01 fevereiro 2008

Primeiro Passo

No dia 21 de janeiro de 2005, foi fundado o Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista.
O clube nasceu a partir de um trabalho realizado pelo ex-jogador Ederlane Amorim, que jogou na década de 80 pelo Vitória, com passagens por times da Alemanha e diversos países da América do Sul, além de vários clubes brasileiros, entre eles o Serrano Sport Club, de Vitória da Conquista. Em 2006, em sua primeira competição oficial, o ECPP Vitória da Conquista deixou de ser uma promessa ou um sonho e se tornou uma realidade, conquistando o carinho da torcida conquistense e o seu primeiro título, de forma invicta. A conquista da 2ª Divisão baiana naquele ano, ainda em sua primeira disputa como time profissional, deu à cidade a alegria há tanto adormecida. Veio o ano de 2007 e a expectativa de novas conquistas, e, quem sabe a vaga tão sonhada para o Campeonato Brasileiro da Série C. Apesar de ter um elenco considerado dos melhores entre os times do interior, os resultados não apareceram em campo e o time conquistense foi apenas o 8º no Baianão de 2007, com 6 vitórias, 8 empates e 8 derrotas. A inexperiência ou qualquer outro fator que possa ser colocado como motivo para essa não classificação, não desanimou o torcedor, que, além de mostrar todo o seu amor pelo clube, deu a Vitória da Conquista o título de maior média de renda e público do interior do estado.
O Mascote: Domesticada pelo homem há dez mil anos, a cabra, fêmea do bode, foi o primeiro animal capaz de produzir alimentos. De lá para cá, sempre acompanhou a história da humanidade, conforme atestam os diversos relatos históricos, mitológicos e bíblicos, que mencionam os caprinos. Apesar disso, poucas vezes teve seu valor devidamente reconhecido.
Os caprinos têm a mesma origem que os bovinos, com o tronco ancestral dos antílopes. Cerca de 90% dos caprinos no mundo encontram-se em regiões em desenvolvimento, evidenciando a capacidade do caprino de se adaptar a condições adversas, justificando sua reputação de animal rústico, resistente e parceiro do homem na luta pela sobrevivência de ambos. Vitória da Conquista, cidade localizada no semi-árido nordestino é detentora de um grande rebanho de caprinos, que se adaptaram muito bem as condições climáticas adversas.
Para homenagear esse “campeão” de resistência e superação das dificuldades impostas pela natureza, ao lado do homem nordestino, antes de tudo, um forte, é que o Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista, a mais jovem equipe de futebol profissional da Bahia, fundada em janeiro de 2005, aprovou e fez constar em seus estatutos, o bode, como mascote da equipe, símbolo de humildade, força, garra, resistência e determinação em vencer.
Jogos do ECPP Vitória da Conquista no Baianão 2008:
10.01 – V.Conquista 1x1 Itabuna (F)
13.01 – V.Conquista 2x1 Colo Colo
16.01 – V.Conquista 2x1 Vitória
19.01 – V.Conquista 0x2 Camaçari (F)
23.01 – V.Conquista 2x1 Ipitanga
27.01 – V.Conquista 1x0 Fluminense
30.01 – V.Conquista 1x3 Atlético (F)
02.02 – V.Conquista 0x0 Bahia

12

2 comentários:

Anônimo disse...

Chico da Kombi.
.
Nome arretado de bonito esse: ESPORTE CLUBE PRIMEIRO PASSO de Vitória da Copnquista.
.
Além do mais o uniforme é verde e branco. Quer coisa mais bonita?
.
Aqui em Sampa é Porco e na Bahia é bode.
.
Esse time tem futuro. É só não contratar o Luxeco como tecnico.
.
Tarcísio, meu bom.
Que venha o Norusca. Tô preparado.
.
Abraços verde-desbotado.
Odair Porcolino.

Chico da Kombi disse...

Caro Porcolino,
Norusca e Verdão tenho que ficar firme em cima do muro. :o)
Meu palpite é 3 a 3.
Abraço verdolengo do amigo
Chico "Murilo"