24 outubro 2006

Ariano Suassuna

_________________Cena do Filme: O Auto da Compadecida

O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Vilar Suassuna nasceu no dia 16 de Junho de 1927, na então Cidade da Paraíba, que hoje é a cidade de João Pessoa. Filho do ex-governandor paraibano , João Suassuna , ele é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor do célebre Auto da Compadecida, e um defensor militante da cultura brasileira. Ariano Suassuna viveu os primeiros anos de sua vida no sítio Acahuan, no sertão do estado da Paraíba e aos três anos passou por um dos momentos mais complicados de sua vida com o assassinato de seu pai, por motivos políticos, durante a revolução de 1930, o que obrigou a sua mãe, Cássia Suassuna, a levar toda a família para morar na cidade de Paulista, no estado de Pernambuco. Ainda na cidade de Paulista, Ariano teve conhecimento da morte do seu pai que ocorrera numa resposta à morte de João Pessoa, e como produto destes acontecimentos sua família precisou fazer várias peregrinações para diferentes cidades para fugir das represálias dos grupos políticos opositores ao seu falecido pai.
//
Em
1942, já adolescente, Ariano Suassuna muda-se para cidade de Recife, onde passou a residir definitivamente. Estudou o antigo ensino ginasial no renomado Colégio Americano Batista, e o antigo colegial (ensino médio), no tradicionalíssimo Ginásio Pernambucano e, posteriormente, no Colégio Oswaldo Cruz. Concluiu seu estudo superior em Direito (1950) e em Filosofia (1960).
//
Ariano Suassuna estreou seus dons literários precocemente no dia
7 de outubro de 1945, quando o seu poema Noturno foi publicado em destaque no Jornal do Commercio do Recife. Sua primeira peça teatral foi publicada em 1947, Uma Mulher Vestida de Sol, seguidas por Cantam as Harpas de Sião, de 1948, e reescrita com o título O Desertar de Princesas, Auto de João da Cruz de 1950, o aclamado Auto da Compadecida de 1955, O Santo e a Porca - O Casamento Suspeitoso de 1957, A Pena e a Lei de 1959, A Farsa da Boa Preguiça de 1960 e A Caseira e a Catarina de 1961.
//
Ariano foi o idealizador do
Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, arquitetura, entre outras.
//
Desde
1990, Ariano Suassuna ocupa a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Manuel José de Araújo Porto Alegre, o Barão de Santo Ângelo, (1806-1879).

\o/

Numa festa popular, começou a música e o bêbado se levantou:
- A madame me dá o prazer desta dança?
- Não!
- Mas por que não?
- Primeiro, porque o senhor está bêbado; segundo, porque não se dança o Hino Nacional; e terceiro, porque eu não sou mulher, eu sou o vigário da paróquia.


2 comentários:

Anônimo disse...

Chico,
estou aqui...
Mesmo que em falta algumas vezes, não me esqueço de vc,meu amigo!
Perdão pela inconstância,mas o Ambrósio sabe que é por justa causa!!! rsrsrs
Beijos,
Beatriz

Chico da Kombi disse...

Abraço, mestre Ambrósio!

\

Guerreira Bea, que bom que você foi "pescada" no J.A.
Você merece ser feliz, amiga.
E não precisa passar na kombi do Chico todos os dias. Passe só quando puder e se puder.
Beijo.