25 março 2008

Galo 100 Anos

O sonho de 22 garotos, que no dia 25 de março de 1908 se reuniram no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte para fundar o Athlético Mineiro Football Club, se transformou em uma das maiores paixões do futebol mundial. Arrastando multidões, o time, que em 1912 passaria a se chamar Clube Atlético Mineiro, foi escrevendo sua história, cheia de glórias e com momentos delicados, mas nada que não fosse superado com a união de forças dos atleticanos. Naquela quarta-feira de 1908 eram apenas 22 torcedores do primeiro clube de futebol de Belo Horizonte. Hoje, 100 anos depois, são milhões de apaixonados atleticanos. Em 1945, o chargista Fernando Pierucetti, mais conhecido como Mangabeira, a pedido do extinto jornal Folha de Minas, recebeu a incumbência de desenhar o mascote do Atlético e de outros clubes mineiros. O cartunista se baseou nas cores e na garra atleticana para criar o Galo, que se identificava com o clube pela sua raça e luta, como um galo de briga.
Na década de 50, o volante Zé do Monte foi um dos responsáveis pela popularização do mascote. Em todas as partidas, o jogador entrava em campo segurando um galo carijó. Com a inauguração do Mineirão, na década de 60, a torcida atleticana passou a adotar o grito de 'Galo!'.
12 Parabéns, Clube Atlético Mineiro!
12
12 * * * * * * * * * * * 12
1
Leonid Satdnyk, considerado o homem mais alto do mundo pelo Guinness Book, ganhou uma bicicleta feita sob medida.
O ucraniano de 37 anos e 2,57m, começou a crescer rapidamente depois que uma operação no cérebro, aos 14 anos, estimulou sua glândula hipófise. Na época, o ucraniano sofria de hidrocefalia, o acúmulo anormal e excessivo de líquido dentro do cérebro.
Até então, o título de homem mais alto do mundo pertencia ao chinês Bao Xishun, que mede 2,36m. Filho de pais de estaturas medianas (1,73m e 1,52m), Satdnyk mora numa pequena cidade que fica a 209 km da capital da Ucrânia, Kiev. Quando se formou em veterinária, ele media 2,03m. Para ir ao trabalho, ele usava uma bicicleta que foi logo substituída por um ônibus. Pouco tempo depois ele já não cabia no veículo e começou a usar a charrete da família para se locomover. Satdnyk desistiu da carreira de veterinário há seis anos por falta de calçados. Ele não tinha dinheiro para comprar sapatos tamanho 64 e acabou tendo uma ulceração nos pés causada pelo frio. Atualmente ele cuida do gado e cultiva verduras e legumes na fazenda da família. O ucraniano, no entanto, ainda terá de crescer mais 15 cm se quiser bater o homem mais alto do mundo em toda a história. O americano Robert Wadlow media 2,72m quando morreu, em 1940.
12

8 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia VDK.

Esse Leonid Satdnyk, ia dar certo no gol do Fogão :o))))
Vai ser grande assim lá na Ucrania.

O Kléber pegou um gancho de 3 jogos pela cotovelada no André Dias, ficou barato pro moço, se falava em 6 meses :o((((

Força Fogão, título já!!!!

Força Norusca, prá cima do Barueri!!!!!!!

Abs,
Tarcisio

Chico da Kombi disse...

Bom dia, Tarcisão!
O Kléber merecia pegar 30 jogos de suspensão e não 3.
O Satdnyk no gol do Fogão ia tomar muito gol em bola rasteira. :o)))
O Vitória demitiu Vadão e o mais cotado para assumir o rubro-negro baiano é Vágner Mancini, campeão da Copa do Brasil de 2005, pelo Paulista.
Abraço.

Filipe Araújo disse...

Parabéns pela homenagem ao Galo. No Gambetas também tem o Centenário Atleticano.

Confira!

http://gambetas.blogspot.com

Abrazo!

Anônimo disse...

Parabéns ao Galo Mineiro, forte e vencedor, pelo seu Centenário.

Parece que o Procurador resolveu ver o VT, denunciou 4 Rubro negros, será que algum deles vai pegar gancho????????

Abs e Boa tarde aos passageiros da Kombi.

Tarcisio

kikabasan disse...

Parabéns ao Galo!!!
Bela matéria Chico.
Oh Tarcisio, eu ñ costumo brincar com os sentimentos de um torcedor como vc, até pq ñ vamos discutir sobre a "queda" que vc tem pelo Verdão (basta ler o post que eu mandei pra vc anteriormente)...kkkkkkk!!!!
Tudo bem que a cotovelada na "marionete" André Dias foi cruel, eu creio que ñ foi intencional, por isso a pena. Seria um desperdicio ñ ver o Kléber jogar, que me desculpe os pontos do André Dias, mas bastou ele voltar dos vestiários para começar a dizer que o cara fez de propósito, futebol tá virando novela, depois dos jogos, tem sempre novos capítulos, e a imprensa adoooora, o futebol em campo esta sendo esquecido, e fora dele é que os clubes ganham mais credibilidade.
P.S.: Sem ofensas, por favor, essa é a MINHA opinião!


Abraços verde-limão.

kikabasan disse...

Chico, obrigado pelo carinho, pelo respeito e pelo email.
Vc é uma simpatia "TIO"...rs!
E sinta-se à vontade para enviar outros.
Beijos ;)

Abraços verde-limão.

Odair Porcolino disse...

Boa Tarde Chico e amigos do VDK.
.
Deixei a minha opinião no JA sobre o "caso Kleber'.
.
Quem já foi zagueiro(medíocre) como eu, sabe que cotelada é um ato muito covarde.
.
Agora chegou a vez do Jorge Vagner.
Tranquilo. Quem não teve competência pra julgar o Kleber por mais de 3 jogos, não vai poder puni-lo por mais ded um jogo.
.
Parabéns ao Galo pelo 100º aniversário.
Eu diria que esse Galo é bem velho.
Tão velho que tá assim "meio cem penas".
.
Abraços verde-esperança.
Odair Porcolino.

Chico da Kombi disse...

Caro Felipe Araújo, passei lá.

Tarcisão, a Kika está certíssima, futebol virou novela no tapetão e agora a moda é "o jogo que não acabou".
Quando eu era 'criança pequena' lá no sertão do sisal, uma partida de futebol acabava definitivamente depois dos 90 minutos. :o)
Caro Porcolino, o Jorge Wagner deu só um peteleco e o Valdívia Cai-Cai fez a maior cena. O JW deve pegar 3 jogos de suspensão. E só!
Abraços verdolengo para o Odair e para a Kika porreta.

Boa noite.