09 abril 2008

Neném Prancha

O Filósofo da Bola
Antônio Franco de Oliveira nasceu a 16 de Junho de 1906 e faleceu a 16 de Janeiro de 1976, tendo sido conhecido por todos como Neném Prancha devido às suas mãos medirem 23 centímetros de comprimento e calçar sapatos número 44. Foi torcedor incondicional do Botafogo de Futebol e Regatas desde o dia em que chegou a Copacabana, procedente de Resende, ganhando fama no extinto Posto Quatro Futebol Clube e no Carioca Esporte Clube. Verdadeiro mito e profundo conhecedor do futebol brasileiro, Neném Prancha foi “roupeiro” do departamento de atletismo do Botafogo desde 1943 e trabalhou
para a divisão juvenil de futebol. Neném Prancha foi sempre uma figura misteriosa que nunca falava do seu passado e que, apesar de viver imenso tempo na praia, nunca o viram tomar banho de mar. Vivia num quarto na sede do Botafogo e tal como muitos outros funcionários, passou privações freqüentes devido a salários em atraso.
Porém, jamais pensou em abandonar o clube do seu coração e foi com muita dificuldade que aceitou ser internado na casa de saúde onde viria a despedir-se do mundo. Neném Prancha também nunca pensou em casamento, quer por alegadamente ter dinheiro apenas para “manter o estômago em dia”, quer porque lia sempre nos jornais as notícias sobre brigas conjugais e dizia que “casamento é coisa muito séria para terminar nas manchetes de jornais”.
Ao longo de décadas Neném Prancha foi criador de imensas frases lapidares sobre o futebol. É possível que algumas fossem da autoria de João Saldanha, mas o próprio Saldanha parece que as assumia como se fossem do homem que, por essa razão, ficou conhecido como o “filósofo da bola”. Neném era adepto do futebol objetivo e sem floreados, afirmando que o “futebol é muito simples: quem tem a bola ataca, quem não tem defende…”. Por isso ele não gostava do drible e recomendava aos jogadores de área para “jogar a bola para cima, enquanto ela estiver no alto não há perigo de gol.” Neném Prancha também não era adepto das concentrações e dizia que “se concentração ganhasse jogo, o clube do presídio não perdia uma partida”, tal como era inimigo de superstições porque acreditava realmente era no talento e, por isso, afirmava que “se macumba resolvesse, o campeonato baiano terminava sempre empatado”. Neném lançou muitos jovens jogadores – entre os quais o famoso Heleno de Freitas – e sempre que deparava com um rapaz habilidoso aconselhava-o a que “jogador de futebol tem que ir na bola com a mesma disposição com que vai num prato de comida. Com fome, para estraçalhar.” Para os goleiros ele tinha também uma máxima: “O goleiro deve andar sempre com a bola, mesmo quando vai dormir. Se tiver mulher, dorme abraçado com as duas”. Esta frase está seguramente relacionada com outra em que afirma que “O goleiro é uma posição tão amaldiçoada que onde ele pisa nem nasce grama…”. Sobre bons jogadores o “filósofo da bola” garantia que “jogador bom é que nem sorveteria: tem várias qualidades.” Um dos jogadores que mais admirou, considerando-o um dos maiores armadores de futebol do mundo, foi Didi, tendo dito que “O Didi joga bola como quem chupa laranja, com muito carinho”. Neném era admirador do futebol clássico e por isso considerava que o “futebol moderno é que nem pelada; todo mundo corre e ninguém sabe para onde…”. Por isso é que defendia que “quem corre é a bola; senão, era só fazer um time de batedores de carteira…”. A seriedade era uma das características fundamentais de Neném Prancha e quando foi jogador no futebol de praia, antes de ser treinador dos juvenis do Botafogo, o “filósofo da bola” evitava bater penaltis, porque “penalti é uma coisa tão importante, que quem devia bater é o presidente do clube”.
Às vezes as suas frases eram um pouco incompreensíveis, como a que afirma que “quem pede tem preferência, quem se desloca recebe…”. Mas quem tiver dúvidas sobre a perspicácia do “filósofo”, convém lembrar que, entre vários receios da altitude em que se realizava a Copa do Mundo de 1970, Neném Prancha previra a conquista definitiva da Taça Jules Rimet com o tricampeonato brasileiro de futebol: “Jogador brasileiro não vai ter problema no México, não; tudo já morou em favela e não pode se queixar de altitude…”
123
** ** ** ** ** **
124
O sujeito entra e olha com desprezo para o balcão escuro, as roupas penduradas em ganchos e o chão de tacos de madeira sem polimento. O Salim se irrita com o desprezo do sujeito, e resmunga:
- Está olhando feio bra lodjinia de Salim bur quê? Com este lodjinha, Salim tem abartamento na Ipanema, tem casa na Búzios, casa na Cambos da Jordão, tem casa no Riviera da Záo Lourenzo, tem abartamento no Beirute, tem filho estuda medicina na Estados Unidos, tem filha estuda moda na Baris, tudo só com lodjinha!
O sujeito vira e diz:
- O senhor sabe quem eu sou? Sou fiscal do Imposto de Renda!
- Buito brazer! Eu, Salim, haha… Maior filho do buta e mentiroso do rua 25 da Março!
123
** ** ** ** ** **
124

23 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia VDK!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tava lendo os coments do dia anterior, que beleza, que papo descontraído, pena não ter podido participar, tava vendo o Boca levar um sonoro 3x1 do Atlas, e o Maradona com seu charutão, que piada!!!!!!!!!!!!!!

Então tá, sou o mais velho da Kombi, digo, o mais experiente :o)))))
Quisera eu ter meus 25 e a experiência dos meus 5.5
Mas é como disseram, o rio só vai numa direção :o((((

Por falar em River (Hummmmm) hoje é o Dia D, vou entrar em campo as 20:30 e vai ser dureza, 0,5x0 é goleada, Força Fogão vamos afugentar a zebra!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

PC, o mais Brasileiro da pátria mãe. Fique frio meu caro, o importante não é levar goleadas (faz parte), o que importa na verdade é a superação.
Lembrei daquela música:
"Ali onde eu chorei qualquer um chorava, dar a volta por cima que eu dei, quero ver quem dava"

Hoje é o dia, Libertadores, Copa do Brasil, vamos ver no final quem sobreviverá.................

Essa figura humana do Neném prancha é de admirar e reverenciar, que dedicação tinha esse senhor, imagino o fim de sua vida num asilo, triste, triste.
Espero que o Botafogo lhe tenha feito uma homenagem, em vida principalmente.
É como dizem, "depois que morreu é fácil virar santo"

Um abraço a todos os passageiros matutinos da Kombi do "TIO CHICO"

Anônimo disse...

candango, trabalhador da construção de Brasília;
DKW-Vemag Candango, utilitário produzido no Brasil pela Vemag entre 1958 e 1963;
Troféu concedido no Festival de Brasília de cinema.
Obtido na wikipedia

Para o amigo Ronaldo Derly, será que o candango é aquele que trabalhou na construção de Brasília?

Para mim, candango é aquele ser errante, sem paradeiro.

Mas de qq maneira, o nosso "candango" já encontrou seu paradeiro e já tem lugar cativo na Kombi do Chico.

Abs,
tarcisio

Anônimo disse...

Tava sapeando o JA, bonito texto sobre a queda do América, até Dna. Norma apareceu.
Vários amigos por lá postaram, inclusive eu.
Que fique a lição, sei que o Mequinha vai retornar ao seu lugar, mas a queda, muitas vezes (vide o Bota e Verdão) seve para dar aquela volta por cima.
Força Mequinha!!!!!!!!!!!

Pédre Cóshta disse...

Já tinha óvide falar munte de Neném Prancha, mas nunca côme nêsht posht e... ESHPÉCTACLAR, noblíssim!!!

Noblíssim, em arquitectura, os meus professores costumam falar que os grandes edifícios são aqueles que podem ter mais de uma função, ao longo da sua duração, sem sofrer quaisquer problemas de funcionamento.

Com a Kombi ocorre o méme! Estas kombis de traço mais moderno continuam a ter o traço típico de kombis, ou seja, como qualquer coisa bem feita (no caso, um carro bem feito) aguenta tudo e continua com a sua identidade bem marcada.
Ó Seja, vivá kombi!!!!!

O Palmeiras vai ter que jogar obrigatoriamente no Morumbi, na casa do adversário o seu jogo com mando de campo, e, ainda por cima, vai ter que pagar ao seu adversário por isso, além de ter que usar a publicidade estática e símbolos do SP.
Isto é surrealista! Na existe, dé! :-))
Mas o Palmeiras tem mais futebol que o SP e, apesar disto, deverá ganhar a eliminatória.

E, hoje, um empate já seria fantástico! O Méng no ataque organizado é cá uma confusão... Terá que ser na base do contra-ataque. Força, Méng!!!

E Wellingol neles!
E Vovô neles!
E, apesar de folgar hoje, Leão do Parque neles!
E, se jogar hoje, força Luverdense!
:-))

Ihhh, lembrê-m'agora, a Gigi vai-me """matar""": Também não tenho nada contra o River Grande, Gigi! :-))

abraces, noblíssim baian e ircense Chique e noblíssim'sh kombêr'sh!!!

DERLY. disse...

bom dia a todos do VDK,alguns pitacos matinais que não podem faltar:
- tarcisio realmente o termo candango é utilizado por aqui para a galera que foi pioneira ,mas normalmente é mais utilizado para os operários que deram o sangue para construir a cidade e hoje moram na chamadas cidades satélites.
- o nenem prancha foi o único foguense que não era supersticioso eu hem tem algo errado.
- a piada de hoje é kkkkkkkkkkkk.
- e a kombi alvi-negra para combinar com o jogo do fogão.
um abraço galera e até mais ronaldo

Chico da Kombi disse...

Olá amigos!
Tarcisão, meu rei, de quem é a música?
Obrigado pela definição de candango. Seja lá o que for, o Ronaldo Derly é candango, candango com muito carinho! :o)

Noblíssim'Pédre, boa sorte ao Mengo em cima do morro.
O Palmeiras do Luxa tem time para ganhar do SPFC no Morumbi, na China, em Irecê e no Nepal.

Abraços.

Anônimo disse...

Taí Chicão, não é do seu tempo
:o))))
Muitos cantaram: Zé Ketti, Noite Ilustrada, Ataulfo e muitos outros.

Volta por cima (samba) - 1962 - Paulo Vanzolini

Lá, laia, laia, laia, laia, laia, laia, laia,laia, laia, laia, laia,
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

Chorei, ah eu chorei,
não procurei esconder
Todos viram,
Fingiram
Pena de mim não precisava

"Ali onde eu chorei,
Qualquer um Chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava"

Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Lhe venha dar a mão
Reconhece a queda e não desanima

Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima (2x)

Anônimo disse...

Faltou o Força Mequinha e
Força Fogão, vamu mudar o curso desse River.

Abs,
Tarcisio

Chico da Kombi disse...

Valeu, Tarcisão, agora lembrei da música.
Obrigado.

Força Fogão!

Arthur Virgílio disse...

“Jogador brasileiro não vai ter problema no México, não; tudo já morou em favela e não pode se queixar de altitude…”

Essa frase deveria ser colocada no vestiário do Flamengo em vários cartazes no jogo contra o Cienciano.

Anônimo disse...

Boa tarde cearense ao VDK.
.
Uma boa dica pra quem ainda não conhece, é o site www.movimentocarlitorocha.com.br. Ótimas notícias do Fogão e críticas ásperas, também.
.
Hoje, Chico-TNT, é mandar pra cima do "Ó River" com potência máxima. Então é...
.
PREPARAR... APONTAR... DETONAR O "Ó HORROROSO"... FOGOOOOOOOOOOOOOO...
.
Saudações alvinegras

DERLY. disse...

caro chico me confirma uma informação
hoje no jogo do fogão vai ter promo
ção nos preços dos ingressos?se for
verdade acho que a diretoria do glo
rioso deu uma dentro pois a galera
acaba de receber,e como o jogo pare
ce ser 19:30 muita gente pode se
animar a ir,afinal termina cedo,um
abraço a todos e vou torcer para o
liverpool na champions em solidarieda
de a gigi e o PC,afinal é colorado
e copeiro he he he.

Anônimo disse...

Chiiiiiii,
O segundo jogo da decisão vai ser no Parque Antártica, prevaleceu o bom censo.
Agora é botar uns 20.000 milicos na rua que tá tudo safo.

Força Fogão,
vamu seguir em frente.

DERLY. disse...

dois caras que considero as suas fra
ses hilárias são o dadá maravilha e
o vicente matheus ex-presidente do
coringon,não com a mesma genialidade
do neném prancha mas com tiradas inte
ressantes e já que estamos no momento
nostalgia voce poderia postar alguma
coisa sobre o cachorro que foi masco
te do fogão durante muito tempo,me pa
rece que o nome era biriba e a primei
ra vez que a torcida do flamengo apa
receu com o urubu no maraca,abraços.

Odair Porcolino disse...

Tarcisio,
Carioca de Bauru. Como vai?
.
Vamos encarar o SP onde for possível.
"Quem sai na chuva é pra se molhar".
"Quem tem medo de c****, não come".
.
Afinal, quem tá com medo de quem?
Verdade seja dita que no P. Antartica é "muito difici", mas parece que o Marco Polo Del Nero (ex-patrão de meu falecido pai), não é palmeirense.
Aquele cara é uma raposa.
.
Quero ser campeão passando por cima do SP e não deixando dúvidas no ar.
Vamos acabar com esse ar de arrogância de alguns tricolinos.
Força Verdão.
"Quebra Tudo".
.
Vamos Fogão.
"Vamu" atropelar esse time "horriver".
.
Odair Porcolino.

Chico da Kombi disse...

Boa noite amigos!

Caro Ronaldo Derly, quando achar um tempinho vou pesquisar sobre o Biriba e o Urubu rubro-negro.
O Botafogo fez promoção, sim. Ingresso a 10 reais, mulher 5, e o jogo começa às 20:30.

Preparar... apontar... detonar...
FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

Abraços.

Anônimo disse...

Boa noite cearense ao VDK.
.
A Globo (Sportv) gosta muito do Botafogo... Pra quem achava que ia assistir ao jogo contra o River, como eu, deu com os burros n'água.
.
Se o jogo está sendo televisionado, não estou conseguindo ver. Agora, ouvindo pela CBN, que mostra o jogo do Flu, até basquete a urubuzada tem prioridade. Eu quero lá saber se o time de basquete deles tá em quadra!!!
.
Do Botafogo, só informações esparsas. Arre égua!!!
.
Saudações alvinegras e... WP neles, hoje e, mais, muito mais, no próximo domingo

Pédre Cóshta disse...

Noblíssim, quér qué éshta nout na durma??? (ris'sh)
Se o noblíssim Tarcísi bém sugeríu, o noblíssim melhor cumpriu! Já eshtive óvinde várias vezes os 2 relát'sh!

O noblíssim na me "botafoquizou", máixxx é passê a goshtar ainda máixxx do Fôg! :-))

E na falê? Wllingol neles!!! :-))
E, contra a Luca, força Fôg!!!

Noblíssim R'nálg, é na gósht do Liverpool! :-)) Sempre simpatizei com o Man Utd, máixxx, agora, com Ronaldo, passou a torcida. :-))

Antes do JA, tinha várias equipas que não gostava: Flu, SP e Corinthians. Após o JA, adicionei a essa lista Sport e Grémio, por algumas leituras...
Aliás, as simpatias por alguns clubes devem-se às pessoas que conheci no JA.
Portanto, torcer torcer, só por 2: Sporting e Mengo. Se se quiser,
Man Utd tomém.
Mas, devide à Gigi passê a ter alguma torcida plo Internacional, devido ós noblíssim'sh alvinégr'sh passê a tér alguma torcida plo Fôg, dvid ó noblíssim'Ambrósi passê a tér alguma torcida plo Váshc, dvid ó noblíssim'Ódair passê a tér alguma torcida plo Palmêrash...
Máix é só alguma, né? Porque se for mais que alguma, é fique sém forças, côme acontecé com a Gigi há dias! (ris'sh)

E, além do máixxx, dêu prá conhêcérrr o Sporting Clube São Pedro! Ihhh... eshtou viajande! (ris'sh) Quér d'zér, Sport Club São Paulo, que vai bém no sé grupe, atrás do Vetrân. Srá bnit os 3 passárém de fase!

abraces, noblíssim baian e ircense Chique e noblíssim'sh kombêr'sh!!!

Pédre Cóshta disse...

Srá que teremos Ihhhhh... mortal - parte II? (ris'sh)

abraces, noblíssim baian e ircense Chique e noblíssim'sh kombêr'sh!!!

kikabasan disse...

Deu a lógica...rs!
FOGÃO ASSUMI: O RIVER SÃO ÁGUAS PASSADAS...rs!!!!!

E que venha a Portuguesa!
Wellingol neles!!!!!

Falando sério, o Cavalieri será vendido para o Valencia, espero que os caras valorizem o grande goleiro verde...
No mais, teremos festa no CHIQUEIRO...rs!
Ouvi alguns comentários meio contraditórios, primeiro, gritavam o favoritismo do Verdão, agora existe uma "promotoria" em defesa do SP como campeão, e agora arriscam "tentando provocar" dizendo que o Verdão está com medo de jogar as duas partidas no morumbi...me poupe.
Palmeirense, aqui ou no Japão, favorito ou não...kkkk!

Valeu Fogão!
Força VERDÃO!!!!!

Abraços verde-limão.

Pédre Cóshta disse...

Máixxx uma noite perfêta!!! (ris'sh)
Méng eshpectacular, Fôg passou e ihhhhh... mortal, parte II!!!!! (ris'sh)

abraces, noblíssim baian e ircense Chique e noblíssim'sh kombêr'sh!!!

Odair Porcolino disse...

Kika, meu anjo verde.
Belê?
.
Se for verdade que o Cavalieri vai ser vendido ao Valência, é bom o Palmeiras ir preparando um substituto à altura pro glorioso Marcos.
Hoje no Globoesporte ele deu entrevista dizendo estar satisfeito com a sua boa fase, apesar de meio de 2007, ele pensou em parar devido à contusões.
.
Resumo da ópera:
Ele pretende encerrar sua carreira em 2009, e então vamos preparar o seu substituto desde agora.
.
Esse merece uma estátua, como o "Ademir da Calçada", lá no Parque A.
Abraços verdwe-esperança.
odair Porcolino.