28 outubro 2008

Ademir da Guia

Foi nos campinhos de terra batida de Bangu - subúrbio carioca onde nasceu - que Ademir teve seus primeiros contatos com a bola. Naqueles primeiros anos da década de 50, o garoto ainda não era reconhecido pelo sobrenome ilustre, afinal, seus colegas de pelada - assim como ele - não haviam visto o grande mestre Domingos da Guia encantar os brasileiros com suas roubadas de bola. Por isso, o pequeno Ademir não tinha nenhuma regalia.
Mas, mesmo assim, ele diz que era considerado um dos melhores.
"Naqueles jogos, dois garotos escolhiam o time. E eu era sempre o primeiro a ser chamado 123123 primeiro a ser chamado".
Com suas passadas largas e ritmo cadenciado, ele parecia jogar em slow motion. Só que não era bem assim, ele era um falso lento. Nem Pelé usaria tão bem aquela camisa 10 verde quanto Ademir da Guia. E aqui não cabe discussão. Adeptos incondicionais da controvérsia, os torcedores do Palmeiras só são capazes de ser unânimes em duas coisas na vida: no ódio ao Corinthians e no amor a Ademir da Guia. Tamanha reverência poderia ser explicada pela longevidade de dezesseis anos de Parque Antártica ou pela quantidade de doze títulos oficiais conquistados. Mas o talento de Ademir vai além das simples estatísticas. Filho de Domingos da Guia, um dos maiores zagueiros do Brasil em todos os tempos, começou a jogar no infantil do Bangu, mas foi levado ao Palmeiras logo no começo dos anos 60. Assinou seu primeiro contrato em agosto de 1961, três dias antes do aniversário do clube. Um presente e tanto. Ele parecia lento com suas passadas largas, mas o ritmo da equipe estava sempre acelerado. Em meio à Era Pelé, só o Palmeiras de Ademir conseguia beliscar títulos. Foi assim em 1963 e 1966. Quando o Santos perdeu fôlego, o Palmeiras se tornou o melhor time do Brasil. O sucesso que teve no Palmeiras, porém, nunca encontrou equivalência fora do Parque Antártica. Foi convocado escassas doze vezes para a Seleção Brasileira e seu único Mundial foi o de 1974, quando passou todo o tempo no banco de reservas e só entrou na última partida, a decisão do terceiro lugar contra a Polônia. Foi substituído e o Brasil perdeu. Mágoa? Talvez, mas Ademir da Guia é um cavalheiro e diz que do futebol só guardou felicidade. Não ficou rico, mas teve o reconhecimento da torcida do Palmeiras. É um dos raros jogadores a ganhar estátua no Parque Antártica. "Sem Ademir da Guia o Palmeiras é menos Palmeiras", definiu o treinador Rubens Minelli ainda nos anos 60. Ademir da Guia seria um pouco menos do que foi se não houvesse um homem chamado Dudu jogando ao seu lado. Os dois formaram o que muitos amantes do futebol consideram a dupla ideal, uma espécie de Pelé-Coutinho do meio-campo. A raça e a combatividade de Dudu eram complementadas à perfeição pela maestria e sensibilidade de Ademir da Guia. Os dois foram protagonistas do Palmeiras por doze anos.
1Nome: Ademir da Guia
Nascimento: 03/04/1942 no Rio de Janeiro-RJ
Clubes: Bangu (1960 a 1961), Palmeiras (1961 a 1977)
Seleção Brasileira: 12 jogos; nenhum gol.
Títulos: Campeão Paulista (1963, 1966, 1972, 1974 e 1976), Campeão Brasileiro (1972/73), do Robertão (1967 e 1969), da Taça Brasil (1967) e do Torneio Rio-SP (1965).
123

27 comentários:

Pédre Cóshta disse...

Bom dia!!!
Munt'sh parabéns, munta saúde e muntas flicidád'sh, noblíssim'Ódair!!!

Tud'd'bom, dé!!!

Ém térm'sh futblíshtic'sh, que o Palmêrash ténha a honra de ser vice do Méng!
(ap'sár dé achar que o SP Gnéric srá campeão...)

E, cláre, munte prazér, Ademir da Guia! :-))

abraces algarvi'sh pra tôd'sh!!!

DERLY. disse...

bom dia chico,meus parabéns ao ademir da guia,um craque que eu tive o prazer de ver jogar,ao ODAIR QUEBRA TUDO VERDÃO PORCOLINO que eu tenho o prazer de ter como amigo,tudo de bom aos dois sempre,e que SÃO JUDAS TADEU que se comemora o dia hoje,lhes proteja,lhes dando muita saúde principalmente,agora chico tá fraco o odair de santo protetor? gente fina é outra coisa
he he he ronaldo derly.

Anônimo disse...

Bom dia para todos.

O Ademir era muito bom, teve uma ocasiao que assiti em Montevideo ele jogando contra o Penarol.

chicao, e acabaram morrendo de frio !

TENHAM UM OTIMO DIA.

Um abracao para todos.

( estou suprimindo o Olavo )

STSF Olavo

Arthur Virgílio disse...

Infelizmente não o via jogar, mas dizem que era um gênio.

Anônimo disse...

REFLETINDO :


O FURO NO BARCO


Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:
- O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.
- Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.
- Ah!, mas foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!
- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua "pequena" boa ação.

Não importa para quem, quando ou de que maneira: mas, ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os "vazamentos" que perceber, pois nunca sabemos quando estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém.

Autor desconhecido.


TENHAM UM OTIMO DIA.

STSF Olavo

Anônimo disse...

DESCONTRAINDO :

O Gaúcho faz o pedido de casamento para o pai da prenda:
- Mas bah tche, tens certeza que queres casar com minha filha?
- Mas bah tche, tens alguma dúvida.
- Olha que minha filha gosta de pinto grande e grosso.
- Mas bah, quem não gosta tche???


STSF Olavo

Anônimo disse...

Bom dia cearense ao VDK.
.
Absolutamente com poucas condições de, neste horário, estar aqui, não poderia deixar de abraçar mais um grande amigo que fiz nos blogs. Como os craques, dizem, nascem no mes de outubro, vai pro Odair Bacurão-Porcolino todos os votos de felicidades, saúde, paz e cada vez mais sucesso em sua vida. Extensivos à família Bacurão, claro!!!
.
Parabéns dos alvinegros de GS ao esmeraldino do PA.

Anônimo disse...

PREPARAR... APONTAR... DETONAR O SPFC... FOGOOOOOOOOOO...
.
Saudações alvinegras a todos e bom resto de semana.

Anônimo disse...

PARABÉNS ODAIR!

Meu querido amigo, de todo coração eu lhe desejo vida longa e repleta de muitas alegrias.
Que você obtenha tudo que deseja, pois você é uma pessoa especial.
Beijos no coração!

.....
Olavo!!!!!!
Piada de gaúcho?
Relações cortadas.
:o(

Anônimo disse...

Grande amigo Odair Porcolino, meus parabens pelo seu aniversario, muita saude e felicidades,

Um abracao.

STSF Olavo

Anônimo disse...

Gigi, sou daqueles que so brinca com quem gosta, e dos gauchos eu gosto muito, alias, se for brasileiro ja e motivo para eu gostar, e respeitar. Deixa comigo que a proxima sera de outro estado. :)))))))

Um abracao.

STSF Olavo

Jogo Aberto disse...

JOGOU MUITO ESSE CARA.
JOGOU MUITO MESMO.

Anônimo disse...

Na esperança de poder ajudar amigos que por ventura tenham barriga, ai vai uma dica :

Simpatia Poderosa para perder a barriga

Material necessário: imagem de Santo Antonio e uma fita métrica.

Simpatia:

Meça sua barriga com uma fita métrica e marque com uma caneta o quanto você deseja reduzir.

Enrole a fita na imagem de Santo Antonio.

Deite-se no chão, de barriga para cima.

Coloque o Santo Antonio enrolado na fita, perto de seus pés.

Então, flexione para frente e, com os dedos da mão, toque a imagem, dizendo bem alto: 'SANTO ANTONIO, ME TIRA ESSA BARRIGA!'


Repita isso 500 vezes por dia que, em um mês, o Santo atenderá seu pedido. :-)))))

STSF Olavo

Anônimo disse...

Grande Odair Porcolino Verdão Pederneiras.
Meus parabéns amigo e que a felicidade em sua vida seja generosa por muitos e muitos anos.
Força pro Porco!!!!!
Mas não contra o Fogão :o))))

Hoje o MAC (tigrão) tem uma dura tarefa em Fortaleza mas o amigo O. "Fogues" vai torcer contra o Tigrão :o((((
Aí não tem São Judas Tadeu que dê jeito......
Por falar em SJT, o Xarutão deve tá queimando um estoque de velas considerável pelo dia de Hoje.
E dá-lhe Mengo......
Diz aí Xarutão, gastou todo o lucro com a venda das máscaras na compra de velas especiais para o dia de hoje, pois não????

Um bom dia a todos os Kombeiros.

Anônimo disse...

hahahahha

Está certo Olavo...por esta vez, passa.
Mas só por esta vez!
;o)

Chico da Kombi disse...

|
Boa tarde amigos.

Felicidade, saúde e paz para o amigo Odair Bacurão!

Quebra tudo, Verdão!
Vandeco Luxemba neles!

Hoje, abertura da 33ª rodada da Série B:
()Vila Nova x Gama(19º)
()Juventude x Santo André()
(17º)Fortaleza x Marília(18º)

Colocação dos clubes na Timemania:
01 Flamengo, 4.162.705 (8,42%)
02 Corinthians, 3.230.345 (6,53%)
03 Palmeiras, 2.516.681 (5,09%)
04 São Paulo, 2.311.520 (4,68%)
05 Grêmio, 2.045.310 (4,13%)
06 Santos, 1.991.958 (4,03%)
07 Internacional, 1.746.586 (3,53%)
08 Vasco da Gama, 1.679.086 (3,40%)
09 Cruzeiro, 1.459.836 (2,95%)
10 Botafogo, 1.410.465 (2,85%)
11 Fluminense, 1.289.948 (2,61%)
12 Atlético-MG, 1.176.856 (2,38%)
13 Bahia, 1.075.741 (2,18%)
14 Vitória, 723.424 (1,46%)
15 Goiás, 642.905 (1,30%)
16 Sport, 635.649 (1,29%)
17 Fortaleza, 635.509 (1,28%)
18 Atlético-PR, 547.644 (1,11%)
19 Coritiba, 543.036 (1,10%)
20 Santa Cruz, 515.782 (1,04%)

Abraços, caros passageiros:
Noblíssim'Pédre
Candango Ronaldobina Derly
The Best Olavo
Menguista Arthur Virgílio
Parceiro explosivo Osvaldo Vasques
Amiga Colorada Gigi Red
Leonardo Kope (sobre o futebol carioca)
Foguense Tarcisão Norusca

|

kikabasan disse...

Feliz niver ao meu TIO Verde deste blog.
Muitos anos de vida, saúde e felicidade, que possamos ver o Verdão ser campeão mundial e pra começar brasileiro...rs!!!
Beeeeeijos.

Odair Porcolino disse...

Boa tarde Chicão e amigos kombeiros.
Os amigos me perdoem "por morde deu" só poder postar agora.
Muito "trabaio" sô!
.
Muito, muito obrigado a você Chico e aos amigos por terem se lembrado da minha data. Tô desconfiado que Dona Lucia tá aprontando alguma pra quando eu chegar em casa as 23:00 horas.
De uma mulher maravilhosa como ela posso esperar qualquer surpresa.
.
Que maravilha até a "Menina Kika" apareceu.
.
Pedre Coshta, portuga tupiniquim.
Tarcisio, nobre bauruense por opção.
Chico da Kombi, irecense porreta.
Olavo, Best-Flu, o homem que nos faz refletir e rir.
Gigi, minha dama "in red".
Kika, minha sobrinha verde-limão.
Xaruto, "bateria humana".
Ronaldo Derly, o mais ilustre candango oriundo das Minas Gerais.
Osvaldo Vasques, cearense arretado, cabra bão.
E você que eu ainda não tive o prazer de aqui "trocar figurinhas" ou me esqueci.
.
É um grande prazer e grande previlégio de poder ter vocês como amigos.
Muito obrigado pelos cumprimentos e peço a Deus que ilumine e abençoe a vida de todos vocês meus amigos.
Vocês são gente da melhor categoria e eu me sinto emocionado e muito feliz pela lembrança.
.
Um beijo no coração de cada um de vocês.

Anônimo disse...

Boa noite ... VDK em festa com o aniversário do bom e grande amigo Odair e sendo assim não me resta outra coisa a fazer a não ser desejar-lhe SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS ESPECIAIS acompanhado de votos sinceros de vida longa, muita saude, paz e muito dindim no bolso ... FELIZ ANIVERSÁRIO !!! ...
alguns pitacos:
1) temi pela integridade fisica do The Best Olavo após a piada do Gaucho ... pois fiquei imaginando qual seria a reação da Gigi ... hehehehe ... mas Graças a Deus The Best Olavo foi aquele malandro carioca e sai pela tangente numa boa ... hehehehe ... até por que a Gigi pegou leve ... se fosse eu ... hewhehehehe
2) Chico,
realmente voce é uma pessoa nobre. Aniversário do Odair nada melhor que um post do Ademir da Guia ... cracaço de bola e com certeza um dos maiores injustiçados em termos de seleção brasileira ... pois até no elenco da seleção de 70 ele merecia estar ... voce também está de parabens pelo post ... eu vi o cara jogar e digo ... jogava no meu time brincando ...
3) Odair, nobre aniversariante, não tinha como não deixar de o torcer pelo Fluminense na rodada passada ... Nesta rodada de meio de semana quero uma sapecada do Cruzeiro sobre o Gremio e outra do Botafogo sobre o São Paulo (esta pra Chico, Tarcisão, Celso Ricardo, Lito e Osvaldão ficarem felizes também ) ... ambas são possivelmente tranquilas de acontecer já que nem Gremio e nem São Paulo se deram bem jogando fora de casa ... como eu acredito no sucesso do Mengão e principalmente do Obina em Salvador prevejo mais do que solidificada a nossa permanecia no G4 e o caminho no rumo certo e firme ao Hexa campeonato (apesar das bobagens do Marcio Braga e KL-666) ... e isto tudo com a proteção do São Judas Tadeu!!!!


Xaruto
O Incorrigivel
O legitimo Cubano

Anônimo disse...

Dois pitacos rápidos:

Diego Maradona será o novo técnico da Seleção Argentina!!!!!
Sei não, Dieguito vai querer entrar em campo e decidir no braço
:o))))

Vi agora no Tá na Área, um documento da "cbf" sugerindo por motivos de segurança, o jogo Bota x Fla para o Maraca. Sugerindo sómente.
Quer saber: Eu acho que deveria ser mesmo no Maraca, afinal o mando é do Fogão e no Maraca vai dar pelo menos 70 a 80 mil.
E o Fogão tá numa penúria que dá medo e tem mais (essa é pro amigo Xarutão): Vamos ganhar do Mengo nem que seja no Ítalo Del Cima.
:o))))

Abraços

Anônimo disse...

Tarcisão,
a chapa a cada dia que passa esquenta no Fogão ... se ainda fosse diferente dava para voces engrossar com a gente em Italo del Cima ... hehehehehe ....

-
-
Alguem acredita no sucesso do tecnico MAradona como tecnico? ... Eu acho que o Presidente da CBF argentina uma besta igual ao RT ao tomar esta decisão ...


xaruto

Anônimo disse...

olhem que bacana ... o Flamengo junto com o Globo.com fez uma promoção oferecendo 5 camisas oficiais do dia do flamenguista as 5 frases mais criativas ... não é que a minha filha caçula Fernanda faturou uma camisa ... hehehehe ...

Xaruto (todo bobo com sua filha rubro negra ... hehehehe)

Saulo disse...

Grande Ademir da Guia. Nunca vai ser esquecido pela torcida do Palmeiras.

Anônimo disse...

Odair,
você conquistou tudo issso, amigo.
Não tem nada que agradecer.
:o)

Xaruto,

1) parabéns para a Nanda, bonita, inteligente e sortuda!
Tem que ficar todo bobo mesmo,rsrsr

2) assim que respondi para o Olavo, lembrei de você, rsrsrs
Mas no fundo, foi graças a uma piada de gaúcho que você virou "meu irmão", né não?
;o)

Anônimo disse...

Amigo odair, concordo com a GIGI, não tens o que agradecer, na vida colhemos o que plantamos, a sua vida sempre será repleta de gente, que gosta muito de você.

Mais uma vez parabéns, saúde e muitas felicidades.

Um abração.

STSF Olavo

Anônimo disse...

Gigi,
bem lembrado ... eta piada boa ... hehehe ... né mana? ...


Xaruto

Chico da Kombi disse...

|
Boa noite amigos.

Arre égua!
O Fortaleza perdeu em casa!
Parece que vamos ter Luverdense x Fortaleza em 2009.
:o(

Fortaleza 0x1 Marília
Juventude 2x1 Santo André
Vila Nova 1x1 Gama

Abraços Kika Verde-Limão, Gigi Red, Odair Bacurão, incorrigível Xaruto, Tarcisão Norusca e foguense Saulo.