07 março 2007

Boca Juniors

O Club Atlético Boca Juniors, "El Rey de Copas", é o clube mais popular do futebol argentino e foi fundado em 1905, por um grupo de italianos do bairro de La Boca, na cidade de Buenos Aires. O time recebeu o nome do bairro, mais o sufixo “juniors”, para dar um toque britânico e tirar um pouco a estigma de ser o clube do bairro que era, e continua sendo, o mais pobre e latino da “européia” Buenos Aires. O clube é o segundo maior campeão da Taça Libertadores da América, com cinco títulos ao lado do Peñarol do Uruguai. Seus torcedores são conhecidos como "xeneizes" (Genoveses, no dialeto de imigrantes italianos que fundaram o bairro de La Boca) ou "Bosteros" (Os Bosteiros). Esta alcunha nada pomposa originou-se do fato de que o terreno onde localiza-se La Bombonera foi, em tempos idos, uma fábrica de tijolos, que usava excremento animal como matéria-prima. Isso deixava um mau cheiro na vizinhança, e os rivais passaram a chamar os torcedores do Boca de "bosteros", e eles não mais se importam de ser chamados assim. O uniforme azul e ouro foi uma homenagem à bandeira do primeiro navio que atracou no cais da cidade na manhã seguinte a fundação do clube, no caso, uma bandeira da Suécia.
\o/
Considerado pelo jornal britânico The Observer como o maior espetáculo futebolístico do planeta, o jogo entre Boca Juniors e River Plate nunca gira em torno de si mesmo. Sempre que a Asociación del Fútbol Argentino (AFA) divulga a tabela de jogos antes de cada campeonato, todos querem saber em que dias jogarão Boca e River. A rivalidade é tanta que o confronto foi denominado de "Super-clássico". O ambiente de provocações entre seus torcedores e até mesmo entre jogadores, os palpites de jornalistas e a cobertura midiática do evento não ficam nada a dever a um grande clássico do futebol europeu. Pode-se dizer que boa parte dos 35 milhões de argentinos acompanha o jogo, por rádio ou TV, e jornalistas de todo o mundo anseiam pelas credenciais cedidas pelos clubes. E os ingressos esgotam-se muitos dias antes do embate.
\o/
O Boca Juniors é o maior vencedor de títulos internacionais no mundo inteiro, com dezesseis títulos oficiais. Supera por uma conquista o Independiente(ARG), o Milan(ITA) e o Real Madrid(ESP), que têm quinze títulos internacionias.
Os títulos internacionais do Boca:
1977Taça Libertadores
1977Mundial Interclubes
1978Taça Libertadores
1989 – Super Copa
1990Recopa Sul-Americana
1992Supercopa Masters
1993 – Copa Ouro
2000Taça Libertadores
2000Mundial Interclubes
2001Taça Libertadores
2003Taça Libertadores
2003Mundial Interclubes
2004Copa Sul-Americana
2005Copa Sul-Americana
2005Recopa Sul-Americana
2006Recopa Sul-Americana
_________________Novembro/2005: Maradona com a camisa do Boca.
1
\o/
\o/
178
Xixi na Praça
O garotinho estava fazendo xixi na praça, quando o guarda, bem humorado, falou:
- Não faz xixi aí não, menino, senão corto fora seu pipiu.
O menino saiu correndo e, quando chegou do outro lado da praça, deu de cara com uma menininha da sua idade, também fazendo xixi. Ele olhou pra menininha e exclamou assustado:
- Minha nossa! Esse guarda não brinca em serviço!
178
\o/
\o/
178
Acidente na Floresta
Um avião caiu na floresta e restaram apenas três sobreviventes. Um indiano, um judeu e um argentino. Caminhando entre as árvores da grande floresta, eles encontraram uma pequena casa e pediram para passar a noite. O dono da casa disse:

- Minha casa é muito pequena, posso acomodar somente duas pessoas, um terá que dormir no curral. O indiano respondeu:
- Eu dormirei no curral, sou indiano e hinduísta, necessito praticar o bem.

Após uns vinte minutos alguém bate na porta da casa. Era o indiano, que disse:
- Não posso ficar no curral, lá tem uma vaca, que é um animal sagrado, e eu não posso dormir junto a um animal sagrado.
Então o judeu respondeu:
- Eu dormirei no curral, somos um povo humilde e sem preconceitos.
Após uns trinta minutos alguém bate na porta da casa. Era o judeu, que disse:
- Não posso ficar no curral, lá tem um porco, que é um animal impuro, eu não posso dormir junto a um animal que não seja puro.
Então, o argentino, "muy putón de la vida", aceitou dormir no curral e depois de uns quinze minutos, alguém bate na porta da casa.
Eram o porco, e a vaca.
178
\o/
\o/
178
178

3 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Boca... quando os times brasileiros lhe miram, sempre amarelam

Arthur Virgílio disse...

Boca... quando os times brasileiros lhe miram, sempre amarelam

Chico da Kombi disse...

Mestre Ambrósio,
O Madura amarelou e caiu de quatro!
Literalmente amarelou!
:(
.
Caro Arthur,
O Boca também tem medo dos times brasileiros quando joga aqui.
Eles são valentes dentro da Bonbonera.
.
Abraços.