17 outubro 2006

Rei... Reinaldo!








José Reinaldo de Lima foi revelado em meados dos anos 70 pelo Clube Atlético Mineiro, clube ao qual dedicou praticamente toda a carreira. É o artilheiro com maior média de gols em um único Campeonato Brasileiro (28 gols em 1977), apesar de nunca ter conquistado o título nacional. Nesse mesmo ano seu time terminou o campeonato sem perder um único jogo, com dez pontos à frente do campeão São Paulo, em um tempo onde as vitórias valiam somente dois pontos, mas como ainda não existia o critério de pontos corridos, o Galo mineiro perdeu o título na disputa de pênaltis com o São Paulo, protagonizando uma das maiores injustiças do futebol brasileiro. Reinaldo jogou a copa do mundo de 1978, na Argentina, e marcou o gol do Brasil na vitória contra a Áustria por um a zero. Marcou 255 gols como profissional e mais 53 como atleta do infantil, juvenil e júnior, totalizando 308, que fazem dele o maior artilheiro da história do futebol de Minas Gerais. Reinaldo tinha uma maneira peculiar de comemorar seus gols, com punho esquerdo erguido, em um gesto que lembrava o dos militantes negros do movimento dos Panteras Negras dos EUA. Por este gesto e por suas posições políticas independentes, Reinaldo era visto com desconfiança pelos representantes da ditadura militar, o que dificultou sua trajetória na seleção brasileira de futebol. Caçado em campo pelos zagueiros adversários, teve que abandonar prematuramente a carreira, após sofrer cinco cirurgias, em decorrência de lesões em seu joelho. Depois que encerrou a carreira Reinaldo teve momentos difíceis quando entrou em depressão e se envolveu com drogas, mas, felizmente, conseguiu dar a volta por cima. Foi eleito Deputado Estadual mineiro pelo Partido dos Trabalhadores e em 2004, elegeu-se vereador em Belo Horizonte. Seu grande projeto de vida é tornar-se presidente do Clube Atlético Mineiro, sua paixão.


O juiz pergunta, em uma audiência de separação:
- Por que o senhor não pode mais viver com sua esposa?
- Porque ela é muito violenta, meretíssimo... há anos que, por qualquer coisinha, ela atira o que encontrar pela frente na minha cabeça!
- E por que só agora o senhor resolveu separar?
- Porque agora a pontaria dela ficou boa!


O médico está passeando na praia com a esposa, quando cruza com uma morena lindíssima, que lhe cumprimenta com um sorriso carregado de sensualidade.
- Quem é essa? - pergunta a esposa enciumada.
- Apenas uma mulher que conheci profissionalmente.
- Em qual profissão, na sua ou na dela?
\
\



Um comentário:

Arthur Virgílio disse...

Ele não é da minha época...
Mas esse sabia fazer gols.
Abraço