27 janeiro 2007

ABC do Preguiçoso

12

______ABC DO PREGUIÇOSO

_________(Xangai)

Marido se alevanta e vai armá um mundé

Prá pegá uma paca gorda prá nóis fazê um sarapaté

Aroeira é pau pesado num é minha véia

Cai e machuca meu pé e ai d'eu sodade

Marido se alevanta e vai na casa da sua avó

Buscá a ispingarda dela procê caçá um mocó

E que no lajedo tem cobra braba num é minha véia

Me pica e aí fica pió e ai d'eu sodade

Entonce marido se alevanta e vai caçá uma siriema

Nóis come a carne dela e faiz uma bassora das pena

Ai quem me dera tá agora num é minha véia

Nos braço de uma roxa morena e ai d'eu sodade

Sujeito te alevanta e vai na casa do venderão

Comprá uma carne gorda prá nois fazê um pirão

É que eu num tenho mais dinheiro num é minha véia

Fiado num compro não e ai d'eu sodade

Entonce marido se alevanta e vai na venda do venderim

Comprá deiz metro de chita prá fazê rôpa pros nossos fiin

Aí dentro tem um colchão véio num é minha véia

Desmancha e faiz umas carça prá mim e ai d'eu sodade

Disgramado se alevanta e deixa de ser preguiçoso

O homi que num trabáia num pode cumê gostoso

É que trabaiá é muito bom num é minha véia

Mas é um pouco arriscoso e ai d'eu sodade

Entonce marido se alevanta e vem tomá um mingau

Que é prá criá sustança prá nóis fazê um calamengau

Brincadêra de manhã cedo num é minha véia

Arrisca quebrá o pau e ai d'eu sodade

Marido seu disgraçado tu ai de morrê

Cachorro ai de ti lati e urubu ai de ti cumê

Se eu subesse disso tudo num minha véia

Eu num casava cum ocê e ai d'eu sodade

Cantador, trovador e violeiro nascido em Vitória da Conquista(BA) com o nome de Eugênio Avelino, o compositor Xangai mantém carreira sólida, eternizada em 12 discos, lançados desde que surgiu no mercado fonográfico, em 1976, com “Acontecivento”.

\o/

___________Assanhado...

A velha chama os filhos para reclamar do comportamento anormal do marido. A coitada desabafa:

- Ultimamente, ele vem me procurando de manhã, à tarde e à noite! Eu já não agüento mais e queria que vocês tomassem uma providência, urgentemente.

Prontamente os filhos foram conversar com o pai e ouviram dele a seguinte justificativa:

- Meu procedimento mudou conforme orientação médica! - e mostrou uma receita do médico.

Os filhos leram a receita e disseram:

- Pai, o senhor está interpretando mal! O doutor recomendou que o senhor comesse "AVEIA" de manhã, à tarde e à noite...


\o/

2 comentários:

Anônimo disse...

Móce, Chique! É na percebi nada dessa canção! (rises)
O Chique fal'ássim tombém? (rises)
Case pa d'zer qu'aveiá mais faz mal! (rises)
Qui Kombi bônitá, né Chique?
Abraces, nobre baiane!

Chico da Kombi disse...

Caro Pedro,
Esta cantiga é muito conhecida no nordeste brasileiro, mas certamente nunca tocou em Portugal.
Abraço, garoto!