14 agosto 2008

Mendonça

Na data em que o futebol do Botafogo completou 104 anos, foi lançada oficialmente a camisa comemorativa de Mendonça, ídolo alvinegro das décadas de 70 e 80.
O ex-jogador, que mostrou-se muito emocionado com a homenagem, foi prestigiado por Lucio Flavio, Túlio e Diguinho, referências do atual elenco. “Para ser breve, o Botafogo é a minha casa. Meu pensamento não é vender camisas, mas ver o torcedor usando nas ruas” disse. Mendonça assinou contrato profissional com o Botafogo em 1975 e ficou no clube até 1982, quando transferiu-se para a Portuguesa. Embora tenha defendido o clube num período de jejum de títulos, ele chegou ao status de ídolo pela grande identificação com o Alvinegro. “Cheguei a receber muitas propostas de outros clubes, nunca quis deixar o Botafogo. Não me arrependo dessa decisão. Não ganhei títulos, mas estou muito satisfeito com tudo o que vivi aqui” garantiu o ídolo alvinegro.
Nascido no dia 3 de maio de 1956, no Rio de Janeiro(RJ), o meia Milton da Cunha Mendonça brilhou com a camisa do Glorioso Botafogo de 1975 a 1982. Jogador de apurada técnica, o meia chegou a ser comparado com Zico. Mas não bastou apenas o seu talento para Mendonça conseguir levar o Botafogo aos títulos. Pelo alvinegro carioca, ele marcou 118 gols em 342 jogos. O gol mais marcante da carreira de Mendonça foi contra o Flamengo, em 1981. O meia, com um lindo drible, deixou perdido o craque Júnior e bateu com precisão sem chances para o goleiro Raul. "Aquele gol todo mundo comenta comigo até hoje", diz. Depois do Botafogo, Mendonça defendeu a Portuguesa, o Palmeiras, o Santos, a Internacional de Limeira(SP), o Grêmio e o São Bento(SP). Na equipe de Palestra Itália, Mendonça quase conquistou seu único título como jogador.
Na época, ao lado de Jorginho, Mirandinha, Edmar, Lino, Éder Aleixo e companhia, Mendonça foi vice-campeão paulista.
O Palmeiras perdeu à final para a Inter de Limeira. Mendonça jogou pelo Palmeiras de 1985 a 1987. Atuou em 106 partidas (43 vitórias, 30 empates, 33 derrotas) e marcou 19 gols. 123

28 comentários:

Pédre Cóshta disse...

Bom dia!
Ué, cádé tôd'o Munde???

Prazer ém conhecér Mendonça! E a homenagém do Fôg foi munte bnita!

Noblíssim'Ódair, se me permite, só uma pequeníssima correcção. O noblíssim'Ódair falou sotaque algarviano. O correcto é sotaque algarvio.

Noblíssim, desse ataque que falou, São Judas Tadeu é excelente e os outros 2 são perebas! :-))

Gigi, a coisa eshtá braba... Cá pra mim, Tite não chega ó final do Brão.

Eshtava eu, agora mesmo, a acompanhar o França x Croácia em andebol (jôgáçúúú!) quando mundam a transmissão pra... HIPISMO!!!!!
ARGH!!!!!!!!!!!!!!

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

Pédre Cóshta disse...

Ahhh, eshquéci-m de duas coisas!

Noblíssim'Ódair, já sabe falar no staq' algarvi? :-))

E noblíssim'Ambrósi, que tal o trio de zaga: Jorge Luiz, Luisão e Fernandinho Beckembauer? :-))
Ai J'sush, Mari do Cé, Mé Dés!!!!!
:-))

Agora, ém véz do jôgáçúúú dji andebol, tenho de aturar tenis olímpico (é chato) em superfície rápida (chato) com o Federer (não gósht) x Blake (não gósht)!!! ARGH!!! :-))

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

Anônimo disse...

Bom dia ... saudações rubro negras ...
1) Mendonça era o unico jogador decente (sob aspectos tecnicos) que o Botafogo tinha naqueles idos tempos. Excelente passador de bolas e bom cobrador de faltas. Só mesmo um apaixonado pelo Botafogo para querer fazer parte daquele time. Imagina Perivaldo, Puruca ... hehehehe
2)o Tite é propaganda enganosa. Já digo isso há muito tempo ...
3) Felicitações ao Ambrosio pela vitoria do Vasco na SA. Pelo visto o time reserva é bem melhor que o titular ...
4) Será que o tal de Framboesa vem mesmo? ... Nos acuda São Judas Tadeu!!!


xaruto
O incorrigivel
O legitimo Cubano

Chico da Kombi disse...

|
Bom dia noblíssim'Pédre, bom dia incorrigível Xaruto!

Vai acabar o ano e o Inter não sai do "agora vai". O time é nota 10 no papel e joga um futebol nota 4,5.
Arre égua!

Abraços.

FORÇA FOGÃO!

DERLY. disse...

boa tarde chico e kombeiros:

- chico obrigado pelo email que me
enviou,muito legal.
- mendonça era um craque que jogava
muito com a bola no pé,talvez não
marcasse muito como rocha,ademir lo
bo e outros,mas o gol feito em cima
do flamengo foi de craque mesmo.
- assisti ao grenal e gostei dos dois
times,ao inter faltou um nove como o
nilmar,já o grêmio deu trabalho.

Ruy Moura disse...

Viva os nossos 104 anos de glórias futebolísticas!

Saudações Botafoguenses

Chico da Kombi disse...

|
Boa tarde, candango Derly, boa tarde foguense Rui Moura.

O Galo não vence o Botafogo há 7 anos:
2001: Bota 0x4 Galo - Brao
2002: Bota 1x1 Galo - Brao
2004: Bota 2x2 Galo - Brao
2004: Bota 1x1 Galo - Brao
2005: Bota 2x1 Galo - Brao \o/
2005: Bota 2x0 Galo - Brao \o/
2007: Bota 0x0 Galo - C.Brasil
2007: Bota 2x1 Galo - C.Brasil \o/
2007: Bota 2x1 Galo - Brao \o/
2007: Bota 2x1 Galo - Brao \o/
2008: Bota 0x0 Galo - C.Brasil
2008: Bota 2x0 Galo - C.Brasil \o/
2008: Bota 4x0 Galo - Brao \o/

Abraços.

Anônimo disse...

Esse era de minha época, Mendonça.
Grande craque Alvinegro, tinha um toque de classe e sabia como ninguem dar o passe.
Eu o qualificaria a nível de: Gérson e DiDi (guardada as devidas proporções)....
:o)))
"a nível de" só coloquei esse termo porque estava ouvindo um CD do MPB4 e tem uma música muito legal que se chama "a nível de"

Essa é para os amigos Xaruto (o incorrigível) e Ronaldo D. Rodrigues (o candango)
Charles Brown:
"Se voce quiser vou lhe mostrar, Vinícius de Morais e som do Jorge Ben.
Se voce quiser vou lhe mostrar,
torcida do Flamengo coisa igual não tem"

Chicão salvo engano, esse time da Inter de Limeira tinha como treinador ainda incógnito, um cara muito marrento (hoje) de nome estranho, Luxemburgo.

Abraços e
Força Fogão vamu fazer bonito nessa LA dos pobres

Chico da Kombi disse...

|
Boa tarde, meu rei.

Isso mesmo, Tarcisão, o Vandeco Luxeco estava começando a carreira de treinador e assinava Wanderley com W e com y.
Depois, a numeróloga mandou assinar com "V" e com "i".
:o)

Abraço.

Pédre Cóshta disse...

Boa tarde!
Noblíssim Tarcísi, é impressão minha ó eshtá aí ímplícit que eshtá a ponderar a sua passagém prá otrcida do Méng? :-))

Noblíssim, éssa do ex-Wanderley é dimais!!!!! (ris'sh)
Mé Dés do cé!!!!!!!!!! (ris'sh)

Aprovête pra vou propor as seguintes mudanças: de Tarcísi pra Tarcísyo, de Hélio pra Hélyo e de Gigi pra Gygy.
:-)))
Inflizmént, comig na dá! :-((

abraces algarwyos pra tôd'sh!!! :-))

Anônimo disse...

PC.........
Tô ficando fulo contigo meu!!!!
Acontece que o Benito era (é) um excelente cantor/compositor mas tem um defeito, é Rubro Negro.
:o(((

Tem uma música que diz +- assim:
"Não nasci no Realengo (bairro do Rio onde morei por 30 anos)
Mas torço pelo Flamengo"

Como ninguem é perfeito, vamos relevar.............

Agora eu passar a torcer pelo Fla?
Prefiro torcer pro Luverdense.

Arrrréééééééééguaaaaaaaaaaaa

Chico da Kombi disse...

|
Boa noite Tarcisão, noblíssim'Pédre, amigos.

A caneta de Mendonça em Junior no YouTube:
http://br.youtube.com/watch?v=4FRiJ8oAM5k

Que venha o Galo, mas venha inofensivo como um pintinho.

Abraços.

Anônimo disse...

Nobilissimo Pedro Costa,
voce foi demais ao descobrir o segredo rubro negro do Tarcisão ... hehehehehehe ...
" Mas chegou ... o carnaval ... eu chorei na avenida eu chorei .. não pensei que perdia a cabrocha que eu tanto amei" ... hehehehe


Xaruto (fã do Benito e amigo do Tarcisão)
O Incorrigivel
O legitimo Cubano

Anônimo disse...

teste

Anônimo disse...

Eu disse ado-a-ado!
Cada um no seu quadrado!
Ado-a-ado!
Cada um no seu quadrado!

joga bonito, joga bonito
joga bonito
Vai, vai!
joga bonito, joga bonito
joga bonito
Vai, vai!

Vai D'Alessandro, vai D'Alessandro!
Vai Daniel, vai Daniel!
Vai Nilmar, vai Nilmar!
Vai Alex, vai Alex!
É, ele mostrou como é que é!

Eu disse ado-a-ado!
Cada um no seu quadrado!
Ado-a-ado!
Cada um no seu quadrado!

-Agora prestem atenção
O quadrado do lado
É o quadrado do inimigo!
Atenção, atenção!"

Edinho no inimigo! (4x)
Empurra o inimigo! (4x)
Wellington no inimigo! (4x)
Beijinho no inimigo! (4x)

EDINHO!!!!!!!!!
Eu disse ado-a-ado!
Cada um no seu quadrado!
Ado-a-ado!
Cada um no seu quadrado!



WELLINGTON!!!!!!!!!!!
Eu disse ado-a-ado!
Cada um no seu quadrado!
Ado-a-ado!
Cada um no seu quadrado!



Afffff!!!!!!

Chico da Kombi disse...

|
Boa noite Fernando Xaruto, Mestre Ambrósio e Gigi Red.

1x1.
Bora virar, Fogão!

Abraços.

Pédre Cóshta disse...

Boa noite!!!

Ainda bém que eshclar'cé as m'nhas dúvidas, noblíssim' Tarcísyo! :-))

Pra falar do que a Jyjy (chiquééééééérrimo!!! ris'sh)falou, vou citar um c'méntári que o noblíssim'Ódayr c'shtuma fazér:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abraces algarwyos pra tôd'sh!!!

Anônimo disse...

Boa noite kombeiros...ontem não cosnegui postar a partir de certa hora, por isso o ""teste " hoje...
Estou assistindo o fogão empatar com o galo, o fogão vai vencer hoje e o galo mineiro vai terminar o ano ""cemtenrnada""(trocadilho infame)...
A China Azul mineira vai deitar e rolar nos galinacios.....

Anônimo disse...

Vou deixar um enigma pro nobre binocleiro( ex mascarado falido) Xaruto.
.
Em cima de ti eu trepo
fazendo o vai e vem
o leite contigo fica
O gosto comigo vem....
.
Decifra ou devora-te....

Anônimo disse...

Botafogo e Vasco largaram na frente na sulamericana, venceram seus jogos e podem ate perder por um gol no jogo de volta para se classificar...
.
O Vasco mostrou com Tita algo que a muito não tinha,uma defição tatica, o bando em campo parece que vai ser coisa do passado, ai fica mais facil subir na tabela.

kikabasan disse...

Boa noite.

Veja só, eu não estou maluca, mas adoraria ver o Verdão fora da sulamericana...
Além de não valer nada, não leva a lugar algum.
Acredite, não me incomodei, claro, ver seu time perder até mesmo no PS é chato, mas reconsidero pela competição...

ABAIXO A SULAMERICANA!!!!!!
Creeeedo.

Vamu PORCOOOOOOOOO!

Abraços verde-limão.

Anônimo disse...

.
.
Pois é Pedro, imagino que seja assim o treinamento do Tite.
Ele à beira do gramado, cantando e comandando o treino intenso!

Não vejo uma, uminha evolução tática no meu time.
:o((
.
E o Botafogo, hein? hein?
E o N.Franco, hein? hein?
Isso é evolução.
.

Pois eu Kika, adoraria que meu time fosse o primeiro brasileiro campeão da Sul-Americana.
Aliás, gosto de títulos. Todos!!!
Só que este ano...acho que o Campeonato Gaúcho, será o todos que teremos.
:o(

Ai Xaruto...estou começando a acreditar que você está certo.

kikabasan disse...

Olá Gigi, pode ficar à vontade pra ser campeã da sulamericana, eu tô dispensando.
O único lugar pra onde a sulamericana levaria era pra GUERRA DO IRAQUE...
Gosto de títulos, mas se é pra ficar fazendo feio melhor nem começar, o Verdão tá numa pindaiba, e precisa de expressividade não participar de competições meia-boca, ainda se nos levasse para o LA ou para o Japão, vá lá, mas nem uma coisa nem outra...

ABAIXO SULAMERICANA!!!!!

Anônimo disse...

Ai Kika...se bastasse você dispensar
:o)
O pior é que todos estão dispensando, e acho que nem assim vai...
Como já disse, Gauchão e eu que "lamba os beiços", rsrsr
bj.

Anônimo disse...

Fechando a noite de Quinta:
Fogão 3x1 (CA 2 e Eduardo), peraí: CA 2 golos?????????????

Joga muito esse cara
:o)))))

Agora é ir prá ilha e jogar com inteligência contra o Leão.

Que venha um gatinho no lugar desse Leão.

Boa noite a todos e amanhã é sexta, dia internacional de piadas no VDK......

kikabasan disse...

Fica fria amiga, pelo ao menos nos últimos anos, vc foi campeã mundial e campeã da América, e nós depois de 500 anos na seca, ganhamos o paulista, sem falar na vacilada na Copa do Brasil...
Vc deveria ficar satisfeita...rs!
Pois eu tô rezando até pro santo do adversário, Santo Expedito, pra ver se o PORCO sai da lama...rs!
Beijos.

Chico da Kombi disse...

|
Concordo com a Gigi, digo, Jyjy.
Eu também adoro gritar Fogão Campeão!
Em janeiro, eu fiquei super feliz quando o Fogão conquistou a Copa Peregrino, ganhando do Viking, da Noruega, por 4 a 0.
:o)
O Ney Franco vai disputar a desprestigiada e esvaziada Sul-Americana com força máxima.
Eu aprovo.

Abraços
Noblíssim'Pédre
Mestre Ambrósio
Sobrinha Kika Verde-Limão
Jyjy Colorada
Tarcisão Norusca

FORÇA FOGÃO!

Anônimo disse...

Boa noite (atrasado!)cearenseao VDK.
.
Comentário correto no lugar apropriado...
.
MENDONÇA era craque! Fazia toda a diferença naqueles times meias-bocas que o Botafogo montava. E a caneta maravilhosa em cima do "Capacete", hem? Jogada como essa fica guardada, para sempre, na memória!
.
MENDONÇA é alvinegro! E, graças a essa diretoria, os nossos craques são reverenciados, prestigiados, honrados!
.
É isso aí!
.
Saudações alvinegras a todos.