23 outubro 2010

Pelé 70

Há 54 anos, um garoto de 15 pisava pela primeira vez na Vila Belmiro e então teria início uma nova era no futebol mundial. No dia 8 de agosto de 1956, Pelé começava a sua carreira no Santos Futebol Clube para anos depois se tornar o Rei do Futebol e o Atleta do Século 20. Em depoimento ao voudekombi, por telefone, Edson Arantes do Nascimento, hoje, celebrando 70 anos, lembrou, emocionado, de sua história.
Olha, meu caro Chico, tudo começou um dia antes lá em Bauru. Eu me lembro como se fosse hoje. Eu estava atrás da porta ouvindo a conversa entre meu pai, Dondinho, o Waldemar de Brito (ex-jogador e treinador do Bauru Atlético Clube, o Baquinho), o presidente do Santos Athiê Jorge Cury, e minha mãe, Celeste. O Waldemar e meu pai queriam me levar para Santos. Minha mãe não queria. Dizia que eu tinha que estudar senão ia acabar como meu pai, um ex-jogador. Eu estava dividido. Queria ir para Santos mas também queria ficar em Bauru. Estava apaixonado pela primeira vez. Tinha uma namorada japonesa chamada Neuzinha e não queria deixá-la. No final meu pai e Waldemar de Brito ganharam e minha mãe, mesmo aborrecida, acabou me deixando ir. Aí surgiu outro problema. Minha mãe lembrou que eu não tinha calças compridas para viajar. Só usava calça curta, um bermudão, e meia três quartos. Minha mãe arrumou uma costureira que fez um terno com calças compridas de um dia para o outro. No dia seguinte pegamos um trem para São Paulo. Eu, o Waldemar e meu pai. E de São Paulo fomos de ônibus para Santos. Em Santos, o ônibus nos deixou na Praia do Gonzaga. Eu vi o mar na minha frente e fiquei louco. Nunca tinha visto o mar. Entrei na água de sapato e tudo para comprovar se a água era mesmo salgada. Era. Um dia depois eu estava no meio dos cobras. O Waldemar chegou então para o Lula, técnico do Santos, para me colocar no treino com o time principal. O Lula me olhou e disse: 'Não dá. Ele é muito franzino'. O Waldemar ficou lá insistindo e no fim o Lula topou. De repente eu estava ao lado do Zito, Manga, Formiga, Vasconcelos, Urubatão, o Feijó, um lateral-esquerdo excelente que tinha no Santos, todas aquelas feras. Peguei umas três bolas. Em uma delas dei um drible seco no Formiga, que era da seleção. E isso impressionou o Lula. Estava me sentindo bem no meio deles. Eram pessoas muito boas e o clima entre os jogadores era de muita amizade. Eu sabia que eles eram bons mas não os conhecia direito. Em Bauru, a gente ouvia mais as emissoras de rádio do Rio. Conhecia jogadores do Corinthians e do São Paulo mas não tinha muita informação sobre os do Santos. Eu era novo, magrinho, e os mais velhos me tratavam bem. Como não tinha dinheiro, não gostava de jogar buraco nem sinuca, eu ficava lá falando com um ou com outro. O Tite, que tocava em bares, começou a me ensinar violão. Quando eles estavam jogando baralho eu prestava alguns favores em troca de algumas moedas. Era o meu primeiro cachê. Ia comprar café, cigarros, buscar uma revista na esquina. E a coisa foi indo.
Dormia no beliche lá mesmo na Vila. Já na primeira semana, o Vasconcelos chegou para mim e disse: ‘Você tem futuro, garoto. É só se dedicar’. Isso me traz as melhores recordações da minha vida. Mais do que quando cheguei à seleção brasileira. Depois de uns dois meses de Vila Belmiro eu já estava aclimatado em Santos. Mas se tem alguém que eu lembro com carinho e foi responsável pela minha permanência lá foi o Sabuzinho, que cuidava dos jogadores mais novos. O Sabu era o roupeiro e o Sabuzinho, o irmão dele, cuidava dos jogadores e cozinhava para a gente. Aconteceu que o Santos me escalou para a final do campeonato infanto-juvenil contra o Jabaquara. O Santos queria muito esse título. Eu perdi um pênalti. O Fininho, que depois foi preparador de goleiros no Santos, conseguiu pegá-lo e o Jabaquara foi o campeão. Eu fiquei com muita vergonha, muita vergonha. Não sabia onde enfiava a cara. À noite, resolvi que ia voltar para Bauru e desistir do futebol. Estava convencido de que era o melhor. Mas o Sabuzinho me segurou lá. Disse que eu só sairia da concentração com autorização assinada da diretoria porque era menor de idade. No dia seguinte todo mundo me incentivou a ficar. Se eu tivesse saído da concentração naquela noite acho que seria o fim. Além do que, na época, isso seria considerado uma indisciplina grave que prejudicaria muito a minha carreira e era possível que o Santos nem me aceitasse de volta. Em minhas orações também vou lembrar do Sabu e do Sabuzinho. Desde então só tenho que agradecer a Deus por tudo que o futebol me deu. Às vezes, quando estou em Santos com minha mãe Celeste, com seus 86 anos, pergunto para ela: ‘Então, mãe, você ainda acha que eu fiz besteira em largar os estudos em Bauru para jogar futebol?’
13

24 comentários:

Fluminense disse...

Boooooooooooooom dia para todos.

Chego na praça madrugando com o galo NATAL cantando ( matéria de O GLOBO de hoje, este cantador virou caso de polícia!kkkk ), as comemorações continuam pelo aniversário de PELÉ, na verdade nasceu no dia 21/10, mas ele comemora em 23/10, nos altos falantes tocando IF I FELL com os THE BEATLES, sigo direto para o quiosque já que só agora está clareando, papo rolando sobre o jogo do BOTA, peço uma tapioquinha com manteiga SABOR DA SERRA de CORDEIRO, acompanhando um café de bebida "DURA" de SUL de MINAS ( não é a qualificação de bebida melhor do pretinho( a The Best é a " estritamente mole"), mas é a tradicional no BRASIL, e a que mas é consumida e aprovada pelos brasileiros), pago e me dirijo para o lago, sento-me logo se achega a semi pernalta dizendo que o "NATAL" é um saco, que acorda todo mundo, esta madrugada acordo-a exatamente quando sonhava com "A COISA" dando uma goleada de 6 X 0 num combinado BARÇA e REAL MAD, disse-lhe é o GALO fez bem em te acordar, pois tens que viver a tua realidade, e fazer de tudo para não ir parar na segundona, vejo duas lágrimas furtivas descer-lhe dos olhos e a cabeça aquiescendo, me despeço e vou pegar a kombi das 06:45 hs., pitacar e me mandar para a praia!

chicão, eis a solução da charada:

A primeira resposta seria inevitavelmente "os meus ohos são pretos"
por que se a primeira tivesse olhos pretos ela diria a verdade,
mas se ela tivesse olhos azuis diria a mesma coisa só que seria mentira.
a segunda falou que a primeira tinha dito " os meus olhos são azuis" só que isso não poderia ser verdade, logo a segunda estava mentido portanto tinha olhos azuis ( essa já estava resolvida)
a terceira disse: "a primeira tem olhos pretos e a segunda tem olhos azuis" como ela estava dizendo a verdade em relação a segunda, ela dizia a verdade em relação a primeira também, logo ela e a primeira tinham olhos pretos
por isso as outras duas que sobraram tinham olhos azuis!!!!
-------------------------------

Estou impressionado com a notícia:


23/10/2010 04h23 - Atualizado em 23/10/2010 04h26
Surfista de 19 anos é atacado e morto por tubarão em praia na Califórnia
Após o ataque, três praias da região foram fechadas por três dias

Por GLOBOESPORTE.COM Santa Barbara, Califórnia
imprimir
bodyboard lucas mckaine ransom tubarão

O estrago causado pela mordida do tubarão
na prancha do bodyboard (Foto: Reuters)

Um tubarão entre 14 e 20 metros de comprimento, atacou e matou, nesta sexta-feira, um jovem surfista de 19 anos na praia de Vandenberg Air Force Base, na Costa Central da Califórnia.
____________________________

Que tubarão é esse com 14 a 20 metros de cumprimento?

Apontar, mirar no quengo, fogoooooooooo

Tenham um ótimo sábado.

Um abração para todos.

STSF Olavo

Pédre Cóshta disse...

Bom dia!
Ri muito com esta parte:

Em depoimento ao voudekombi, por telefone, Edson Arantes do Nascimento, hoje, celebrando 70 anos, lembrou, emocionado, de sua história.
“Olha, meu caro Chico(...)"

:-)))))

A entrevishta que Edson Arantes do Nascimento deu ao Nobilíííssimo é boa djimáixxx!!!
ADOOOOOOOOREI!!!

Éshtive a ver os comentários de ontem e notei que o noblíssim'Óláv ficou meio encavacado com o meu bom dia de ontem. Não eshtava à espera!
:-)))))

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

mundy disse...

Bom Dia VDK, apenas de passagem para deixar registrado que Edson Arantes do Nascimento , o Pelé com a bola foi REI e é Nobre até morrer, o Edson Arantes do Nascimento , o Pelé sem a bola, para mim nao é nada além de um péssimo exemplo como Pai, como divulgador de ideias, como cantor, como ator, e ainda por cima empresta seu nome para a LEI que ajuda a afundar o futebol do Brasil, que além de ter péssimos dirigentes , ainda tem esta Porcaria de Lei que botou clubes e jogadores nas maos dos traficas de atletas, o Pelé jogador que viva mais 100 anos, o sem bola, para mim já cumpriu a missao dele aqui e deveria cantar para subir,desculpem as duras palavras, Pelé o Rei do Futebol tem minha eterna admiração, o Cidadao quero mais que vá para a PQP, alias qualquer programa esportivo que vejo sobre Pelé, em qjue mostre ele com a bola, assisto embevecido, quando mostra o Pelé abrindo a boca, troco correndo de canal, como diz o Romário , de boca fechada o Rei é um poeta, hoje diria que meu gostar do Pelé esta dividido assim 100 % ao Jogador , 600 % de rejeição ao Homem, Cidadao, seja lá o que for, resumindo como atleta caso ainda atuasse veneraria o Pelé, mas como não é mais, eu quero mais é que ele se exploda vá para a PQP, simples assim, para mim to C&A que faz 70 anos.Pronto falei, Vá sifu Pelé, rejeitou Filha, dá volta nos negócios, um tremendo 171.Fui........

Chico da Kombi disse...

###

Bom dia, amigos.

Noblíssim’Pédre, o depoimento do Pelé é verdadeiro, mas, claro, não foi ao voudekombi.
:o)
O texto foi publicado em Agosto de 2006, aqui:
http://olharcronicoesportivo.blogspot.com/2006/08/um-dia-histrico_08.html

A cada dia amo mais o Botafogo.

Preparar...
Apontar...
Detonar o Leão do Cabeção...
FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

FORÇA FOGÃO, EMPATE NÃO!

Abraços, The Best Olavo, tricolor Mundy e noblíssim’PC.

###

Osvaldo Vasques disse...

Bom dia cearense ao VDK.
.
Hoje, comemoramos o aniversário do maior jogador que a História já conheceu, conhece e conhecerá: P E L É !!!
.
E é ao atleta PELÉ, e ao homem PELÉ, que tem os seus defeitos e erros, que reverenciamos, hoje.
.
PARABÉNS À SUA MAJESTADE, REI PELÉ, PELOS SEUS BEM VIVIDOS 70 ANOS!!!
.
Saudações Alvinegras e... PELÉ NELES... SEMPRE !!!

AMBROSIO disse...

Saudo Pelé pelos seus 70 anos, pena que o Edson não tenha tido o mesmo desempenho, seria digno de Nobel.

Amanha vamos detonar o urubu e partir celere rumo a algum lugar na tabela...

0 G3 fica dificil, e G4 não existe.. o Tal Felipão( sujeito de sorte e talento) não vai deixar escapar a sulamericana..ele em mata mata é realmente muito bom...alguem duvida?

Osvaldo Vasques disse...

Ambrosão, grande cruzmaltino: foi uma tremenda sacanagem o que fizeram com o Brão. Falo da Confederação SulAmericana, que nos roubou o G4 da LA. Como o campeão da SA vai ser um dos nossos times, o tal G4 vai se tornar G3. Tudo dantes, como na casa de Abrantes.
.
Com a conivência do R. Teixeira, que joga prá platéia e pros otários.
.
So queria entender como se mexe num regulamento no transcorrer de uma competição e fica tudo por isso mesmo. Uma aberração!!!
E poucos reclamam, quase todos se acomodam e fica tudo na mesmice.
.
Sinceramente, digo: não é da minha formação, da minha postura, da minha carga genética, da minha estrutura, do meu aprendizado, do meu tudo... essas maracutaias, essas manipulaões, essas cretinices, essas mafiosidades.
.
Reitero aos amigos: sou do tempo, atualizadíssimo, em que a HONESTIDADE, SÓ ELA, DITA AS REGRAS.
.
Será que me fiz entender?
.
Saudações Alvinegras a todos e... HONESTIDADE SEMPRE... NELES!!!

Chico da Kombi disse...

###

Boa tarde, amigos.

Também acho que o G-4 é ficção.
E não acredito que o 4º colocado no Brão vai ter coragem de contestar judicialmente a imperadora do futebol brasileiro, a CBF.

FORÇA FOGÃO, EMPATE NÃO!

Abraços ireceenses pra todos.

###

DataKombiNews disse...

|

Comandado por Dino Sani, o Internacional empatou nove jogos seguidos, entre 27 de setembro e 25 de outubro de 1972. Marca que o Mr Prancheta espera não igualar, até para seguir lutando por uma das vagas na Copa Libertadores.


Os nove empates do Colorado, em 1972:
Inter 1x1 Palmeiras-SP (F)
Inter 2x2 Nacional-AM (F)
Inter 0x0 Remo-PA (F)
Inter 0x0 Santos-SP
Inter 0x0 Bahia-BA (F)
Inter 0x0 América-MG
Inter 0x0 Botafogo-RJ
Inter 1x1 Cruzeiro-MG (F)
Inter 0x0 Flamengo-RJ
|
Inter 3x2 Santa Cruz-PE (F)
|

FORÇA FOGÃO, EMPATE NÃO!

|

Tarcisio disse...

Legal essa reportagem/depoimento do Rei do Futebol...

Aqui em Bauru ainda ouço comentários de alguns amigos (faixa dos 70) que lembram bem da passagem do Pelézinho...
Onde morou, onde jogava pelada...

Muito legal...

Meio sumido mas antenado...
Abs a todos os amigos do VDK.
Não deixo de ler os coments diariamente...

Fluminense disse...

O brasileiro já gosta de sofrer, aqui falamos de futebol, e esporte em geral, quando se comemora os 70 anos de PELÉ, é do atleta que estamos falando, se tivermos de comemorar o homem, a escolha com certeza será outra, rápido na minha memória vem o nome do AYRTON SENNA, campeão nas pistas e na sua vida pessoal, me lembro que só depois de sua morte, se descobriu o quanto ele ajudava obras assistenciais no anonimato!

Dito isso, quero dar os meus parabéns ao atleta do século, maior jogador de ontem, hoje e possívelmente de amanhã, o THE BEST REI PELÉ, que não é uma MADRE TERESA DE CALCUTÁ, e nem é santo, mas fez vários milagres com a redonda!

SALVE PELÉ!

CLAP CLAP CLAO CLAP CLAP, obrigado pelo futebol que você nos presenteou!

DEUS TE CUIDE!

STSF Olavo

Fluminense disse...

Grande pédre:

Éshtive a ver os comentários de ontem e notei que o noblíssim'Óláv ficou meio encavacado com o meu bom dia de ontem. Não eshtava à espera!
:-)))))

Eu sou me encavaco com as primas! :-)))) Um abração.

STSF Olavo

Pédre Cóshta disse...

Boa noite!
Gratíssima surpresa, Nobilíííssimo!
:-))))) e ;-)))

Pra se torcer pelo vitória, segue-se o link:
http://www.firstrow.net/watch/33477/1/watch-botafogo-vs-vitoria-salvador.html
:-)))

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

Fluminense disse...

só me encavaco

STSF Olavo

Fernando xaruto disse...

Boa noite ... saudações rubro negras ... passagem rapida apenas para dizer que o Pelé só não foi melhor do que o Zico na minha opinião ...

Parabens pelos 70 anos!!!


Vovô Xaruto

Fernando Xaruto disse...

Alguem sabe me dizer por que a diferença entre um ventilador desligado e um velho cansado é 30?


Vovô Xaruto

Pédre Cóshta disse...

O Vitória joga e desperdiça. O Fôg só defende, olha e reza a todos os santos para a bola não entrar.
:-)))

Cheira-me a empate... :-)))

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

Pédre Cóshta disse...

Acho que o Nobilíííssimo dirá algo do género:
A cada passe errado de Lúcio Flávo amo mais o Botafogo.
:-)))

Apesar de jogar pior do que o Vitória, o Fôg lá conseguiu, aos trancos e barrancos, ganhar ao Vitória.
Ufa! Acabou o sufoco! :-)))

Como as coisas andam pró Vitória no Brão, acho que, em 2011, o Nobilíííssimo só irá uma vez a Salvador...

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

Fluminense disse...

vovô, você está em estado terminal, um galinho sempre será um galinho, já o PELÉ sempre será o REI! :-)))

A resposta para tua charada é:

É porque o ventilador parado "no venta", já o português cansado "se senta".

STSF Olavo

Fluminense disse...

chicão, sai na frente, 2 pontos no bolão, pédre nenhum, por isso ele torcia para o VITÓRIA empatar! :-)))))

STSF Olavo

Fernando Xaruto disse...

Olavão,

para mim o Pelé é o Rei pra negas dele ... hehehehehe ... o Galinho ajudava na marcação, cansava de dar passes pros outros fazerem gols e ainda era o artilheiro do time ... foi um jogador muito mais completo ... até por que jogou com a camisa do Mengão ... hehehehe


Vovô xaruto

Fernando Xaruto disse...

Os resultados deste sabado foram muito bons para o Mengão ... que amanha vai sapecar o Vasco ... aliás ... Mestre Ambrosio, estou dando dois de Val baiano de vantagem ... hehehehe


Vovô Xaruto

Fernando Xaruto disse...

Nobilíssimo Flamenguista Pedro Costa,

depois desse repique acima o Mestre Ambrosio nem dorme mais hoje ... hehehehehe


Vovô Xaruto

Pédre Cóshta disse...

ris'sh
Noblíssim'Óláv, pra ser sincero, nem sequer me lembrava dos pitacos do Bolão!
:-))))

Eshtava méshme secando, pois o Fôg é adversário directo do Méng na luta pela Libertadores!
:-))))

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!