sh pra tôdo'sh!!!

Pédre Cóshta disse...

Bela simulação de Reinaldo... teve o justo cartão amarelo.
Isto só mostra a inteligência do jogador, que preferiu simular uma falta a ir para a baliza isolado.

Discordo da saída de Deivid. É o ponta-de-lança titular e era dos poucos que ainda se mexia e tentava qualquer coisa. Além do mais, se se precisa buscar o resultado, vai-se com o melhor na frente, não com o suplente (hj titular, mas inexistente em campo).

A única coisa boa é o Corintxans estar empatado e, assim, a diferença pontual não chegar ficar em 5 pts. Rica consolação...

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

Pédre Cóshta disse...

A segunda parte foi um suplício... Felizmente, acabou.

Ou Luxemburgo dá um jeito na defesa e alguns jogadores importantes sobem de produção (Leo Moura e Tiago Neves, principalmente), ou a queda livre do Méng no campo significará o adeus ao título.

Bem melhor do que esta pobreza é a cidade de Elvas, uma das três cidades portuguesas fortificadas (se não me falha a memória):
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-elvas-14915

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

AMBROSIO disse...

O vasco hoje jogou no lixo a chance de liderar o Brão, com todo respeito ao America do sumido Romarinho, não se pode perder pontos par ao America quem almeja o titulo, perder o jogo então e crime de lesa patria.

No mais tudo como dantes no quartel do abrantes....

Osvaldo Vasques disse...

Boa noite cearense ao VDK.
.
"LOS HERMANOS" trabalhou e secou bastante, com muita competência. Aliás, agora turbinada, e com a 3a. semana perfeita de secagem... hehehehe
.
Rodada perfeita prá nós, de novo. Estamos colados e com 1 jogo a menos. Portanto, estamos chegando...
.
E o Vasco, hein? tomou uma traulitada e escapou de levar meia dúzia de gols do lanterna do campeonato, o América-MG..
.
Já o preferido da "grobo", o Flamengo, tomou um vareio do Bahia e, são os fatos recentes que mostram, vem descendo a ladeira.
.
Já o "curintia" fez o de sempre: perdeu e não abriu vantagem. É outro que vem na descendente.
.
Fla x Corinthians vão fazer um jogo de deseperados. Podem crer que sim, pois sabem que o "Cão Feroz", com a ESTRELA SOLITÁRIA no peito, vem mordendo tudo... hehehehehehehehe
.
Boa semana a todos. Fiquem com DEUS.
.
Vou fechar a lavanderia... hehehehe
.
Saudações Alvinegras a todos e... GUSTAVO... NELES!!!

DataKombiNews disse...

|
Série C - Jogos do Lotokombi (21):
|
Caxias-RS 1x3 Santo André-SP
Chapecoense-SC 0x2 Joinville-SC
Campinense-PB 1x2 América-RN
Luverdense-MT 0x1 Rio Branco-AC
|

Daniel Pablo disse...

Tens razão Nobilíssimo luso, na época da batalha, ano de 1588, Portugal estava sob julgo do monarca castelhano, mas ainda acho que o navio Botafogo, não se juntou a esquadra espanhola, pois se estive os inglesses não ousariam enfrentá-lo, kakakaka, hj a história se repete, o poderoso Santos, campeão da américa, correu do Fogão kakakakaka

e por falar em navios e mares, me lembrei da Baía, rsrrsrs e Baía me lembra o meu estado, a Bahia, terra do BAÊA minha porra !!!!!!!!!!!!!!111

kakakakakaka

eu não falei que Joel Santana é botafoguense, só foi ele ser contratado e o Bahia inventou de ajudar o fogão kakakakaak

abraços

DataKombiNews disse...

|
Classificação do Lotokombi:
01 Parceiro Osvaldo Vasques, 103
02 Foguense Celso Ricardo, 99
03 The Best Olavo, 98
04 Tarcisão Norusca, 91
05 Noblíssim’Pédre, 88
06 Gariba Gipope, 86
07 Adilson Chamorro, 85
08 Mestre Ambrósio, 79
09 Helio Arcanjo, 71
10 Luigui Tropinha, 67
11 Vovô Xaruto, 66
12 Tricolor Mundy, 59
13 Alcemir, 42
14 Gigi Red, 12
15 Vianna, 7
|

CARLITO disse...

Graaaaaaaande Chiiiiiiiiiiiico

A cada dia amo mais a história do meu glorioso futebol e regatas.

Valeu irmão alvinegro.


O Botafogo é grande pela própria natureza e está trilhando o caminho certo no brasileirão.

N. Sra das Graças, padroeira do meu glorioso, rogai por nós.

Boa semana a todos.

DataKombiNews disse...

|
Classificação Últimas 10 Rodadas:
1-Botafogo, 21 (7V;2D)
2-Atlético-GO, 19 (6V;1E;3D)
3-Vasco, 18 (5V;3E;2D)
4-Fluminense, 16 (5V;1E;4D)
5-São Paulo, 16 (4V;4E;2D)
|
Classificação como Mandante:
1-Botafogo, 25 (8V;1E;1D)
2-Palmeiras, 25 (7V;4E)
3-Corinthians, 22 (7V;1E;2D)
4-Fluminense, 21 (7V;4D)
5-Vasco, 21 (6V;3E;1D)
|

DataKombiNews disse...

|||

Colunista do Extra:

A escala é clara, linear e parece não ter limite. Há pelo menos seis anos o Botafogo dá sinais claros de evolução, maturidade e boa administração. Chegou em cinco finais seguidas do Estadual – ganhou duas. Ano passado disputou a última rodada do Brasileiro com possibilidade de voltar à Libertadores, algo que não acontece desde 1996. Agora, briga pelo título nacional. E, mais ainda, o time melhora e se reforça a cada ano.

Há pouco tempo, era quase um milagre ver uma estrela pensando em jogar pelo Botafoog. Hoje, o time tem goleiro de seleção, repatriou Renato, mantém Loco Abreu, esnoba com Elkeson e quase contratou Diego, ex-Santos. Em algum dia do século XXI, o Botafogo voltou a se respeitar. Foi a senha para que todos o respeitem. Deixou de ser apenas história para ser mais uma vez dono de realidade vencedora, orgulho de uma torcida sofrida, mas que nunca deixou de acreditar.

Não dá para dizer se o Botafogo será campeão brasileiro. Nem se voltará à Libertadores. Mas é legítimo e verdadeiro bancar que hoje é o time que melhor futebol apresenta no campeonato. Ganhou do São Paulo no Morumbi. Do Santos. Do Fluminense. Do Galo. Do Cruzeiro. Goleou Vasco e Palmeiras. E, sob direção de Caio Júnior, se transformou num dos times mais ousados, corajosos e modernos do país.

Independentemente do resultado final, o Botafogo-2011 já é um sucesso. Todos querem Elkeson. Procura-se com lupa time que tenha volante como Renato. E ídolo como Loco Abreu. Tem estádio, tem planejamento e, principalmente, tem ambição. Vamos deixar de hipocrisia e reconhecer o Botafogo. Há quase dez anos essa revolução está em marcha. É hora de abrir os olhos e enxergar o óbvio.

|||

Osvaldo Vasques disse...

Bom dia cearense ao VDK.
.
Hoje, início da madrugada, pudemos "matar" a saudade do nosso filho, após 31 dias, via skype. É um orgulho prá nós, sabermos que está se adaptando bem à essa nova fase da sua vida e, melhor, já sendo muito querido pelo "pai americano", familiares e amigos.
.
Dividimos com os amigos essas boas notícias.
.
DEUS É GRANDE!!! OBRIGADO, MEU DEUS!!!