26 outubro 2007

Atlético Goianiense

O Atlético Clube Goianiense foi fundado em 2 de abril de 1937. Foi o primeiro clube de futebol da cidade de Goiânia, que acabara de ser fundada para sediar a Capital do Estado de Goiás. Seu uniforme é constituído por camisa com listras horizontais em vermelho e preto, calções brancos e meias listradas na mesma cor da camisa e o símbolo é um Dragão. Foi o campeão goiano de 1944, ano em que se disputou o primeiro Estadual de Goiás e durante muito tempo o principal clássico goiano era disputado entre Atlético e Goiânia. Depois disso, foi campeão goiano mais 9 vezes.
O Atlético foi o primeiro time goiano a obter um título nacional: Campeão Brasileiro da Série C em 1990, vencendo o América(MG) nos pênaltis, após os dois jogos finais que terminaram empatados em 0 a 0. A melhor colocação do Dragão em Campeonatos Brasileiros da 1ª Divisão, foi a 23º, em 1980, entre 44 participantes. O Atlético participou outras duas vezes da primeira divisão nacional: 1979(62º) e 1986(28º). Entre suas maiores revelações de craques, estão Baltazar, o “artilheiro de Deus”, que jogou no Grêmio, Atlético de Madrid, entre outros, que em 1978, marcou 31 gols pelo Atlético-GO, sendo recordista de gols em um só campeonato goiano. O Atlético revelou também Gilberto(destaque e campeão pelo Fluminense no estadual de1980), Luiz Carlos Goiano(ex-Grêmio), Valdeir(ex-Botafogo). O Atlético Goianiense ressurgiu das cinzas. O time estava na segunda divisão do Campeonato Goiano e teve o seu estádio demolido para a construção de um shopping, em 2001. Um grupo de torcedores e a diretoria embargaram a obra, e após isso, reconstruiram o estádio. O rubro-negro foi campeão goiano da segunda divisão em 2005, e em 2006 o Atlético foi vice-campeão da 1ª Divisão, perdendo o título para o Goiás. Em 2007, após 18 anos sem conquistar o Campeonato Goiano, o Atlético venceu o Goiás por 2 a 1 no segundo jogo da decisão, com gols de Fábio Oliveira(artilheiro do campeonato) e Anaílson, sagrando-se campeão Goiano 2007. O Atlético Goianiense classificou-se para a fase final da Série C 2007 com 9 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Confira os jogos do Atlético-GO no primeiro turno do octogonal final da Série C:
__13.10 – Atlético-GO 6x0 Barras-PI
__18.10 – Atlético-GO 1x1 ABC-RN (F)
__21.10 – Atlético-GO 3x1 Vila Nova-GO (F)
__24.10 – Atlético-GO 2x3 CRAC-GO
__28.10 – Atlético-GO 0x0 Bahia-BA
__31.10 – Atlético-GO 0x0 Nacional-PB (F)
__04.11 – Atlético-GO 0x0 Bragantino-SP
(F)
178
* * * * *
178
Desde segunda-feira, quando o meia Cléber, 31 anos, foi internado no Natal Hospital Center, em Natal, o Bahia já gastou mais de R$ 80 mil. O cálculo é do vice-presidente médico do Bahia, Marcos Lopes, e inclui somente despesas com o tratamento médico - cirurgia, exames e internamento na UTI do Natal Hospital Center, além dos medicamentos usados para manter o atleta sedado. As despesas com hospedagem e passagens aéreas do pai e da mulher de Cléber, que já estão em Natal, não estão incluídas. Cléber deve continuar internado na Unidade de Tratamento Intensivo por mais uma semana e só poderá ser transferido para Salvador depois de dois ou três meses. Segundo Lopes, o jogador continua em coma induzido e as possíveis seqüelas só “deverão ser conhecidas no sábado ou domingo, quando ele estiver completamente lúcido”, diz.
Força, Cléber.
178
* * * * *
178

3 comentários:

Anônimo disse...

Eles inspiraram o São Paulo Futebol Clube.

Chico da Kombi disse...

Olá c!
O SPFC nasceu em 1935 e o Atlético Goianiense dois anos depois.
Acho que os paulistas é que inspiraram os goianos. :)
Abraço.

Gerson Sicca disse...

não sabia dessa do estádio. os torcedores do san lorenzo, da argentina, não tiveram a mesma sorte. demoliram o estádio para fazer um shopping. no dia da demolição torcedores choravam e pegavam os restos da demolição.
E avc com 31 anos. isso é muito triste.
Ah, chegaste a ler o meu post sobre o clube dos 13 a hora q passou no blog? é o penúltimo.