15 março 2008

Expresso da Vitória

Há exatos 60 anos, em 1948, o Clube de Regatas Vasco da Gama sagrou-se campeão invicto do Sul-Americano de Clubes Campeões. O inesquecível Expresso da Vitória conquistou o primeiro título internacional de um clube brasileiro e, de quebra, assegurou o primeiro caneco do futebol nacional no exterior. Em 1997, a Conmebol reconheceu o título, considerando o Vasco campeão sul-americano. O time foi ao Chile por ter conquistado o Carioca de forma invicta em 1947. O Colo Colo, além de campeão chileno do ano anterior, era o anfitrião. River Plate e Nacional detinham títulos argentino e uruguaio, respectivamente. Emelec(EQU), Litoral(BOL) e Municipal(PER) eram os outros participantes. Depois de estrear com vitória de 2 a 1 sobre o Litoral, o Vasco enfrentou o Nacional. Os uruguaios não seguraram o Expresso da Vitória, que aplicou inapeláveis 4 a 1. Jogadores que cravaram seus nomes na história do Clube da Colina e do futebol brasileiro, como Ademir de Menezes e Friaça, deixaram suas marcas na goleada. Na seqüência, foi a vez de o Municipal sentir a força do Expresso.
A goleada de 4 a 0, com dois gols de Friaça, foi a terceira vitória em três jogos. A partida seguinte, contra os equatorianos do Emelec, terminou com vitória vascaína por 1 a 0. O excelente início de competição permitiu ao Vasco chegar bem posicionado na tabela às duas partidas finais, contra Colo Colo e River Plate. Contra os chilenos, empate em 1 a 1. Finalmente, em 14 de março de 1948, uma nova igualdade, em 0 a 0 com os argentinos, bastou para a conquista do campeonato. Na classificação final, o Vasco somou dez pontos, um a mais do que o River Plate e dois à frente do Nacional. Luiz Mendes, comentarista da Rádio Globo e enviado da emissora ao Chile para cobrir o campeonato, deu a medida da importância da conquista vascaína: “O futebol brasileiro não havia, até 1948, conquistado um título internacional fora de casa.
O Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões foi sem dúvida um grande feito do grande Clube de Regatas Vasco da Gama”, disse o comentarista da palavra fácil. O Vasco faturou a Taça com um timaço de dar inveja nos mais fortes adversários: Barbosa, Augusto e Wilson(Raffaneli); Eli, Danilo Alvim e Jorge; Djalma, Maneca(Lelé), Friaça(Dimas), Ismael(Ademir) e Chico.
14/02/1948: Vasco 2x1 Litoral(Bolívia)
18/02/1948: Vasco 4x1 Nacional(Uruguai)
25/02/1948: Vasco 4x0 Municipal(Peru)
28/02/1948: Vasco 1x0 Emelec(Equador)
06/03/1948: Vasco 1x1 Colo Colo(Chile)
14/03/1948: Vasco 0x0 River Plate(Argentina)
12

* * * * * * * * * * * * *
12
Um dos principais reforços do Botafogo para esta temporada, o volante e ala-direito Túlio Souza ainda não entrou em campo com a camisa alvinegra. Quando ele chegou foi constatado um problema na região pubiana e depois de muitos exames os médicos descobriram que o jogador sofria da Síndrome de Gilmore, que fazia Túlio Souza sentir dores no púbis. Peça fundamental do Coritiba na conquista da Série B no ano passado, Túlio Souza revela que chegou a jogar no sacrifício para não prejudicar o time. “Joguei no sacrifício durante quase todo a Série B. Entrava em campo à base de antiinflamatórios e em alguns jogos conseguia bater apenas com a perna esquerda pois sentia muita dor na outra. Achei que estaria bem após as férias. Tratei de descansar bastante, mas voltei a sentir logo nos primeiros treinos, foi aí que os médicos do Botafogo descobriram a síndrome que sobrecarregava o púbis”. O volante foi operado no dia 2 de fevereiro e segue se recuperando da cirurgia. Ele voltou a treinar no gramado na semana passada e a tendência é a de que o reforço alvinegro treine com bola a partir da semana que vem. “Na segunda-feira completam as seis semanas de recuperação que os médicos estimavam para a minha recuperação. Acho que na semana que vem já poderei treinar com bola com o restante do grupo. Este período de recuperação em que fiquei sem atuar foi com certeza o mais difícil de toda a minha carreira”, afirma Túlio Souza. A123 A vontade com que o jogador vem fazendo todos os trabalhos que são mandados, seja pelos fisioterapeutas, seja pela equipe de preparação física, tem chamado a atenção da comissão técnica do Botafogo. “Não tenho dúvida alguma de que Túlio Souza será muito importante para o esquema tático que vamos utilizar quando todos os jogadores estiverem à disposição. Além dele ainda esperamos por Leandro Guerreiro e Luciano Almeida”, diz o técnico Cuca.
12
* * * * * * * * * * * * *
123

12 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia cearense ao VDK.
.
Gloriosas saudações alvinegras ao nosso grande estatístico.
.
Chico, peço sua ajuda: o Lédio veio pra nossa capital no início da semana (se escondeu de tudo e de todos) e foi embora ontem, dia 14. O filhão, Roberto, nasceu no dia 13. Juntando alhos com bugalhos, é admissível a previsão de que a Sra. Carmona veio parir na terra de José de Alencar. Certo? Estatísticamente, tô no rumo certo?
.
Caso a assertiva seja verdadeira, devo dizer que o curriculum do pequeno Carmona já começa com nota máxima, pois nascer no Ceará é pra quem pode e não pra quem quer... hehehehehehehehehehe
.
Ontem, encontrei com seu parceiro-TNT na praça do Ferreira, comendo o melhor pastel do Brasil, na pastelaria Leão do Sul, e pediu que entoasse a plenos alvéolos pulmonares...
PREPARAR... APONTAR... DETONAR A URUBUZADA... FOGOOOOOOOOOOOOOOO...
.
Saudações alvinegras a toda Irecê

Anônimo disse...

Parabéns aos vascainos pela grande conquista de 1948. Não há nada sem a história preservada e recontada todos os dias.
.
Saudações alvinegras aos cruzmaltinos

Anônimo disse...

Parabéns aos Cruzmaltinos plugados no VDK e como sempre, muito bem redigido o texto pelo grande Irecênce, Foguense e Kombeiro, presidente HA :o))))
Hoje vamos em busca de mais treis pontos, as 18:10 Norusca e Sertão entram em campo no Alfredo de Castilho. Força Norusca, vamos em conquista dos 9.

Se eu entendi bem,o Bota está bancando a recuperação do Tulio Souza??? É de se admirar o trabalho desta diretoria, parabéns.
E outra: Sindrome de Gilmore??? Só chamando o Dr. House prá diagnosticar :o)))
Abraços a todos e tenham um Bom Dia.
Tarcisio

Anônimo disse...

Caro "cearenço" Osvaldo Vasques,
O magnânimo guru LC escondeu o jogo, mas creio que o Roberto Carmona nasceu, sim, na bela Fortaleza.
Transmita ao nobre foguense JSSNeto o meu cordial abraço. Ele faz muita falta no Jogo Aberto.

Tarcisão, meu rei, para o nosso fim de semana ser perfeito, o Norusca detona o Sertãozinho hoje e o Fogão detona o Menguinho amanhã. :o)

Abraços e
Preparar...
Apontar...
Detonar os reservas do Mr Prancheta...
FOOOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

Tarcisão e Osvaldo, na hora de postar no voudekombi podem escolher a opção Nome/URL e colocar vossos ilustres nomes e o comentário não fica anônimo.
(como farei nesse comentário)
É somente uma sugestão que os amigos podem acatar ou não. :o)
Abraços.

Força Norusca!
Força Fogão!

Anônimo disse...

AE Chicão, com 2 golos do Leandrinho, o Norusca faturou o Sertãozinho por 4x0 e 3 bolas no travessão, tá demais o time da maquininha vermelha. Com o empate do Curingon 2x2 com o moleque travesso :o))) Assumimos e G4 e vamos ficar na elite independente dos resultados de amanhã.
Prá fechar com chave de ouro, só falta detonar o Mengão.
Força Fogão, vamu lá acabar com esse tabu,
Boa noite VDK!!!!!

Pédre Cóshta disse...

Adoraria tér visht o Exprésse da Vitória a j'gár...

Bom trabalho o que o Fogo eshtá fazénd com Túlio Souza. Plo que o noblíssim falou, paréce sér um bom jgador. Dêsht móde, é pénse que dará rsultád'sh másh'à frént.

Parabéns, noblíssim'sh torcedor'sh norusquenses (de certeza que a palavra está errada! risos) Tarcísi' e Chique (já torce plo rubro; daqui a uns meses torcerá, eshtou convéncide, plo rubre-négre! ris'sh), parabéns pla vitória e sapecada!!!

Que situação entre Sandri e o jogador da sua equipa, já no fim...

abraces, noblíssim baian e ircénse Chique e noblíssim'sh kombêr'sh!!!

Chico da Kombi disse...

Tarcisão e noblíssim'Pédre Cóshta,
O Norusca fez bem a sua parte e o Fogão também vai meter 4 a 0 nos reservas do Mister Prancheta. hehehe...
Abraço e abrace.

Anônimo disse...

Rapaz, o PC disse bem, o Lori Sandri perdeu a boa, xingou o zagueiro de FDP e quase partiram "pras" vias de fato :o(((
A situação do Sertãozinho é deveras complicada já se fala em sério candidato ao rebaixamento.

Amanhã tem Derby em Campinas, PP x Guarani em situações opostas, enquanto um quer fugir do inferno o outro quer entrar no Paraíso.
Dizem que nessas situações o Guarani sempre apronta pra cima da macaca, vamos ver como será mais esse derby Campineiro.
Abraces,
e Boa Noite.

Anônimo disse...

Segundo as previsões do estatístico mais Kombeiro do Brasil, o Fogão vai atropelar o Urubu. Sei não Chicão mesmo com reservas o Urubu sempre apronta pra cima do Fogão e como diz o "velho deitado" Clássico é clássico e vice versa.

Mas a hora é essa vamos quebrar o tabu já, chega de humilhação.

Força Fogão vamu depená o Urubu, já passou da hora.

Abraços a todos online e Boa noite.

Chico da Kombi disse...

Tarcisão, o Bugre tem que segurar a Macaca no derby campineiro para o Norusca ficar no G-4. Se a Ponte ganhar, o Norusca cai para 5º.
Força Bugre!

ROD disse...

Ae Chico Da Kombi, nobre Helio Arcanjo:

E o Eduardo, jogador do Botafogo? Tá pintando bem, você não acha? Salvo meu engano, veio do Bahia, né? Tem se mostrado um jogador versátil, do jeito que o Cuca gosta. Acho que esse cara vai se firmar no Botafogo.

Por falar no Derby de Campinas, digo que o Guarani é um clube pelo qual simpatizo. Vi ótimos times do Guarani, que ficaram pra sempre marcados em minha memória. O último Guarani realmente forte, foi aquele com Djalminha, Amoroso e Luizão. De lá pra cá...Tá mal o Bugre. Uma pena.

Abraço.

Chico da Kombi disse...

Caro Rod,
O jovem Eduardo jogou muito bem na Copa SP de juniores pelo Bahia. Ele joga como zagueiro, volante e ala. É uma excelente promessa.

É uma pena o Campeão Brasileiro de 1978 ter perdido o rumo e estar atolado na Série C. O Guarani deve muito e já pensou até em vender o Brinco de Ouro para sair do buraco.
O time é fraco e corre o risco de ser rebaixado no Paulistão.
Lamentável.

Abraço.