28 novembro 2007

Avião Ecológico

Uma volta ao globo em 2009 vai marcar a entrada no mercado do primeiro avião ecologicamente correto do mundo, fabricado pela empresa francesa Lisa Airplanes, situada em Savoie, no sudeste do país. A criação da aeronave, que será propulsionada pela energia de uma pilha de combustível de hidrogênio e alimentada por painéis fotovoltaicos instalados nas asas, foi a forma que dois engenheiros apaixonados pelo meio ambiente encontraram para cumprir a sua parte na preservação dos recursos naturais "Quisemos sensibilizar o grande público quanto à necessidade de agir em favor do meio ambiente, através da promoção de energias renováveis e da economia das energias convencionais, e incitar a indústria do transporte a se interessar mais por toda essa questão", explica Benoit Sennelart, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto do Hy-Bird (Hy para hidrogênio e bird para pássaro), como o avião foi batizado. A aeronave voará a 5 mil m de altitude e custará cerca de 4 milhões de euros (R$10,2 milhões) para ser produzida. O valor estimado para a futura comercialização ainda é mantido em sigilo pela empresa fabricante. Na versão protótipo, o avião terá espaço para apenas uma pessoa, mas a equipe planeja dobrar o número de passageiros na versão comercial, a partir de 2012. O Hy-Bird terá cerca de 20 m de comprimento e a fuselagem feita em fibra de carbono. Baterias de lítio ajudarão na decolagem e no pouso. As asas, que abrigarão os painéis absorventes da energia solar, terão largura de 1 metro. A velocidade deve variar entre 150 km/h e 300 km/h - baixa, em comparação a um avião convencional. Mas por outro lado o Hy-Bird não emitirá gases poluentes, uma vez que fontes de energia para movimentá-lo são solar e a base do hidrogênio. É o primeiro avião 100% limpo já produzido. E ele ainda vai fazer muito menos barulho, já que o motor elétrico que o ajuda a voar é muito mais silencioso que os motores térmicos. Na volta ao mundo planejada para a inauguração do avião, haverá paradas a cada 3 mil km voados, num total de 15 escalas. Em cada uma delas, serão promovidas palestras sobre a preservação do meio ambiente e um piloto local será convidado a prosseguir a aventura até o próximo destino. A América do Sul não está no trajeto. "Trata-se de um desafio tecnológico, sem dúvida, mas acima de tudo é um desafio humano. Nosso objetivo é de mostrar essa nova possibilidade de aproveitamento dos recursos ao maior número de pessoas e sobretudo ao maior número de culturas diferentes", diz o engenheiro Sennelart. O Instituto Nacional de Energia Solar da França e a Delegacia de Energia Atômica do país são parceiros do projeto, que começou a ser desenvolvido em 2006.
123
* * * * *
123
Por objetivos diferentes, mas tão importante quanto, ABC-RN e Bragantino buscam a vitória, nesta quarta-feira, às 20h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal, pela última rodada do Octogonal Final da Série C.
O time potiguar ainda sonha com o acesso, enquanto os paulistas, que já garantiram presença na Série B do próximo ano, miram o título da temporada. Na quinta colocação, o ABC tem os mesmos 20 pontos que o Vila Nova, mas leva considerável desvantagem no saldo de gols: -2 contra 4. Para isso, além de vencer o Braga, o ABC, que vem de duas derrotas seguidas, precisa torcer por um tropeço do Vila Nova contra o Nacional de Patos, em casa, ou até mesmo do Atlético, que é o terceiro, com 20 pontos, contra o Barras, em Teresina.
A diretoria do ABC promete pagar um prêmio de R$ 1 milhão em caso de acesso. Mesmo com a vaga garantida, o Bragantino promete não amolecer. Embalado por duas vitórias seguidas, o time paulista quer o título para corar uma temporada fantástica. No primeiro semestre, o Braga surpreendeu a todos e chegou até às semifinais do Paulistão, sendo eliminado pelo depois campeão Santos. Na Série C, foi o único paulista que chegou ao Octogonal Final e, conseqüentemente, conquistou o acesso.
178
* * * * *
178
Cindy Crawford, 41 aninhos.
1

8 comentários:

Anônimo disse...

Rapazzzz, com 41 aninhos e ainda está nesta forma, que beleza, que generosidade da natureza, diz aí Chico: É sua priminha também :0)))
O bom senso prevaleceu, vão implodir a FN embora tardiamente, pois vidas poderiam ter sido poupadas :o(((
Hoje o Curingon ganha do Vasco e sai do buraco de vez, pelo menos é o que a fiel torcida espera.
Força FOGÃO 2008 e menos trapalhadas.......
Abs, Tarcisio

snoopy em p/b disse...

chicão,
o vila vai subir. tem que subir.
o vila não pode ficar na série c.
saudações botafoguenses!!!

Pédre Cóshta disse...

Excelente notícia o aparecimente desse avião! Tomara que seja uma boa base de desenvolvimento para aplicar, um dia, nos aviões comerciais.

Estive vende a torcida do ABC no Frasqueirão e é espectacular!!! Merece, certamente, a subida!!! Força, ABC!

abraces, noblíssim baian e nom mensh noblíssim irecénse!!!

Chico da Kombi disse...

Tarcisão, meu rei, não tenho prima estadunidense. A Cindy é minha manteúda. :o)
\
Caro Snoopy, sou fã do atacante do Vila Nova desde 1995.
Força Vila e Túlio Maravilha neles!
\
Noblíssim’Pédre, o ABC é conhecido como “O Mais Querido”.
O time potiguar ajudou o Bahia contra o Rio Branco e agora, sou ABC desde criancinha.
Força, ABC!
\
Abraços.

Zêro Blue disse...

Eu voto na Cindy Crawford, e em 2º lugar no avião (o outro o ecológico).
Héin?????? Não é enquete não?
Aê desculpa então, Chico...

hehehehehehhe

Sds. Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Iara Alencar disse...

Oi seu xico, vai desculpando o sumiço da iara, mas vc sabe que tu é do peito ne??

vou mengo na libertadores....
libertadores, nem acredito.

pois é, ela ja foi mais bonita..

Anônimo disse...

Olá Chico da Kombi.
. Dias desses, eu ia te preguntar se Irecê ainda era a terra do feijão, mas você me respondeu no JA.
.
Pela idade da menina, eu diria que ela não é tua prima, mas uma bela titia.
.
Se considerarmos os 40 e uns, ela tá bem.
.
Espero que façam um novo estádio, bem descente pros baianos.
Esse povo merece.
.
Parabéns pelas tuas planilhas e cálculo, sobre o descenço (46 pontos).
.
Abração verde limão, amigo virtual.
Odair Poroclino.

Chico da Kombi disse...

Caro Porcolino,
Irecê produzia 2 milhões de sacas de feijão por safra. Nos últimos anos a produção caiu bastante e produz entre 600 e 800 mil sacas.
O amigo, certamente, já comeu feijão plantado em Irecê - A Capital do Feijão.
Abraço verdolengo.