07 outubro 2006

Jackie Silva





Levantadora talentosa, Jackie foi convocada pela primeira vez para Seleção adulta com apenas 14 anos de idade. Ela, porém, fez parte da equipe verde-amarela em um período de resultados poucos expressivos, já que no âmbito continental o Peru detinha a supremacia nas décadas de 70 e 80. Um dos principais êxitos do Brasil na época foi a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan, em Porto Rico, em 1979. No ano seguinte, Jacqueline disputou a primeira Olimpíada, em Moscou (Russia). Quatro temporadas depois, foi eleita a melhor levantadora dos Jogos de Los Angeles (EUA).

Envolvida em diversas brigas com treinadores e polêmicas com a Confederação Brasileira (CBV), Jacqueline chegou a ficar desempregada no país. Numa das confusões, em 1985, ela vestiu o uniforme da Seleção do avesso para protestar. Jackie queria que as jogadoras recebessem uma verba extra por divulgarem a marca do novo patrocinador, o que acontecia com a Seleção masculina. As contestações obrigaram a atleta a seguir carreira no exterior.

Após uma temporada na Itália, em 1987, ela resolveu fundar uma Associação de Vôlei de Praia nos Estados Unidos. E foi nas areias que Jackie conquistou os títulos mais importantes da carreira. Logo na primeira temporada, ela venceu, em parceria com a americana Linda Chisholm, dez de onze etapas disputadas. Foram seis anos de atuação no vôlei de praia dos EUA. A brasileira atuou ao lado de Patty Dodd, Karolyn Kirby e Ângela Rock, somando 41 etapas vencidas e quatro títulos do Circuito.

No início da década de 90, Jacqueline formou uma parceria com a amiga Isabel, que ainda não havia deixado as quadras. Sem muito tempo para treinar, a dupla não durou muito e a ex-levantadora foi obrigada a trocar de companheira na praia. A escolhida, já em 1993, foi Sandra Pires. Jackie iniciava o percurso para a terceira Olimpíada, em Atlanta-96, ano em que o vôlei de praia estreou nos Jogos.
Logo na segunda temporada ao lado de Sandra, Jacqueline ganhou o título brasileiro. Pouco tempo depois, a dupla conquistava o bicampeonato do Circuito Mundial e a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1996. O mundo estava aos pés da dupla brasileira.

Na seqüência, o desgaste no relacionamento pôs fim ao vitorioso casamento entre Jacqueline e Sandra. A ex-levantadora ainda atuou ao lado de Mônica, Ana Paula, Adriana Bento e Maria Clara, a filha da amiga Isabel, sem obter resultados expressivos. Em 99, ela resolveu ensinar aos jovens tudo o que aprendeu nas quadras e areias, lançando o Jackie Clube de Vôlei. Hoje, em parceria com o Governo do Rio de Janeiro, ela coordena mais de 20 escolinhas.


Nome completo: Jacqueline Silva

Data de nascimento: 13/2/1962

Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)

Peso: 63 kg; Altura: 1,70m

AS CONQUISTAS DE JACKIE:

1979 - Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan

1981 - Campeã sul-americana de clubes pelo Flamengo

1982 - Campeã brasileira pela Supergasbras

1984 - Eleita a melhor levantadora da Olimpíada de Los Angeles

1987 - Melhor estrangeira do Campeonato Italiano pelo Modena

1987/93 - 41 etapas vencidas no Circuito Americano de vôlei de praia

1995 - Campeã brasileira, ao lado de Sandra

1995/96 - Bicampeã mundial, ao lado de Sandra

1996 - Campeã olímpica, ao lado de Sandra

\o/\o/\o/\o/\o/

2 comentários:

Chico da Kombi disse...

Um grupo de leprosos estava jogando vôlei quando, de repente, o juiz apita:
- Mão na rede!
- É minha - responde um dos jogadores.

Anônimo disse...

Chico! O que é isso?!?
Largaste a mão agora!!! hahaha
Beijos da sua amiga,
Beatriz