24 abril 2007

Paulo Valentin


Paulinho Valentin começou no Central, de Barra do Piraí(RJ), onde nasceu em 1932. Transferiu-se em seguida para o Guarani, de Volta Redonda(RJ). No ano de 1952, assinou contrato com o Atlético Mineiro. Foi para o Botafogo no meio do primeiro turno do campeonato de 1957, levado pelo técnico do Glorioso, João Saldanha, para tentar o título que o time não conquistava deste 1948. Jogou no Botafogo até 1960, quando foi vendido para o Boca Juniors da Argentina. No Boca, conquistou o Campeonato Argentino por duas vezes, em 1962 e 1964. Curiosidade interessante é que em todos os jogos que disputou contra o River Plate, o grande rival do Boca Juniors, sempre marcou, sendo o maior artilheiro da história do clássico com 10 gols e o primeiro jogador a marcar três gols no clássico em 12/11/1961 na vitória do Boca por 3 x 1.
"Paulinho é um tanque, mas com inteligência" dizia Jõao Saldanha. "Não é apenas de passar por cima dos zagueiros. Sabe se colocar, jogar com malícia, nunca fugir da área, porque sempre sobra um rebote", justificava Saldanha.
Ele demorou a se acostumar ao modo de vida do Rio de Janeiro e teve seu rendimento prejudicado nas primeiras partidas da competição. Muito criticado pela crônica da época, Paulinho Valentin foi mantido no time porque Saldanha apostava nas suas características de goleador.
Na decisão contra o Fluminense, em 1957, o Botafogo ganhou por 6x2, com cinco gols marcados por Paulinho Valentin, que se sagrava também artilheiro do campeonato. Paulinho Valentin veio para o Botafogo em 1952, depois de uma curta passagem pelo Atlético Mineiro. Jogou no Botafogo até 1960, quando foi vendido para o Boca Juniors. Depois do Boca Juniors ele jogou no México e foi treinador de um time juvenil na Argentina. Mas já estava pobre e doente, devido ao excesso de fumo e bebida. Morreu em 1983. Seu futebol brilhante continua na lembrança dos torcedores brasileiros e argentinos, que tiveram a sorte de ter visto esse craque em seus times.
Paulo Valentim era um atacante trombador, muito voluntarioso, com boa colocação e ótimo chute com as duas pernas.
Paulinho marcou cinco na decisão contra o Flu, em 1957.

178


178



\o/\o/


Fumando na Madrugada

Dois portugueses vinham pela rua, de madrugada. A escuridão era total e o Manuel resolveu fumar um cigarro. Então ele puxou uma caixa de fósforos do bolso, acendeu um palito e entregou pro Joaquim.

— Ó Joaquim! Segura cá este fósforo aceso pra eu procuraire a porra do isqueiro pra acendeire o meu cigarro.


7 comentários:

Iara Alencar disse...

Oi querido xico.
primeira de novo....

Iara Alencar disse...

Agora serei a segundona
segunda segunda segunda

Iara Alencar disse...

E agora eu digo que nao me lembro desse camarada..

Po, mas voce so encontra jogador do fundo do bau..

Anônimo disse...

Chico meu futebol era mais ou menos parecido, mas um contusão no joelhou abreviou minha passagem pelos gramados, pra sorte dos torcedores e fãs do futebol.

AMBROSIO

Chico da Kombi disse...

Parabéns pela pole, Iara.
\\
\\
Uh... Uh... era maneiro!
Mestre Ambrósio era artilheiro!!!
\\
\\

Anônimo disse...

Boa noite

Veja a estreia de Paulinho Velantim pelo Bota:

BOTAFOGO 6 x 2 SOCIAL (MG)
Data – 05 / 08 / 1956
Local – José Maia, Oliveira
Árbitro – Reinaldo Serra
Competição – Amistoso
Botafogo – Amaury, Thomé e Rubens Bimba (Nílson Santos); Orlando Maia, Bob (Pampolini) e Bauer; Garrincha, João Carlos (Mário), Paulinho Valentim, Alarcón e Rodrigues (Hélio). Técnico: Zezé Moreira.
Social – Bibi, Donino e Donaldo; Adão, João Paulo e Guido; Pepita, Lézio, Hélio, Mauro e Panaca. Técnico: ?
Gols – Paulinho Valentim, Garrincha, Alarcón, Pampolini, Rodrigues e Mário p/o Botafogo; Hélio (2) p/o Social
Obs: 1. Inauguração do estádio; 2. Estreia de Paulo Valentim (Paulinho), ex-Atlético (MG).

Saudações Botafoguenses.

Anônimo disse...

Digo Valentim (Valentin)