16 novembro 2007

Ipitanga

Fundado no dia 20 de Setembro de 2003, na cidade de Lauro de Freitas(BA), o Ipitanga completou seu quarto ano de vida. De grande surpresa a enorme frustração, o time laranja conheceu o céu e o inferno em pouco tempo, no futebol da Bahia. O Esporte Clube Ipitanga Bahia Ltda foi um projeto idealizado pelo empresário alemão Martin Winner, ex-presidente do clube, juntamente com Renato Braz e o ex-jogador Paulo Sérgio, tetracampeão com a Seleção Brasileira.
O Ipitanga leva o nome de um bairro da cidade de Lauro de Freitas e tem a cor laranja, inspirada na seleção da Holanda, como a sua cor principal. Caçula do futebol da Bahia, tem em sua curta trajetória campanhas memoráveis no cenário futebolístico baiano. O primeiro jogo do Ipitanga foi um amistoso com o Bahia, em 2003, onde venceu o tricolor por 1 a 0. A partir daí, o clube passou a traçar uma trajetória vencedora e meteórica. Em 2004, disputou a segunda divisão do Campeonato Baiano, buscando a única vaga disponível ao acesso à elite do futebol do Estado. O início não foi muito agradável, pois o Ipitanga perdeu um e empatou dois jogos, nos seus três primeiros confrontos oficiais. Porém, o time se recuperou e deu uma arrancada espetacular rumo ao título. E na final, frente ao Guanambi, empatou fora de casa e venceu o jogo de mandante, conquistando o direito de disputar a primeira divisão do Campeonato Baiano, com menos de 2 anos de existência. Em 2005, o Ipitanga estreou na elite do futebol baiano justamente no templo do esporte da Bahia: o Estádio da Fonte Nova. E, justamente, contra o detentor das maiores glórias do futebol estadual: o Bahia. O Ipitanga não se intimidou, e venceu a partida por 1 a 0, desbancando o Tricolor em seus próprios domínios. Foi a primeira vitória de uma campanha espetacular do Tucano, que só perdeu uma partida dentro do campeonato, na semifinal contra o Vitória, na cidade de Terra Nova. Porém, a campanha do clube foi o suficiente para credenciá-lo à disputar a sua primeira competição nacional: o Campeonato Brasileiro da Série C. Com uma campanha modesta, o Ipitanga não conseguiu passar da primeira fase. O Tucano de Lauro de Freitas voltaria a fazer uma boa campanha em 2006. Mudando de Terra Nova para Madre de Deus, o Ipitanga conseguiu a quarta colocação no Campeonato Baiano, e novamente teve a oportunidade de disputar a Série C nacional. No entanto, novamente não realizou uma boa campanha. Em quatro anos de existência, o Ipitanga escreveu um capítulo importante na história do futebol da Bahia.
A terceira força, que todos esperavam que surgisse no cenário esportivo estadual, para bater de frente com Bahia e Vitória, parecia que iria vestir as cores laranja. Mas, por circunstâncias administrativas, esse sonho acabou virando ilusão, pelo menos por enquanto. O Ipitanga faz a sua estréia no Campeonato Baiano de 2008 contra o Atlético de Alagoinhas, no dia 10 de Janeiro, em Madre de Deus.













Atacante do Corinthians, Bayer Leverkusen, Roma, Bayer de Munique e tetracampeão mundial da Copa/94, o paulista Paulo Sérgio encerrou a carreira no E.C.Bahia, em Maio de 2003 e foi um dos fundadores do Ipitanga.
12
* * * * *
12

3 comentários:

Gerson Sicca disse...

A Bahia tb tem o seu Ipatinga, só que sem um cruzeiro dando suporte.

Pédre Cóshta disse...

Belíssima apresentação do Ipitanga, noblíssim Chique!

E dé pra saber por onde anda Paulo Sérgio, avançado que metia munte respeito aos adversários!

abraces, noblíssim baian e nom mensh noblíssim irecense!!!

Anônimo disse...

vc esta bem por dentro por que vc nao fala da discaraçao que teve dentro do ipitanga.