06 novembro 2007

Burruchaga

Em 2008, fará 22 anos que a Argentina conquistou sua última Copa do Mundo. Um período incômodo para os platinos, que ainda guardam fortemente em seu imaginário os personagens que fizeram parte daquela conquista. Caso de Burruchaga, autor do gol do título. Dono de razoável habilidade, boa capacidade de conclusão e pegada acima da média para um atacante, Jorge Luis Burruchaga não é apenas o responsável pelo terceciro gol na vitória sobre a Alemanha na Copa do México/86. Foi dele também o gol que deu ao Independiente o título da Libertadores de 1984, sobre o Grêmio. Burruchaga nasceu na pequena cidade de Gualeguay, a 234 km de Buenos Aires, no dia 09/10/1962 e começou sua carreira na equipe do Arsenal de Sarandí. Dois anos depois, foi contratado para jogar no Independiente, onde ficou até 1985. No “Rey de Copas”, o atacante foi campeão da Taça Libertadores - torneio pelo qual foi artilheiro de sua equipe - e do Mundial Interclubes de 1984. Tal desempenho chamou a atenção do futebol Europeu. Em 1985, a equipe francesa do Nantes o contratou. Burruchaga ficou sete anos nos canários, somando 140 jogos e 27 gols. Graças ao seu futebol, Burruchaga foi convocado para integrar a seleção argentina que foi campeã em 1986, sob o comando de Carlos Bilardo. Diego Maradona era o grande maestro daquela equipe que contava com jogadores como: Oscar Ruggeri, Sérgio Daniel Batista, Ricardo Giusti e Jorge Valdano. O jogador começou aquela copa como o último homem de meio campo e acabou praticamente como atacante ao lado de Jorge Valdano. Burruchaga também fez parte da seleção vice-campeã da Copa da Itália, em 1990. Nesta Copa os argentinos eliminaram o Brasil nas oitavas de finais com um gol de Caniggia aos 36 minutos do segundo tempo. Na final a Argentina duelou novamente com a Alemanha. Só que, desta vez, os alemães venceram: 1 a 0. Em 1993, Burruchaga teve uma rápida passagem pelo Valenciennes, também da França. Foi um momento infeliz de sua carreira, pois se envolveu no escândalo de compra de resultados do jogo em que seu time perdeu por 6 a 0 do Olympique de Marselha. Suspenso pela Justiça esportiva francesa, o atacante voltou ao Independiente em 1995 e logo conquistou a Supercopa Libertadores daquele ano. Três anos depois, o argentino se aposentou. Burruchaga vestiu a camisa vermelha do Independiente 229 vezes, marcando 72 gols. Até hoje é reverenciado pelos torcedores tornando-se um dos principais jogadores da história dos “Rojos”. Ele disputou 14 partidas e marcou três gols em Copas do Mundo. Pela seleção argentina foram 59 jogos e 13 gols. Após encerrar a carreira como jogador, tornou-se técnico de futebol. Em 2006 dirigiu a equipe dos Estudiantes de La Plata e atualmente dirige a equipe do Independiente.
12
* * * * *
12
Há duas semanas o atacante Dodô, que já marcou 99 gols com a camisa alvinegra, anunciou de forma oficial que não ficará no Botafogo na próxima temporada por entender que seu ciclo no clube já terminou. Muitos garantem, inclusive, que ele estaria acertado com o Fluminense. Outros falam que o futebol japonês será o destino do artilheiro dos gols bonitos. Porém, enquanto essa situação não se define, nos bastidores o Glorioso já trabalha para renovar o contrato de seu ídolo principal na atualidade, que se encerra em dezembro. O presidente Bebeto de Freitas vai procurar Dodô para uma conversa e nela apresentará uma proposta de renovação de longo prazo, levando em consideração o tempo que o atleta ainda vai querer jogar. A idéia é seduzir Dodô a aceitar praticamente encerrar sua carreira com a camisa do clube de General Severiano. “O que posso falar é que o Botafogo não desistiu de contar com o Dodô no próximo ano, pois ele ainda não acertou com nenhuma outra equipe. Ele é um atleta identificado com o nosso clube e tem toda uma história no Botafogo”, afirmou o diretor de futebol Rivadávia Corrêa.
12
* * * * *
12Os goleiros do Botafogo, Júlio César, Max, Lopes, Marcos Leandro e Roger vão fundar uma Cooperativa... de frangos!
12

6 comentários:

Anônimo disse...

fala chico!
rapaz, ninguém tira da minha cabeça que esse mercenário dos gols bonitos já está acertado com o fluminense... ele só está esperando a hora pra anunciar. ele nunca foi tão bem tratado em outro clube. o único título que ele conseguiu no são paulo, ele teve de ver do banco de reservas pois contrataram o raí e tiraram ele do time titular. no palmeiras, foi rebaixado. no santos, fez gols mas não ganhou nada e saiu sem prestígio. ele é um ingrato. chega de fazer papel de besta com ele....
e chega desses frangueiros também!!! que cuidem da cooperativa deles longe do botafogo!!! hehehe abraço!

Pédre Cóshta disse...

Se eu fosse dirigente do Botafogo, estaria de pé atrás numa renovação com Dodo... É que com a punição que levará da FIFA, possivelmente, ficará de fora à volta de meio ano.

Em caso de se fazer um contrato com Dodo, teria que se colocar uma cláusula que acautelasse essa possibilidade e que fizesse com que o clube não fosse prejudicado.
Possivelmente, colocar no contrato uma cláusula que estipulasse que, nesse período de punição, Dodo teria um substancial corte salarial nesse período.

Bom, isht é o que eu faria cáse fosse o responsável de um clube (qualquer que ele seja) que quisesse contratar Dodo. Mas como é na sou... Apenas pitaco! :-))
.
Bom, noblíssim Chique, eu ainda eshtou disponível pró Fogo e esperando a ligação de Montenegro.
Sou uma espácie de poste à baliza, mas, com alguns golos que o Fogo tem sofrido (alô, Roger!), penso que poderia ser uma boa contratação e seria titular! :-))

Essa foto é excelente! E como se chamará a Cooperativa?
Bom, eu tenho uma sugestão: Botafrango! (risos)

abraces, noblíssim baian e nom mensh noblíssim irecense!!!

Chico da Kombi disse...

Olá Fábio Gomes!
Obrigado por sua opinião.
A minha avó já dizia que um bom time começa com um bom goleiro.
E o Botafogo não teve goleiro em 2007. :(
Saudações alvinegras.
.

Noblíssim'Pedro Costa,
O Botafogo estaria disposto a bancar os salários de Dodô mesmo que ele seja suspenso em janeiro pela FIFA, que vai julgá-lo da acusação de doping ainda referente ao Brasileirão deste ano. Esse seria o grande trunfo, já que nenhum outro clube vai apresentar proposta a Dodô se ele for suspenso.
A Cooperativa vai se chamar
ComeFrangoFogo. :o)
Abraces.

Ruy Moura disse...

Chico, quando os torcedores de um clube não tem realmente algo importante para comemorar dedicam-se a comemorar absurdos. Por exemplo, podemos comemorar o que deve ser o record botafoguense no Guiness de um clube jogar com cinco goleiros num só campeonato. Caricato. E depois os outros torcedores acham-nos arrogantes quando dizemos que certas coisas "só acontecem ao Botafogo"...

Abraço alvinegro.

Chico da Kombi disse...

Caro Rui, você tem razão. Nesse Brasileirão o Botafogo usou 5 goleiros em 35 partidas:
Júlio César, 18 jogos;
Max, 8 jogos;
Roger, 5 jogos;
Marcos Leandro, 4 jogos;
Lopes, 1 jogo.
Abraço.

Gerson Sicca disse...

legal as informações sobre o burruchaga. E o gol q ele fez no Grêmio foi no Olímpico.
E o negócio do Dodô é dinheiro.
Abraço