24 novembro 2007

As Zebras

As zebras são brancas com listras pretas, e não o contrário.
É possível confirmar esta hipótese, pois a barriga do animal é toda branca, com as estreitas listras pretas cobrindo o resto do corpo. Os exemplares da espécie não são iguais e cada uma tem o seu padrão diferente de listras, similares às digitais dos seres humanos. Além de ter uma crina curta e ereta, também possuem sentidos como visão, audição e paladar bastante desenvolvidos. As listras das zebras também funcionam como uma excelente adaptação para camuflagem quando elas andam em grupo, dificultando a visão do seu principal predador, o leão. Assim que percebem a presença do predador, elas correm em grupo de um lado para o outro, fazendo com que o leão, que enxerga em preto e branco, não consiga determinar a sua posição, sem saber onde começa ou termina uma zebra.
Em razão disso, normalmente eles acabam errando o bote por não identificar o animal que irá atacar. Assim como o cavalo, seu parente próximo, a zebra é muito ágil, o que lhe facilita a fuga do seu predador, que precisa atacar direto em seu pescoço para imobilizá-la. No contato com outros animais ou pessoas, elas são bem selvagens, podendo até morder ou dar coices, mas a primeira reação é fugir. Algumas espécies não ficam em grupos sociais permanentes, e os machos vivem geralmente sozinhos em um grande território, cuidando de até dez fêmeas e acasalando com todas elas. Se outro macho entra no grupo, ele só não é expulso ou atacado se não concorrer com o líder.
12
178
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
178
Fundado em 1948, na cidade de Manizales, Colômbia, a Corporación Deportiva Once Caldas já ganhou dois campeonatos colombianos e a Taça Libertadores da América de 2004.
O Once Caldas superou três campeões sul-americanos para chegar ao título da Libertadores: Santos, São Paulo e Boca Juniors. A equipe de Manizales começou a fazer história ao passar pela primeira vez da fase inicial da Libertadores. Em suas duas participações anteriores, havia sido eliminado na primeira fase. Depois, o Once Caldas soube jogar com o regulamento para avançar no torneio. Fazendo sempre o segundo jogo em casa, o time colombiano mostrou um ótimo sistema defensivo. Barcelona, do Equador, Santos, São Paulo e Boca Juniors não conseguiram vencer o Once Caldas jogando em casa, apenas ficando em empates. Quando atuou em Manizales, a zebra colombiana também teve competência e sagrou-se campeão da Libertadores com 6 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota, para o Velez, na primeira fase.
Once Caldas 3x0 Fénix-URU
Once Caldas 2x1 Maracaibo-VEN (F)
Once Caldas 0x2 Velez Sarsfield-ARG (F)
Once Caldas 2x0 Velez Sarsfield-ARG
Once Caldas 2x1 Maracaibo-VEN
Once Caldas 2x2 Fénix-URU (F)
Once Caldas 0x0 Barcelona-EQU (F)
Once Caldas 1x1 Barcelona-EQU
Once Caldas 1x1 Santos-BRA (F)
Once Caldas 1x0 Santos-BRA
Once Caldas 0x0 São Paulo-BRA (F)
Once Caldas 2x1 São Paulo-BRA
Once Caldas 0x0 Boca Juniors-ARG (F)
Once Caldas 1x1 Boca Juniors-ARG

12
12
12
12
12
12
12
12
12
Nos pênaltis,
Once Caldas vence o Boca Juniors
e conquista a Libertadores
de 2004.




1

4 comentários:

jose disse...

Chico spanta logo este bicho, não é hora de se falar em zebras..rsrsrsr
Abraços e saudações vascainas.

Anônimo disse...

Chico.
Zebra, nem brincando. Vai dar Palmeiras na LA.
.
Tudo de bom que o Onze Caldas fez foi quebrar essa escrita maldita de "time copeiro".
.
Provou que pra ser campeão da LA, não precisa de trradição, coisa nenhuma. Precisa de jogadores voluntariosos, de um bom esquema de jogo e crer que pode.
.
. Simbora Bahia.
Abraços verde limão.
Odair Porcolino.

Pédre Cóshta disse...

Móce, dé! Xôôôôôôôôô, biche mau!!! Vai-t'embora, biche marfád!

Bom, zebra se viésht cá pra ficar, ó mensh vai passear a Recife ó a Porto Alegre! Tens é que ficar longe do Ri'! (risos)

O Onze Caldas foi cá uma zebra... Como jogava mal!

abraces, noblíssim baian e nom mensh noblíssim irecense!!!

Chico da Kombi disse...

Mestre Ambrósio, caro Odair Porcolino e noblíssim'Pedro Costa:
a zebra que acredito é no UM por cento de chance do Botafogo chegar à Libertadores.
Toda zebra é alvinegra e eu acredito.
Força, zebrinha!
:o)
Abraços e abraces.