19 fevereiro 2007

Frank Rijkaard

Ele tem Edmundo no nome: Franklin Edmundo Rijkaard. Mas, bem diferente do xará brasileiro, Frank Rijkaard marcou época sem confusões. Craque em qualquer posição do campo, foi o companheiro perfeito para a dupla Gullit/Van Basten, tanto no Milan quanto na Seleção da Holanda.
Rijkaard estreou discretamente no Ajax, disputando uma partida no Campeonato Holandês de 1980, subindo para o time principal quase ao mesmo tempo que outro nome que viria a ser mito no Ajax, Marco Van Basten. Três títulos holandeses depois, Rijkaard passou um ano no Zaragoza, da Espanha, antes de se juntar a Gullit e Van Basten no Milan. Foi a melhor fase da história do clube e da carreira de Rijkaard. Além de ganhar dois títulos europeus de clubes, ele conquistou com a Holanda a Eurocopa, em 1988.
Depois de cinco temporadas no Milan, ele retornou ao Ajax, agora como um veterano num time de garotos. Mostrando que não havia perdido nada de seu talento, Rijkaard deu ao Ajax o toque de experiência que faltava, comandando novas feras, como Seedorf, Davids e Kluivert. Com uma campanha brilhante, os holandeses chegaram à decisão da Copa dos Campeões da Europa, justamente contra o Milan, ex-clube de Rijkaard. No confronto entre os jovens do Ajax e os veteranos milanistas, prevaleceu a juventude, graças a um gol de Kluivert no final. Rijkaard era campeão europeu pela terceira vez. E decidiu parar de jogar.
Em agosto de 1998, foi indicado técnico da Seleção Holandesa. Primeiro técnico negro numa Seleção às vezes dividida por problemas de racismo, Rijkaard mostrou pulso firme ao promover outro jogador negro, Davids, ao posto de capitão. Não se ouviu mais falar em crise entre brancos e negros na Laranja. Em 2000/2001 treinou o holandês Sparta Rotterdam e desde 2003 Frank Rijkaard treina o Barcelona da Espanha.



178
178
17812
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
Nome: Franklin Edmundo Rijkaard
Nascimento: Amsterdã, Holanda, 30/09/1962
Clubes: Ajax-HOL (1980 a 1987), Zaragoza-ESP (1987 a 1988), Milan-ITA (1988 a 1993) e Ajax-HOL (1993 a 1995)
Seleção da Holanda: 73 jogos; 10 gols.
178
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
12
1212
12
_______Mãe é mãe
12
Dez horas da manhã, toca o telefone. Aquela sorridente senhora atende e ouve do outro lado da linha:
- Mamãe?
- Que foi, minha filha?
- Mamãe, aconteceu algo terrível... Minha casa está uma bagunça, tenho que ir buscar as crianças na escola, fazer o almoço, preciso levar o Pedrinho na natação, estou com 38 graus de febre e o Otávio acabou de me ligar dizendo que vai trazer três amigos para o jantar. Mamãe, você precisa me ajudar, por favor!
- Fica calma, minha filha! Eu vou já pra aí. No caminho pego as crianças na escola, faço o almoço, depois levo o Pedrinho na natação, dou uma ajeitada na casa e, em seguida, preparo uma lazanha para o jantar. Enquanto isso, você toma um comprimido e vai para a cama, descansar.
- Oh! Mamãe! Você é a melhor mãe do mundo, sabia? Te amo, querida!
- Obrigada, minha linda! Também te amo! Daqui a pouco estarei aí!
- Tá certo, e não se esquece de mandar um beijo para o papai!
- Papai? Mas filha, o seu pai morreu quando você era ainda uma garotinha!
- Pera um pouco! Aí não é do 7633-0856?
- Nããão. Aqui é do 7633-0865!
- Então, quer dizer que a senhora não vem?
12
12
12
Chico da Kombi

4 comentários:

Emerson disse...

Esse é O treinador na minha opinião.
Gosto muito dele, poderia ser o técnico do Brasil.
Que tal?

Kaká e Ronaldinho nas mãos dele?

Anônimo disse...

Chico,meu querido...
EU QUERO A MINHA MÃE!!!!!
Beijo,
Beatriz

Anônimo disse...

Chique, sabia que o rijkaard, no verão de 88, tinha assinado pelo sporting, mas nunca lá jogou? O passe dele foi vendido ao milan ainda antes da época começar.
É um bom treinador, mas gosto mesmo é da personalidade dele: é um senhor a falar e a actuar.

abraces, nobre baiane!

Chico da Kombi disse...

'brigado pela visita à kombi, nobre sampaulino.[]
.
beijo, queridíssima guerreira Bea.
.
Caro Pedro Costa, o Rijkaard jogava muuuuito e é um treinador "sóbrio", que não inventa. Abraces, garoto.